domingo, 28 de maio de 2023

Guerra Global: O Ataque À Turquia

 


O ataque ao navio por 3 drones aquáticos, é, a meu ver, muito mais do que parece. A narrativa centra-se num ataque com "sucesso" ucraniano. Mesmo a questão do sucesso levanta muitas interrogações.

O navio em questão tem características muito específicas, é recente, e só há dois na marinha russa. Não é um navio para combate (pelo menos não na forma que imaginamos), não possui nenhum tipo de armamento que permita combater nem foi desenhado para isso.



Yuri Ivanov (Project 18280) Class Intelligence-Gathering Vessels
 
Yuri Ivanov-class (Project 18280) is a fleet of two intelligence-gathering vessels built to meet specific mission needs of the Russian Navy.

Yuri Ivanov-class (Project 18280) is a fleet of two intelligence-gathering vessels built to meet the specific mission needs of the Russian Navy. The vessels are designed by OJSC Central Design Bureau Iceberg and constructed by JSC Shipbuilding Plant Severnaya Verf.

Equipped with antennae and electronics, the vessels are intended to provide Russian Naval Forces with intelligence-gathering, surveillance, electronic warfare, command and control, communications, fleet management, and signals intelligence capabilities.

The vessels are also capable of performing air defence missile systems detection and tracking.

[Link]

Como se pode verificar é um navio muito, muito específico. Um de dois. Estando um adjudicado à frota do Mar do Norte e outro à frota do Mar Negro.

De acordo com o que foi noticiado o navio foi atacado algures entre as 40 e 80 milhas náuticas do Estreito de Bósforo, na zona económica exclusiva turca.



Se olharmos para este extrato de mapa, a Ucrânia new chega a aparecer, tal é a distância. No mapa seguinte penso que ficará mais claro a distância do ponto mais perto no território ucraniano até ao navio. Tudo isto são valores aproximados com grande probabilidade de erro, dado ser difícil encontrar a posição exacta do navio no momento do ataque. Mas mesmo assim parece-me difícil fugir à distância superior a 300 km. Um drone aquático manipulado em tempo real com vídeo a mais de 300 Km's de distância? A mim parece-me deveras suspeito.



Onde parece não haver dúvidas é que o navio estava a operar dentro da zona económica exclusiva turca, a vigiar um pipeline estratégico para a Turquia. E se o navio estava ali, era porque de certeza tinha a autorização da Turquia para fazer tal trabalho.

Depois do ataque aos Nord Stream, é mais que claro, que os restantes gasodutos têm que ser vigiados.

Agora, porque razão haveria a Ucrânia atacar um navio a uma distância destas, sabendo ainda por cima que estaria a atacar os interesses turcos, quando tem gasodutos e oleodutos russos em plena actividade espalhados por toda a Ucrânia??

Não faz sentido.

O que faz sentido é serem os mesmos actores que atacaram os Nord Stream. Quem o fez lixou principalmente a Alemanha e quem tentou fazer isto tentou lixar a Turquia. O que têm ambos em comum?

Demasiadas ligações estratégicas. No caso da Alemanha principalmente energéticos. Mas no caso da Turquia...

Quem construiu um gasoduto só para a Turquia (Blue Stream)? A Rússia.

Quem construiu um gasoduto para a Turquia abastecer a Europa (Turkish Stream)? A Rússia.

Quem está a construir uma central nuclear na Turquia? A Rússia.

Quem vendeu o sistema S-400 àTurquia?  A Rússia.

Com quem a Turquia está a negociar a questão síria? Com a Rússia.

Quem pode vender caças de 5ª geração à Turquia, já que os EUA se recusam a vender os F-35, por estes terem comprado os S-400 à Rússia? A Rússia.


Putin mostra a Erdogan o SU-57, caça de 5ª geração russo

Tradução (consta no youtube) 
Erdogan: “Este é o Su-57? Isso está voando?” 
Putin responde: “ Sim, vamos mostrar hoje “
Erdogan:“Então agora vamos comprar este?”
Putin: “você poderia comprar”
Erdogan: Risos

A meu ver, o ataque veio de um país mais perto e por consequência um membro da NATO, ao qual a Turquia (e a Alemanha) pertence.

Erdogan já anda lixado e há muito tempo com os EUA. Agora que foi reeleito para mais um mandato, parece-me que vai actuar.

Diria que alguém cometeu um erro catastrófico a nível estratégico. Da mesma maneira que a Europa empurrou a Rússia para os braços da China, alguém empurrou a Turquia para os braços da Rússia.

Vamos ter grandes mexidas nos próximos 1 a 2 anos entre estas duas potências.

E não vamos (ou alguém não vai) gostar.




