terça-feira, 6 de setembro de 2011

Nord Stream Pipeline: O Dia Chegou


Nord Stream Pipeline




Hoje o pipeline começa a ser abastecido com gás russo. Para a Europa é uma boa notícia, existe mais diversificação de linhas de abastecimento, para a Rússia é importante a vários níveis, pois diminui a importância dos países trânsito, como a Ucrânia e a Bielorússia, aumenta a capacidade de fornecer gás à Europa, aumenta a influência política sobre a Europa, especialmente países com ligações militares à NATO e bastante hostis para com a Rússia.

Para os países Bálticos, Polónia e Rep. Checa, o activar deste pipeline permite à Rússia fazer o bypass dos mesmos e alimentar na mesma a Alemanha, situação que não era possível até agora. Mas a pior situação é mesmo para a Ucrânia. Sendo o principal país de trânsito de gás russo, o país vai agravar ainda mais a sua situação económica.



Vladimir Putin e Gerhard Schroeder os criadores do Nord Stream



A Ucrânia neste momento, apesar do desconto já paga mais de 300 dólares e este é um valor incomportável para o país. Sendo que por aqui passa 80% do gás russo, será este o país que irá ver diminuido a sua componente de trânsito, o que irá implicar também perdas de receita que são cobradas pela passagem do gás em direçcão à Europa.

A Ucrânia está neste momento a colher as tempestades que semeou com a anterior administração. O facto do presidente anterior ter entrado em rota de colisão com a Rússia, a tentativa de levar a NATO para o país e a situação do corte do gás russo, ditaram o futuro do país.

Neste momento não vejo alternativas para a Ucrânia senão ceder aos desejos russos, o que irá obrigar a perder muito do seu património e vão ficar dependentes destes por muitos anos. Este é o preço a pagar e ao mesmo tempo é um aviso à navegação aos outros países a que está a ser feito o bypass, países que coloquem em causa a segurança da Rússia (como a questão sistema anti-míssil) vão ter penalizações de energia. Podem a Polónia e a Rep. Checa arriscar viver sem o gás russo?