sábado, 18 de abril de 2015

Europa Enterra Mais Dinheiro Na Ucrânia



European Parliament approves €1.8 billion EU loan to Ukraine
 
EU plans to lend Ukraine €1.8 billion to help plug its short-term balance of payments gap were approved by MEPs on Wednesday. The EU will borrow the money externally and lend it on to Ukraine with the same interest rate. The disbursement will be tied to Ukraine pledging structural reforms to tackle problems that contributed to the current crisis.
 
 
Enquanto se assiste à novela que a imprensa dedica ao que será de ter que dar mais ajudas a um país DENTRO da União Europeia, estando a Grécia a debater-se para sair dos seus problemas, temos uma vez mais, dinheiro europeu para dar suporte a um país que´está nas condições em que está, pela actuação da UE, que nunca deveria ter quebrado o delicado equilibrio existente no país.
 
O dinheiro necessário para dar suporte ao maior país da Europa, será de envergadura. E enquanto nós pagamos aqui pelas nossas facturas do gás, electricidade, etc, - porque temos pagar as nossas contas -, teremos também que contribuir por muitos anos, pelas facturas dos ucranianos.
 
Esta factura que todos os europeus terão que pagar, e que não me lembro de me terem questionado se quero pagar contas de outros, terá que ainda aumentar ainda mais, quando a Rússia deixar de usar a Ucrânia como país de trânsito da energia para a Europa.
Quando chegar a essa altura, e será dentro de poucos anos, vamos pagar pela manutenção da gigantesca rede de pipelines que o país tem, pois a Ucrânia, já não possui dinheiro para manter a estrutura e deixará de receber dinheiro pela passagem da energia para a Europa.
 
Enquanto se debate se damos mais dinheiro a um membro da União Europeia, toda a gente olha para o lado, sempre que se assina mais um cheque para a Ucrânia.
 
É bom ver a solidariedade europeia em acção. Se calhar teremos que tirar a Grécia, esse sorvedouro de dinheiro, da União Europeia, e convidarmos a Ucrânia.
 
A Ucrânia parece que sai mais barato e ninguém se choca com os rios de dinheiro que para lá vão.
 
A Ucrânia está falida, em guerra civil, perdeu partes de território, um dos países mais corruptos do mundo e tem perto de 50 milhões de bocas para alimentar.
 
Mas que importa isso? Estamos a lixar a Rússia, e parece que só pelo o gozo, há alguém na Europa que não se importa de passar cheques atrás de cheques.
 
Para um projecto como a União Europeia, onde se aspira a valores mais altos e democráticos, estamos parece-me a desviar um "pouco" do caminho.
 
Ninguém nos perguntou quantos cheques queremos passar à Ucrânia e se queremos passar.
 
Mas a UE anda um pouco dura de ouvidos.
 
Nem consegue ouvir os gritos dos que se afogam no Mediterrâneo. Parece que não há dinheiro para esses.
 
Só havia dinheiro para os libertar de um ditador.
 
Agora, a UE deu-lhes a liberdade de escolher, morrerem na sua terra, mergulhada em guerra civil, morrerem no meio de mar.
 
Liberdade de escolha.
 
By UE.
 

3 comentários:

  1. É mais vantajoso para a UE ajudar a Ucrânia : terras férteis, riquezas minerais, mão de obra barata e, principalmente, a entrada na OTAN.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dada a situação em que ficou a Ucrânia, a entrada na NATO está afastada.

      Eliminar
  2. E o pior é que os gregos (aliados de longa data) estão à beira de um default. Pra eles, a UE não quer mais dar $ - mesmo com risco de contágio em toda eurozona -; já para a Ucrânia, que nem membro é (e não vai ser tão cedo) ....
    Ainda vejo alguns alemães tratarem os gregos com a maior arrogância e senso de superioridade.. é triste.. os germânicos são os q mais se beneficiam da UE e ainda criticam os outros.
    Agora a UE acha q vai conseguir gás do Irã, mas se esquece que colocaram sanções asfixiantes nos persas, sanções voluntárias, fora da ONU. A essa altura, os iranianos já os consideram tão "Satã" como os americanos... Ou seja, a UE perdeu dois dos maiores parceiros energéticos do mundo - Rússia e Irã - para a China, e isso pra "sempre". O Irã vai entrar para a SCO, e vão levar gás para o Paquistão (financiado pela China) e de lá para a própria China.
    Como nenhuma estratégia deu certo, a UE partiu pro uso da força e quer aplicar multas na Gazprom... bateu o desespero.

    ResponderEliminar