domingo, 28 de maio de 2023

Guerra Global: O Ataque À Turquia

 


O ataque ao navio por 3 drones aquáticos, é, a meu ver, muito mais do que parece. A narrativa centra-se num ataque com "sucesso" ucraniano. Mesmo a questão do sucesso levanta muitas interrogações.

O navio em questão tem características muito específicas, é recente, e só há dois na marinha russa. Não é um navio para combate (pelo menos não na forma que imaginamos), não possui nenhum tipo de armamento que permita combater nem foi desenhado para isso.



Yuri Ivanov (Project 18280) Class Intelligence-Gathering Vessels
 
Yuri Ivanov-class (Project 18280) is a fleet of two intelligence-gathering vessels built to meet specific mission needs of the Russian Navy.

Yuri Ivanov-class (Project 18280) is a fleet of two intelligence-gathering vessels built to meet the specific mission needs of the Russian Navy. The vessels are designed by OJSC Central Design Bureau Iceberg and constructed by JSC Shipbuilding Plant Severnaya Verf.

Equipped with antennae and electronics, the vessels are intended to provide Russian Naval Forces with intelligence-gathering, surveillance, electronic warfare, command and control, communications, fleet management, and signals intelligence capabilities.

The vessels are also capable of performing air defence missile systems detection and tracking.

[Link]

Como se pode verificar é um navio muito, muito específico. Um de dois. Estando um adjudicado à frota do Mar do Norte e outro à frota do Mar Negro.

De acordo com o que foi noticiado o navio foi atacado algures entre as 40 e 80 milhas náuticas do Estreito de Bósforo, na zona económica exclusiva turca.



Se olharmos para este extrato de mapa, a Ucrânia new chega a aparecer, tal é a distância. No mapa seguinte penso que ficará mais claro a distância do ponto mais perto no território ucraniano até ao navio. Tudo isto são valores aproximados com grande probabilidade de erro, dado ser difícil encontrar a posição exacta do navio no momento do ataque. Mas mesmo assim parece-me difícil fugir à distância superior a 300 km. Um drone aquático manipulado em tempo real com vídeo a mais de 300 Km's de distância? A mim parece-me deveras suspeito.



Onde parece não haver dúvidas é que o navio estava a operar dentro da zona económica exclusiva turca, a vigiar um pipeline estratégico para a Turquia. E se o navio estava ali, era porque de certeza tinha a autorização da Turquia para fazer tal trabalho.

Depois do ataque aos Nord Stream, é mais que claro, que os restantes gasodutos têm que ser vigiados.

Agora, porque razão haveria a Ucrânia atacar um navio a uma distância destas, sabendo ainda por cima que estaria a atacar os interesses turcos, quando tem gasodutos e oleodutos russos em plena actividade espalhados por toda a Ucrânia??

Não faz sentido.

O que faz sentido é serem os mesmos actores que atacaram os Nord Stream. Quem o fez lixou principalmente a Alemanha e quem tentou fazer isto tentou lixar a Turquia. O que têm ambos em comum?

Demasiadas ligações estratégicas. No caso da Alemanha principalmente energéticos. Mas no caso da Turquia...

Quem construiu um gasoduto só para a Turquia (Blue Stream)? A Rússia.

Quem construiu um gasoduto para a Turquia abastecer a Europa (Turkish Stream)? A Rússia.

Quem está a construir uma central nuclear na Turquia? A Rússia.

Quem vendeu o sistema S-400 àTurquia?  A Rússia.

Com quem a Turquia está a negociar a questão síria? Com a Rússia.

Quem pode vender caças de 5ª geração à Turquia, já que os EUA se recusam a vender os F-35, por estes terem comprado os S-400 à Rússia? A Rússia.


Putin mostra a Erdogan o SU-57, caça de 5ª geração russo

Tradução (consta no youtube) 
Erdogan: “Este é o Su-57? Isso está voando?” 
Putin responde: “ Sim, vamos mostrar hoje “
Erdogan:“Então agora vamos comprar este?”
Putin: “você poderia comprar”
Erdogan: Risos

A meu ver, o ataque veio de um país mais perto e por consequência um membro da NATO, ao qual a Turquia (e a Alemanha) pertence.

