quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

As 2 Faces Da Mesma Moeda




Vi há poucos dias na Euronews, uma pequena reportagem sobre Mariupol e sobre a sua destruição. Usaram para a reportagem imagens mais recentes sobre como ficou a cidade.

E uma vez mais, mostraram como nós europeus estamos a ser enganados. Pela nossa própria imprensa. A qual segue os interesses não sei bem de quem...

Deixo aqui uma imagem que representa bem o que a reportagem quis passar. A cidade está completamente destruída de acordo com as mais recentes (de Novembro) imagens de satélite.

Estranhamente, parece que nessas imagens de satélite não estão visíveis as reparações e as novas construções. 

A nossa imprensa constroi uma narrativa muito peculiar para quem quer estar informado e não tem tempo de vasculhar por si. Um bom trabalho de facto.


[Link]

Eu fui á procura de mais actualizações sobre as novas construções de Mariupol. E apercebi-me que o que estão a construir até é maior do que pensava. Estas imagens tiradas por drone dá para ter uma ideia da extensão.


Nesta imagem dá para ver lá ao fundo o que parece um edifício reparado. Todos os outros à volta estão escurecidos.


Aqueles prédios lá ao fundo, nunca me tinha apercebido da existência deles, e mais para trás vê-se guindastes.


Esta zona nova, aparenta estar a ser preparado para crescer mais, muito mais.


E... Mariupol tem energia. Ao contrário pelos vistos da maioria das cidades ucranianas.



De facto há muita coisa destruida em Mariupol. Mas também está a ser alvo de um construção/reparação brutal. Estas construções começaram há poucos meses.

A Rússia não está a canalizar toda a sua energia para a guerra. Há muito, mas muito mais que eles estão a fazer. E não nos é dito. É impossível imagens recentes de satélite não identificarem estas áreas.

É isto a nossa liberdade de informação. Somos o público mais bem informado do planeta.

E só nos mostram uma face da moeda.




Entretanto deixo um video sobre a ponte da Crimeia. Em 2 meses a Rússia reparou a ponte. E ainda se vê Putin, que como toda a gente sabe, sofre de vários cancros, alzheimer e cai constantemente das escadas, a conduzir e a falar ao mesmo tempo.

Para um homem que está concerteza prestes a entrar nos cuidados paliativos, a coisa é um feito.



P.S Fui surpreendido. Afinal Macron foi falar algo muito mais importante com Biden. Parece que já devem existir muitas luzes de alarme a disparar na nossa Europa.

Ocidente deve dar garantias de segurança à Rússia, defende Macron

Presidente francês dá a entender que o Ocidente deve começar a pensar em como responder à necessidade da Rússia em ter garantias de segurança...

[Link]

E na mesma altura temos Scholz a telefonar a Putin. Com a duração de 1 hora. Tiveram tempo para falar de algumas coisas.

Passa-se algo nos bastidores. E na Alemanha, parece que anda a passar-se muita coisa pelos bastidores.

Estamos a poucos dias do aniversário do ultimato russo.

Sem comentários:

Enviar um comentário