segunda-feira, 5 de junho de 2023

A Guerra Dos Exercícios Militares

 


Arrancou os exercícios da NATO no Mar Báltico (BALTOPS 2023). Uma demonstração de força digna desse nome. Participam 50 navios, mais de 45 aviões e perto de 6000 efectivos.

É um bom exercício, numa das zonas mais quentes do globo. Não muito longe está a decorrer uma guerra. E para adensar a coisa, um pouco de território russo está no Báltico entricheirado entre membros da NATO ...


E que resposta dá, uma nação atolada numa guerra, sem mísseis, sem munições, sem chips, debaixo de 10 pacotes de sanções e com uma contra-ofensiva ucraniana a arrancar ?

Anuncia hoje um exercício com 40 navios, 25 aviões e 3500 efectivos também no Báltico.


E não só.

A Rússia anunciou hoje dois exercícios, o do Mar Báltico e um maior com a frota do Pacífico.


O da Frota do Pacífico envolve 60 navios, 35 aviões e mais de 11000 efectivos. E esta frota já teve uma inspecção em Abril.

Em Abril teve uma inspeção de surpresa tendo ficado em alerta total. Foram envolvidos 167 navios, 12 submarinos, 89 aviões e mais de 25000 efectivos.

A juntar isto temos os EUA e Canadá a passear pelo estreito de Taiwan e uma China cada vez mais irritada com a situação.

Estes exercícios servem para lembrar que a guerra na Ucrânia pode escalar para níveis impensáveis.

E que a Rússia tem muito potencial bélico para usar para além da Ucrânia.


Links de suporte:

BALTOPS 2023 Exercise Kicks Off In The Baltic Sea

Russia begins Baltic Sea naval drills one day after NATO

Russia prepares to hold naval exercises after NATO's Baltic Sea drills

Russia's Pacific Fleet Launches Large-Scale Naval Exercises in Far East


P.S. As Taxas

BCE deverá voltar a subir juros na próxima semana. "A inflação permanece alta. Não atingiu o pico", diz Lagarde

A presidente do Banco Central Europeu afirma que a inflação se mantém alta, sinalizando que o BCE deve voltar a subir as taxas de juros na próxima semana.

As prestações do crédito vão ficar ainda mais caras...

[Link] 

É claro que as coisas estão longe de estarem resolvidas. E a coisa será para piorar, em lume brando...


P.S.2 A Energia

A Arábia Saudita anunciou um corte adicional de 1 milhão de barris a partir de 1 de Julho. Consequências? Aumento da inflação.

E o que tem feito o BCE para controlar a inflação? 

Aumentar as taxas de juro.

Portanto é imaginar o que virá por aí nos próximos meses...

6 comentários:

  1. O admirável mundo novo prometido com a agenda 20 30, afinal parece ser tão e somente a preparação da populaça para uma economia de guerra - uma gestão mais apertada dos recursos (não esquecer que nestes períodos a pobreza geral é a norma). O que outrora se denominava de racionamentos agora dá pelo nome de sustentabilidade e de luta contra as alterações climáticas... e clima aqui tem um significado subjectivo, podendo significar muita coisa. Há toda uma série de climas: a luta contra as alterações do clima político, económico, social, etc que insiste em estabelecer-se para lá do antigo muro de Berlim. Et voilá, c'est ça! Esta lavagem cerebral, ultrapassa qualquer ficção hollywoodiana.
    Porque tanto quanto sei, os conflitos nunca foram lá muito bons para o ambiente, nem a pobreza generalizada. É só pensar que qualquer civilização, digna desse nome, possuía, por exemplo, um sistema organizado de saneamento e tratamento e distribuição de água potável. Coisa que costuma falhar em países ditos do 3º mundo. E pelo que estou ver, estamos a caminhar lenta, mas firmemente para esse nível. Não esquecer que em PT a tuberculose começa a ressurgir e não é só por causa da imigração...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, vamos entrar em tempos muito conturbados.

      E a Europa vai sentir e bem nos próximos anos.

      Eliminar
    2. E a Europa merece. Todos merecemos porque desempenhamos um papel, quer por ação ou omissão.

      Eliminar
    3. Sim, a Europa tem uma grande quota de responsabilidade por tudo isto chegar onde chegou.

      E a factura vai chegar.

      Quando e quanto é uma incógnita. Mas não vai ser coisa bonita.

      Eliminar
    4. Já vão se preparando para mais sustos e mais controlos sobre a população: https://www.zerohedge.com/political/who-adopts-european-style-covid-19-vaccine-passports-part-new-global-digital-health

      Eliminar
  2. Energia sustenta o crescimento da Rússia em 2023

    O Banco Mundial (BM) melhorou consideravelmente sua previsão de crescimento para a economia russa este ano. Isso se deve a uma receita maior do que a esperada de suas exportações de energia a países como Índia e China.

    A economia russa deve contrair ligeiramente em 2023, indicou a instituição em seu relatório semestral sobre a economia mundial publicado nesta terça-feira(6), no qual a Rússia apresentou uma grande mudança em relação a uma previsão anterior de contração.


    https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2023/06/06/interna_internacional,1503726/energia-sustenta-o-crescimento-da-russia-em-2023-banco-mundial.shtml

    Pois é, pois é...

    Estão todos a aprender da forma mais dura, que a economia russa é bem mais resiliente do que pensavam.

    E para as teorias de que a Rússia estava a vender energia por tuta e meia, pelo que andam a ganhar parece que não.

    Quantas mais surpresas irão surgir ao longo do caminho...

    ResponderEliminar