domingo, 24 de janeiro de 2010

China Imparável Acelera O Seu Crescimento


A previsão do crescimento da China para 2009 era de uns 7% e apesar de continuar a ser um grande crescimento era um grande abrandamento face a anos anteriores. Mas os últimos dados mostram que a China afinal cresceu mais do que o previsto e que toda esta tempestade económica mal abalou os alicerces da China.

ADB projects China growth at 7% in 2009

"China's economic growth will slow to 7 percent in 2009 and will recover to 8 percent next year, the Asian Development Bank (ADB) said in its annual Asian Development Outlook released on Tuesday..."

Crescimento da China acelera para o ritmo mais rápido desde 2007

"A China cresceu 10,7% no quarto trimestre de 2009, superando as estimativas dos economistas. Este ritmo de crescimento é o mais rápido desde 2007, o que aumenta a expectativa em relação à retirada dos estímulos económicos..."

A China atinge assim um crescimento de 8,7% para 2009, superando todas as previsões incluindo as da própria China que tinha como meta 8%.
Daqui podemos concluir que a China está em aceleração e que isso significa MAIS consumo de energia. Enquanto o resto do mundo abranda o seu consumo energético a China ganha cada vez mais contratos de petróleo o que significa menos energia disponível no mercado para os outros grandes consumidores, como os EUA, Japão e a UE.

"A China importou mais de metade do petróleo que consumiu em 2009, atingindo pela primeira vez um nível de dependência externa considerado "preocupante", anunciou hoje a imprensa oficial.
Em 2009, a China importou 204 milhões de toneladas de petróleo, o que corresponde a 52 por cento do seu consumo e a uma subida de 3 pontos percentuais em relação a 2008, indicou o jornal China Daily. ..."
Como se pode constatar, apesar do abrandamento económico mundial, a China continuou a aumentar o seu consumo energético e isto só pode significar problemas de fornecimento assim que as restantes economias começarem a recuperar. Ainda não temos alternativas sérias para substituir o petróleo e gas e com o consumo a subir e com muitos projectos de abertura de novos poços adiados devido á queda dos preços, vamos ter problemas muito rápidamente.
Entretanto a China está a ter ganhos consideráveis na corrida ao acesso da energia. A Angola tornou-se em 2009 o 2º maior fornecedor de petróleo, o que mostra o grande investimento chinês no Continente Africano e foi aberto uma nova rota que liga o Turquemenistão à China.

O Turquemenistão extrai anualmente cerca de 80 000 milhões de metros cúbicos de gás. A fim de reduzir a dependência em relação aos gasodutos russos, os turcomenos construíram gasodutos para a China e o Irão.
No mês de Dezembro foi inaugurado um pipeline que liga o Turquemenistão à China, através dos territórios do Uzbequistão e Cazaquistão, através do qual serão transportados, anualmente, 40 mil milhões de metros cúbicos de gás.
No início de Janeiro, começou a funcionar um gasoduto que liga o Turquemenistão ao Irão
...

Podemos tirar daqui algumas importantes conclusões:

O energia desta parte do globo está a virar para o Oriente, apesar de países Ocidentais estarem na àrea. A Energia começa a fluir cada vez em maiores quantidades para a China, o que não deixa disponível para o mercado Americano/Europeu. O Nabucco um dos mais importantes pipelines planeados que faz o bypass à Rússia, fica deste modo com a sua vida ainda mais dificultada, pois entre a China, Irão e Rússia, o Turquemenistão que é um dos principais fornecedores do Nabucco não tem produção para alimentar este pipeline.

Ganha a China porque recebe fornecimento, ganha a Rússia e Irão que aumentam o seu poder de influência.

Perde o Ocidente que cada vez vê mais energia a fluir para a China, ao mesmo tempo que as reservas de países ocidentais diminuem a uma velocidade estonteante, mesmo superior ao previsto.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Guerra No Espaço: A China Prepara-se

Parada em 2009


Infelizmente vou assistindo ao desenvolvimento da militarização do espaço, que é um dos grandes passos para um possível confronto de gigantes.

Como já tenho vindo a dizer a procura crescente de energia vai dar origem a um embate entre os dois maiores consumidores à face da terra. Os EUA e China (especialmente a China) estão cada vez mais a consumir energia e será uma questão de tempo em que ambos terão que lutar pelo mesmo petróleo.


"China revela ter testado com sucesso nova tecnologia antimíssil

As autoridades chinesas anunciaram esta manhã ter sido feito um teste com sucesso de uma nova tecnologia de armamento destinado a destruir mísseis ainda em rota aérea, de acordo com a agência estatal local Xinhua...
"

link
http://www.publico.clix.pt/Mundo/china-revela-ter-testado-com-sucesso-nova-tecnologia-antimissil_1417376



Parada em 2009


Para ser mais preciso este teste foi feito no espaço, o que mostra a aposta da China em ter capacidade de atacar qualquer satélite que passe pelo seu território.

Este teste é mais uma constatação de que a China se prepara para defender os seus interesses seja em que local fôr.