Erdogan já anda lixado e há muito tempo com os EUA. Agora que foi reeleito para mais um mandato, parece-me que vai actuar.

Diria que alguém cometeu um erro catastrófico a nível estratégico. Da mesma maneira que a Europa empurrou a Rússia para os braços da China, alguém empurrou a Turquia para os braços da Rússia.

Vamos ter grandes mexidas nos próximos 1 a 2 anos entre estas duas potências.

E não vamos (ou alguém não vai) gostar.




P.S. O outro navio

O outro navio curiosamente estava no Mediterrâneo, esta era a posição a 5 de Maio. A Rússia tinha os seus dois navios a vigiar o acesso ao Mar Negro e tudo à sua volta. Não esquecer a missão destes navios, que referi lá mais acima:

the vessels are intended to provide Russian Naval Forces with intelligence-gathering, surveillance, electronic warfare, command and control, communications, fleet management, and signals intelligence capabilities.

The vessels are also capable of performing air defence missile systems detection and tracking.


E depois dizem-nos que a Rússia luta com pás...

18 comentários:

  1. Parece que não sou o único a pensar que o novo mandato de Erdogan vai trazer muitas novidades...


    Putin Scores a Win in Turkey's Election


    Russian President Vladimir Putin secured a victory in Turkey's presidential election results on Sunday...


    https://www.newsweek.com/putin-scores-win-turkeys-election-1803087#:~:text=%22Winning%20the%20election%20was%20a,%2C%22%20the%20Russian%20leader%20wrote.

    ResponderEliminar
  2. Nem tudo corre mal a alguns aliados...

    https://observador.pt/2023/05/30/historico-precos-da-eletricidade-cairam-para-menos-de-zero-na-finlandia/

    "O preço da eletricidade na Finlândia caiu para um nível negativo ao longo de várias horas, na última semana, um “momento histórico”, reconheceu o presidente da empresa que gere a rede energética. Poucos meses depois de o governo pedir às pessoas para terem cuidado com o consumo, dada a subida dos preços que se seguiu à invasão russa na Ucrânia, agora o cenário é o oposto: graças a um novo reator nuclear e à elevada precipitação, que está a deixar as barragens a transbordar, a Finlândia está a viver com uma grande abundância de energia."
    Quem diria, hein!
    Resta saber como conseguiram abrir um novo reactor nuclear. O nuclear, pelos vistos, já é uma energia renovável. E viva a agenda 20 30.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse reactor estava há anos para arrancar. Muitos anos mesmo.

      Vamos a ver como vão ser os preços este Inverno...

      Eliminar
    2. O que nao foi dito nesse artigo é que a producao de energia eletrica desse reactor vai sofrer cortes porque o preco muito baixo nao gera lucros, por isso vao cortar a producao para aumentar os precos. Só visto. Quando os precos andam altos, nao pensam nos clientes. https://yle.fi/a/74-20032375

      Eliminar
    3. Cambada de amadores... Então não era logo de construir uma ligação "à europa" para lhe vender energia? Deve haver por ai muitos paises europeus que deveriam querer comprar...ou se calhar não...como isto anda...devem preferir comprar gás aos americanos para produzir a sua propria energia...e serem "independentes" na sua produção...

      Eliminar
    4. No jardim de Borrell, não sei se há pessoas com essa capacidade de discernimento...

      Eliminar
  3. Free gas in Turkey to have strong impact lowering May inflation

    The Turkish Statistical Institute (TUIK) said it would take into account the government’s decision to provide natural gas free of charge to households in May in its inflation calculations and this will have a “strong effect” in reducing May inflation.

    Erdogan also said 25 cubic meters of natural gas would be provided to households free of charge for one year from May.



    https://english.alarabiya.net/News/world/2023/05/30/Free-gas-in-Turkey-to-have-strong-impact-lowering-May-inflation-Report

    Muito interessante.