P.S. O outro navio

O outro navio curiosamente estava no Mediterrâneo, esta era a posição a 5 de Maio. A Rússia tinha os seus dois navios a vigiar o acesso ao Mar Negro e tudo à sua volta. Não esquecer a missão destes navios, que referi lá mais acima:

the vessels are intended to provide Russian Naval Forces with intelligence-gathering, surveillance, electronic warfare, command and control, communications, fleet management, and signals intelligence capabilities.

The vessels are also capable of performing air defence missile systems detection and tracking.


E depois dizem-nos que a Rússia luta com pás...

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Guerras Energéticas: A Bomba Relógio Russa XI

 


Os dados do mês de Março, estão muito mais simpáticos. Parece-me haver um abrandamento significativo na inflação. No caso de Portugal, não se nota assim tanto mas em vários países há um aliviar da pressão.


Estamos apenas com um país acima dos 20% de inflação. A Hungria, que está a ser fortemente penalizada pela sua posição demasiado pró-russa dentro da UE.

Os ingleses, também podem respirar de alívio (apenas um pouco), baixando claramente dos 10%, ficando nos 8,7% em Abril.



No caso da Rússia, está num valor surpreendentemente. 


2.3%... uma coisa que tenho mesmo que acompanhar nos próximos meses.

Mesmo na questão das reservas de ouro, eles continuam a acumular e se não estou errado, para um novo máximo. Apesar dos gastos que estão a ter para o conflito em curso e o braço de ferro com o Ocidente.



A Rússia começa a aproximar-se da França, e poderá ultrapassar num espaço de 2 ou 3 anos.


(Dados de Junho de 2022)

A China também tem estado muito activa este ano no que toca a ouro.


É difícil não pensar que a China e Rússia andam a cozinhar algo com o ouro... e com toda a conversa dos BRICS, do banco, parece que algo está definitivamente a crescer e a formar. Tal como a visita hoje do primeiro ministro russo à China. Muito bem recebido...


Ou a visita do ministro da defesa chinês a Moscovo em Abril.


Sergei Shoigu e Li Shangfu

As coisas começam a ficar aos poucos cada vez mais sérias. Muito mais sérias. E quanto a inflações na Europa, vamos a ver o que a OPEC+ terá para nós.


Saudi oil minister warns market speculators to ‘watch out’ ahead of OPEC+ meeting

Saudi oil minister Prince Abdulaziz bin Salman on Tuesday told market speculators to “watch out,” reiterating his warning that they could face pain ahead.

“Speculators, like in any market, there are there to stay. I keep advising that they will be ouching. They did ouch in April. I don’t have to show my cards, I’m not [a] poker player (…) but I would just tell them, watch out,” he said at the Qatar Economic Forum.

OPEC+ is next set to convene at a ministerial level on June 4 to decide further production policy steps...

[Link]


Matérias para se ir acompanhando, pois vamos ter um 2023 quente. 

Muito quente.

domingo, 14 de maio de 2023

Em Lume Brando

 



É assim que estamos. A cozer em lume brando. 

Espreitemos a inflação. Ela está agora com tendência a estabilizar. O que é mau, pois está deveras alta e a ideia seria que ela fosse para os patamares desejáveis,  bem abaixo do que está hoje.

Olhemos para Espanha:

Taxa de inflação em Espanha nos 4,1% em abril

Inverte tendência de descida

Este aumento da taxa da inflação (subida dos preços comparando com o mesmo mês do ano anterior) em Espanha deve-se, principalmente, à subida dos carburantes que, em abril de 2022 tinham descido, e à eletricidade, que desceu menos do que no ano passado, revelou hoje o INE...

[Link]

Os sinais estão aí que a inflação está a resistir às descidas, o que significa que as taxas de juro vão ficando cada vez mais agressivas. E estamos realmente a assistir a isso.

Europa:

BCE continua a subir taxas de juros mas abranda ritmo

Confirma-se a decisão do Banco Central Europeu de abrandar o ritmo da 7.ª subida consecutiva das taxas de juro para 25 pontos base. Na última reunião, realizada em meados de março, recorde-se, houve um aumento de 50 pontos base.

... Christine Lagarde reiterou que o banco central ainda tem "caminho a percorrer" e que não está a fazer uma pausa, pelo que provavelmente continuará a aumentar as taxas de juro nos próximos meses, mas não disse até onde irá esse aumento...

[Link]


Londres:

Banco de Inglaterra sobe taxa de juro de 4,25% para 4,5%

O Banco de Inglaterra subiu esta quinta-feira a taxa diretora de 4,25% para 4,5%, o nível mais alto desde 2008, para controlar a inflação no Reino Unido, que ficou em 10,1% em março.

[Link]


EUA:

Fed volta a subir taxa em 25 pontos base. Juros dos EUA já estão acima de 5%

A Reserva Federal norte-americana anunciou a 10.º subida consecutiva da taxa de juro, colocando a Fed Funds no intervalo 5%-5,25%. É o valor mais elevado desde setembro de 2007.

