Vi há poucos dias na Euronews, uma pequena reportagem sobre Mariupol e sobre a sua destruição. Usaram para a reportagem imagens mais recentes sobre como ficou a cidade.
E uma vez mais, mostraram como nós europeus estamos a ser enganados. Pela nossa própria imprensa. A qual segue os interesses não sei bem de quem...
Deixo aqui uma imagem que representa bem o que a reportagem quis passar. A cidade está completamente destruída de acordo com as mais recentes (de Novembro) imagens de satélite.
Estranhamente, parece que nessas imagens de satélite não estão visíveis as reparações e as novas construções.
A nossa imprensa constroi uma narrativa muito peculiar para quem quer estar informado e não tem tempo de vasculhar por si. Um bom trabalho de facto.
[Link]
Eu fui á procura de mais actualizações sobre as novas construções de Mariupol. E apercebi-me que o que estão a construir até é maior do que pensava. Estas imagens tiradas por drone dá para ter uma ideia da extensão.
Para um homem que está concerteza prestes a entrar nos cuidados paliativos, a coisa é um feito.
P.S Fui surpreendido. Afinal Macron foi falar algo muito mais importante com Biden. Parece que já devem existir muitas luzes de alarme a disparar na nossa Europa.
Ocidente deve dar garantias de segurança à Rússia, defende Macron
Presidente francês dá a entender que o Ocidente deve começar a pensar em como responder à necessidade da Rússia em ter garantias de segurança...
E na mesma altura temos Scholz a telefonar a Putin. Com a duração de 1 hora. Tiveram tempo para falar de algumas coisas.
Passa-se algo nos bastidores. E na Alemanha, parece que anda a passar-se muita coisa pelos bastidores.
Estamos a poucos dias do aniversário do ultimato russo.
Sem comentários:
Enviar um comentário