Agora foram colocadas também armas hipersónicas na Síria. Migs-31 e Bombardeiros estratégicos supersónicos estão colocados em bases Sírias, para lá chegar, atravessam espaço aéreo iraniano e iraquiano. Diz muito das relações destes com a Rússia.
A Rússia tem neste momento um arsenal de opções para combater as frotas americanas no Mediterrâneo e para qualquer coisa que tentem vir pelo Canal do Suez.
Curiosamente todas estas movimentações estão a ser pagas pelo facto da Rússia estar a vender menos gás. A Rússia está a colocar uma pressão formidável à economia europeia que vai assistir a uma escalada contínua de preços. E com o drenar constante das suas reservas energéticas.
O pipeline que atravessa a Polónia, caminha para 2 meses e meio sem passar uma única gota. Mais tarde ou mais cedo, a Europa vai ter que comprar gás. E muito.
Agora a que preço... depende a quem comprar.
Com a Rússia será mais barato, mas..., vamos pagar caro pelas opções que temos tomado ao longo destas anos.
Seja de uma forma ou de outra, a Rússia vai encaixar enormes valores, vendendo ou não gás para a Europa.
Gazprom’s Gas Exports Slump By 41% In January
Gazprom’s natural gas exports to countries outside the former Soviet Union plunged by 41.3 percent year over year in January 2022, the Russian gas giant said on Tuesday...
...working gas inventories in Europe’s underground gas storage facilities were lagging behind last year’s level by 27.2 percent as of January 30. As much as 81 percent of the gas injected during the summer period is already withdrawn from the facilities...
Apesar de estar a exportar menos quantidade, está a vender por valores muito, mas muito mais altos.
Esta situação é um problema para a Europa, para a Ucrânia e para os EUA, as populações vão começar a assistir a uma escalada de preços galopante, afectando tudo. Afinal a energia é a base de qualquer coisa que se faça. Quando se começar a sentir a sério na carteira, vamos descobrir como queremos tratar a Rússia.
A normalização económica da Europa requer participação da Rússia. E a Rússia quer as suas exigências satisfeitas.
Nada disto é favorável para a posição americana.
A pressão russa é mais que militar.
É económica.
Slava Ukraini!
ResponderEliminarhttps://toranja-mecanica.blogspot.com/2022/03/slava-ukraini.html