Centenas de anos depois, com o planeta já bem conhecido, alguém consegue consegue criar uma nova rota marítima com destino á Índia.
Esta nova rota foge do controlo americano, pois tanto o canal do Panamá como o do Suez têm a mão pesada da marinha americana. Mas esta rota está sob o domínio russo e liga a Europa á Ásia com grande impacto geopolítico e que terei que explorar mais profundamente num futuro post.
Embora a imagem mostre como destino a China, isto só reforça a gravidade da situação se pensarmos em termos de abastecimento energéticos. A Europa encostada á Rússia, com acesso mesmo ali ao lado á sua energia e do outro lado, uma China e India ávidas por mais e mais energia.
Um mercado de 400 milhões (UE) vs 1.4 mil milhões (China) + 1.4 mil milhões (India).
Só, repito, só o crescimento da população da Índia nas duas últimas décadas, foi superior ao total da população dos EUA.
Porque é que a Rússia vai oferecer a sua energia a um continente hostil e com um organismo militar (NATO) que é o principal inimigo, quando tem mercado ávidos e agradecidos por poderem receber energia e se possível a preços mais interessantes?
Nem estou adicionar na equação o Japão e a Coreia do Sul, ambos importantes clientes, o Japão com uma necessidade urgente devido aos problemas com a energia nuclear e a Coreia do Sul que aposta na Rússia em vários sectores.
Portanto, enquanto a Europa vê os preços da energia a explodir, porque explodiram com os contratos que tinham com a Rússia e agora têm que lutar pelo seu quinhão de gás, a Rússia trata dos seus outros clientes com as novas soluções que arranjou, mostrando que a Rússia acabou com a sua dependência da Europa como cliente.
India receives first direct shipment of Russian LNG under long term contract
India received its first direct shipment of Liquefied Natural Gas (LNG) from Russia's Yamal LNG project over the last weekend.
The shipment was supplied by Russian gas company Gazprom under its long-term (20 year) LNG contract with GAIL NSE -1.00 % (India) Ltd, it was been learnt.The shipment travelled through the Northern Sea Route, Pacific Ocean and Indian Ocean to GAIL's Dabhol terminal...
Um contrato por 20 anos. Na Europa? o que fizeram aos contratos da Europa? exactamente o contrário. acabar é a palavra de ordem, tal como o regozijo de muitos pela Polónia estar a acabar com o seu contrato. Neste momento o sorriso já será bem amarelo, ao fazerem bem as contas onde se vão enfiar.
Facing Shortage of Natural Gas China Receives Emergency Shipment of LNG from Russian Arctic
As natural gas prices in Asia as well as Europe have reached record highs, China continues to face domestic energy shortages especially in the mid-and downstream sectors for power generation and industrial use. The country now turned to the Arctic for additional supply receiving around 70,000 tons of liquefied natural gas (LNG) produced at Novatek’s Yamal LNG plant.
The cargo was delivered via Russia’s Northern Sea Route aboard a specialized ice-capable LNG carrier, the Vladimir Voronin.
...China and Russia have cooperated in Arctic energy development, especially natural gas at Novatek’s Yamal LNG facility - the region’s first LNG plant - for the past decade. China banks on the growing availability of the Northern Sea Route to serve as an import route for Russian natural gas over the next 30-50 years...
Afinal, até há gás a ser entregue em sistema de emergência. Só que está a ir para outros clientes, neste caso a China.
Os chineses estão a investir somas megalómanas para obter energia russa. Ou seja, países como a China, India, Japão e Coreia do Sul (eu estou apenas a mencionar estes, porque são os 4 maiores importadores de gás do mundo) têm estado a observar o tratamento dado pelos europeus á Rússia e aproveitado a oportunidade para desviar a sua energia para eles. E com bastante sucesso. Com a preciosa ajuda dos europeus.
No caso da Coreia do Sul, o investimento tem sido muito sério. Os sul coreanos, apesar da pressão dos americanos, têm colocado os interesses nacionais á frente. E para garantir acesso a tanta energia, ofereceram tecnologia para construir as novas embarcações de transporte de gás líquido (ver post A Nova Frota Russa).
Agora, as novas embarcações também já são construídas também na Rússia...
Keel Laid for First Russian-built Arc7 LNG Carrier
Russian shipbuilder Zvezda Shipbuilding Complex on Tuesday held a keel laying ceremony for a new Arctic liquefied natural gas (LNG) carrier ordered by compatriot shipowner PAO Sovcomflot (SCF Group).
The newbuild is the lead vessel in a series of 15 carriers ordered from Zvezda for servicing the Arctic LNG 2 project. She is the first-ever vessel of such dimensions, cargo capacity and icebreaking capabilities to be constructed at a Russian shipyard...
Os sul coreanos têm criado algumas ligações interessantes com a Rússia, como por exemplo a compra de helicopteros Kamov semelhantes aos que temos cá e têm várias dezenas deles. Parece não terem problemas em operar com eles. É um "mistério", como eles funcionam tão problemáticamente por cá...
Ou a vacina sputnik. Os sul coreanos preparam-se para serem dos maiores fornecedores desta vacina. Têm contrato de produção de centenas de milhões de vacinas, destinadas a exportação.
Enquanto a Europa ergue barreiras físicas e políticas para afastar a Rússia, esta desbrava novos caminhos em direcção á Ásia.
A Europa esqueceu-se da importância da energia e que ninguém faz nada sem ela.
A Europa maravilhou-se com o gás americano para agora descobrir que não anda por estas paragens, porque a Ásia simplesmente paga mais.
Em breve, nós os europeus, vamos ter a consciência do que é necessário para que uma luz se acenda lá por casa. A começar pela carteira.
Sem comentários:
Enviar um comentário