    Mais interessante ainda se pensarmos que a Rússia é o principal fornecedor de gás da Turquia.

    Os próximos meses prometem ser ricos em novidades.

    ResponderEliminar
  4. Erdoğan pulls out of European summit

    The Turkish leader, who won reelection Sunday, was expected to attend the meeting, which is meant as a show of solidarity against Russia.

    A massive gathering of European leaders on Thursday has suffered its first high-profile casualty, with Turkish President Recep Tayyip Erdoğan pulling out at the last minute...



    https://www.politico.eu/article/blow-for-epc-as-erdogan-pulls-out-of-summit/

    ResponderEliminar

  5. BCE deve aumentar ainda mais as taxas de juro

    A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse hoje que a instituição deve aumentar ainda mais as taxas de juros porque a inflação está muito alta.

    "A inflação é demasiado alta hoje e continuará a sê-lo durante muito tempo"...


    https://www.msn.com/pt-pt/financas/economia/bce-deve-aumentar-ainda-mais-as-taxas-de-juro/ar-AA1bZ431?ocid=emmx&cvid=f97d8058570a49548a0ee4e2ef86aa89&ei=98

    Pois é... pois é...

    ResponderEliminar
  6. https://observador.pt/2023/06/01/marinha-acompanhou-e-monitorizou-passagem-de-dois-navios-russos-em-aguas-portuguesas/

    ResponderEliminar
  7. https://observador.pt/2023/06/01/precos-do-gas-vao-subir-13-a-partir-de-outubro-no-mercado-regulado/

    ERSE diz que aumento do preço no mercado regulado se deve "à diminuição da procura que resulta num incremento dos custos das infraestruturas por unidade de energia entregue".
    Diminuição da procura??? Ou será que é mais diminuição na oferta... já a preparem o pessoal para novos aumentos, logo a seguir ao Verão!

    ResponderEliminar
  8. https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/mobilizados-215-militares-para-miss%C3%A3o-na-rep%C3%BAblica-centro-africana/ar-AA1c0nqz?ocid=msedgntp&cvid=75e29b88dc964662b5290ebe41b3d598&ei=11

    "As forças armadas portuguesas enviaram mais 215 militares para uma missão na República Centro-Africana (RCA), com o Exército a contribuir com 209 desses militares, além de quatro da Força Aérea e dois da marinha."

    Pelos vistos o conflito à portas da Europa é menos preocupante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o conflito às portas da Europa não podem mandar militares.

      Para já...

      Eliminar
    2. Jovens nas Forças Armadas... Saiam enquanto podem. Perder ou tirar vidas por esta escumalha no poder, não vale a pena.

      Eliminar
    3. Para já, apesar de não dizerem nada (o que é algo curioso), estão a ir militares nossos para o Ko-so-vo... Desde o tal "incidente" nos anos idos de 90 que vão para lá... mas de certeza que agora devem ter aumentado o número, para melhor "observar" os recentes acontecimentos.

      https://www.msn.com/pt-pt/noticias/mundo/turquia-envia-batalh%C3%A3o-de-comandos-para-o-kosovo/ar-AA1c80JG?ocid=msedgntp&cvid=d2763704cf9648c697d45cc7dacf98ec&ei=28

      Eliminar
  9. Mais notícias... curiosas:

    "As autoridades norte-americanas estão a investigar a queda de um avião privado que se despenhou no domingo na Virgínia, perto de Washington DC, depois de ter posto o Capitólio em alerta por breves instantes."

    "Protesto contra adesão da Suécia à NATO
    Centenas de pessoas, incluindo manifestantes, pró-curdos, desfilaram pelas ruas de Estocolmo."

    "Sérvios ocupam o centro de Belgrado para exigir a demissão do Presidente
    Milhares de manifestantes saíram às ruas de Belgrado, capital da Sérvia, na quinta manifestação num mês para exigir a demissão do Presidente e protestar contra o governo e a violência. A marcha também assinalou o facto do primeiro tiroteio numa escola da Sérvia ter acontecido há um mês"

    ResponderEliminar