...Powell deu também sinais de que a Fed prepara-se para fazer uma pausa no ciclo de subidas das taxas e afastou um cenário de recessão da economia dos EUA, apontando agora para um “crescimento modesto” da maior economia do mundo. “Em princípio, não teremos de aumentar tanto as taxas”, anunciou o presidente da Fed em conferência de imprensa...

[Link]

Borrell, já deverá estar quase em modo pânico, pois a Rússia tarda em perder, em colapsar de acordo com todas as previsões e mais algumas dos especialistas da nossa praça. E depois diz o que não deve.

Borrell diz que a Rússia já perdeu,

Borrell afirma que Moscovo “já perdeu a guerra”, mas admite que Kiev ainda não a ganhou

Alto Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, afirmou esta quinta-feira que a Rússia “já perdeu” a guerra contra a Ucrânia, embora reconheça que Kiev “ainda não ganhou”.

“É uma guerra sangrenta, mas a Rússia já perdeu esta guerra. A Ucrânia ainda não ganhou, mas a Rússia está claramente derrotada militarmente“, declarou Borrell durante a Cimeira Europeia de Defesa e Segurança, que decorre esta quinta-feira em Bruxelas...

[Link]

Mas depois diz-se que os 30 mil milhões (!!) em armamento para a contra-ofensiva não chegam.

Ukraine Needs More Than a $30 Billion Arsenal to Strike Back

Armed with well over $30 billion in weapons freshly supplied by its allies, Ukraine is gearing up for a counteroffensive that may push Russia closer to ending its war, or show neither side has enough firepower to seize the advantage.

Kyiv’s troops will leverage that hardware — shipments delivered since December that cost more than any NATO member except the US buys in a year

[Link]

E as nossas acções parecem realmente confirmar que de facto não chega:

US announces $1.2bn in additional military aid for Ukraine

The United States has announced a new $1.2bn military aid package for Ukraine that will include air defence systems, conventional artillery and counter-drone ammunition, satellite imagery services and funding for military training.

In the package announced on Tuesday, Ukraine will also receive technology to allow the integration of Western air defence launchers, missiles and radar with Ukraine’s native air defence systems.

[Link]

Alemanha enviará mais €2,7 bilhões em armas para Ucrânia

Segundo a revista alemã Der Spiegel, esse é o maior pacote de ajuda militar prometido pela Alemanha à Ucrânia até o momento. Ele inclui ainda 15 tanques antiaéreos Gepard, 200 drones de reconhecimento, munição antiaérea, munição de artilharia adicional e mais de 200 veículos blindados de combate e logística.

[Link]

Entretanto a Rússia, que de acordo com os "especialistas" está prestes a entrar em colapso total, lançou um novo navio hoje para o Mar Negro.



E qual o principal armamento para esta embarcação? Os misseis Kalibr.

 

Russia Navy's corvette Steregushchy to be armed with Kalibr missiles & Poliment-Redut air defense system

the Project 20380 corvette Steregushchy will be armed with Kalibr-NK missiles and Poliment-Redut air defense complex and will receive a new power plant during modernization at the Kronshtadt Shipyard...

[Link]

Ou seja, não páram de aumentar as plataformas que têm capacidade de lançar mísseis de cruzeiro, o que significa salvas de mísseis cada vez maiores.

Felizmente que toda a gente sabe que os mísseis acabaram há meses e estes navios só servem para paradas...

Ou seja, mês após mês, a sangria vai continuar onde já não se pode dizer que a Rússia está a desmilitarizar a Ucrânia.

Pela quantidade de armamento e dinheiro que está a ser enviado para a Ucrânia, pelo o aumento da inflação, pelo aumento das taxas de juro, posso dizer com alguma confiança que a desmilitarização está a entrar pela NATO adentro.

E os países europeus para evitar isto, além de ter que enterrar dinheiro na Ucrânia, terão que desviar ainda mais fundos para contruir novas armas. De onde é que se vai desviar o dinheiro? em breve o descobriremos.

E haverá concerteza muito mais que os Europeus vão descobrir.

Podemos despejar armas na Ucrânia, podemos despejar dinheiro na Ucrânia. Mas mais dia menos dia, a Ucrânia terá que ter homens para usar essas armas. Mas o capital humano está a ser delapidado neste momento.

Quando é que os dirigentes europeus vão anunciar à população, que além de dinheiro e armas, vai ter que se arranjar "voluntários"?

Vão ser os filhos de quem? vão ser os pais de quem, vão ser os maridos de quem?

Vamos começar pelos desempregados que vêm aí, pela falência das empresas que não vão aguentar a pressão económica exercida?

Ainda antes desses, mandem os políticos e especialistas que pululam nas nossas tv's.

Afinal lutar com subnutridos munidos com pás não deve ser complicado.