Agora que estamos a entrar numa nova fase com a entrada de Trump em cena, quero novamente chamar a atenção que a Rússia está a levar muito a sério sobre os seus objectivos e sobre o que quer negociar com os EUA. E não estou a falar da questão ucraniana.
Esta determinação revela-se com a aceleração da entrega de mais material de guerra de ponta. Sinal, uma vez mais, que eles vão resolver as suas questões a bem, ou a mal.
E onde a Europa se situa nisto tudo?
Mal.
Muito mal. As negociações vão ser entre super potências e o seu desfecho vai afectar o resto do mundo. Especialmente a Europa, que como tenho vindo a alertar se encontra num perigo extremo.
Os EUA podem considerar ser necessário mais tempo para se prepararem e poderão ter que "gastar" a cartada Europa para atrasar a Rússia.
Ou seja, eu vejo-nos a nós, como mais um cordeiro sacrificial, tal como a Ucrânia. E os nossos políticos parecem dispostos a entregar-nos para sacrifício.
Entretanto, enquanto cada vez menos se produz nesta Europa energéticamente asfixiada, o que se passa na Rússia?
Lança mais um submarino nuclear.
Russian Navy welcomes latest Yasen-M nuclear-powered submarine Arkhangelsk
The Russian Navy has welcomed the latest Yasen-M nuclear-powered submarine Arkhangelsk built at the Sevmash Shipyard in northwestern Russia.
As disclosed, the handover ceremony took place on December 27, 2024, under the direction of Russian Navy Commander-in-Chief Admiral Alexander Moiseyev.
Esta classe moderna de submarinos nucleares faz parte da imagem que tenho usado para representar os modernos submarinos russos que estão a ser construidos. Neste caso assinalado a verde.
Esta classe de submarinos pode receber os novos mísseis hipersónicos, 3M22 Zircon. O que significa que qualquer navio num raio de 1000 km's (este é o raio de acção que se supôe que tem), está seriamente ameaçado. E pode transportar dezenas deles.
Também sabemos que tem existido actualizações de vários equipamentos, vou dar um exemplo o BMPT Terminator.
Exclusive: Russia Poised to Deploy Deadly BMPT-72 Terminator 2 Combat Vehicle in Ukraine
As reported by the Russian news website Vestnik-RM on September 12, 2024, the Russian army may deploy the latest generation of the BMPT-72 Terminator fire support vehicle on the battlefield in Ukraine. The BMPT used by Russian forces, commonly known as the BMPT Terminator model 2017, is an updated version of the BMPT-72 Terminator 2. Introduced into Russian service in the late 2010s, this model saw its first significant deployment for the invasion of Ukraine.
Existe um video a circular no youtube que mostra uma destas máquinas em acção. Diria que é realmente uma máquina terrível.
A guerra é uma coisa terrível. E muita gente está em negação sobre a realidade duma.
Tenho também que chamar a atenção também para uma outra arma que está a receber uma modernização. O caça russo mais avançado e de 5ª geração, está a receber os novos motores.
Leaked videos show Russian Su-57’s flat nozzle test flights
Russia’s Sukhoi Company, a cornerstone of the United Aircraft Corporation [UAC], appears to be testing its Su-57 Felon fighter jet with flat engine nozzles, according to new footage.
E também temos o maior navio de superfície de mundo, com excepção dos porta-aviões, que se aproxima a conclusão da sua modernização.
Russian battlecruiser Admiral Nakhimov powers up after 28 years
Sources on Telegram report that the Russian heavy nuclear-powered missile cruiser Admiral Nakhimov, part of Project 1144.2M, has begun sea trials after an extensive overhaul and modernization process.
Muito possivelmente este gigante dos mares, vai ficar activo este ano. E é um tremendo porta-mísseis.
Estima-se que pode levar algo como 80 mísseis de características ofensivas e hipersónicos. Além disso estima-se que tem perto de 50 mísseis defensivos do seu sistema anti-aéreo.
O que dizer disto? Várias coisas.
- A Rússia continua a modernizar equipamento apesar de estar num conflito de dimensão apreciável.
- A Rússia mostra capacidade de modernização em vários sectores (só estou a focar o militar, terei que fazer um outro para projectos civis)
- A Rússia mostra capacidade financeira.
- E a maior parte do equipamento e o mais letal que chamei a atenção, NÃO É para a questão ucraniana. É para algo maior.
O que dizer? A Rússia mostra que a questão ucraniana não a está a afastar dos seus objectivos principais e prepara-se para o mostrar.
Agora que a nova administração americana entrou, vai revelar, ou não, se está interessada a negociar a bem, os termos pendentes do ultimato russo de 2021.
A falharem estas negociações, diria que a Europa entrará em perigo extremo. Os EUA podem efectivamente empurrar a Europa para o precipício e com isto tentar ganhar tempo, para o verdadeiro embate que se avizinha entre grandes potências. EUA, Russia e China.
A Europa?
Prestes a ser a próxima Ucrânia. Possivelmente 2025 irá esclarecer o nosso futuro.
E com os políticos que temos, o cenário parece-me cada vez mais negro.
Post Anterior:
Mais Um Passo Para O Precipício VIII
P.S. O Espaço
Este tema já o tenho focado por aqui. Vou colocar uma imagem que me deixa deveras com pensamentos sombrios.
Após o início do conflito temos uma queda contínua. Os laçamentos têm essencialmente dois propósitos, manter os seus compromissos com a estação espacial internacional e o lançamento de satélites militares.
O que penso sobre isto? Se é falta de capacidade? falta de gente? falta de dinheiro? Não.
Penso que a Rússia está seriamente a preparar-se para um conflito que pode ser nuclear. E está dedicado a construir mísseis e mais mísseis e mais mísseis, intercontinentais, para os seus navios, para os seus submarinos, para os seus bombardeiros. E não só. Mísseis de defesa aérea que conseguem chegar ao espaço para proteger o país dum holocausto nuclear.
E pelo gráfico, penso que os americanos descobriram que os russos estão mesmo a falar a sério, quando lançaram o seu ultimato em 2021.
Os chineses? também já perceberam, que nunca poderão ser neutrais numa guerra por sobrevivência. Vão sempre comer por tabela.
Trump? Poderá ditar o nosso futuro com as suas decisões.
Estou extremamente negativo quanto ao nosso futuro.
E assim começa o 2025, vamos a ver como o vamos acabar.
ResponderEliminarTrump makes 2,000-pound bombs available to Israel, undoing Biden pause
Republican President Donald Trump said on Saturday he has instructed the U.S. military to release a hold imposed by Democratic former President Joe Biden on the supply of 2,000-pound bombs to Israel.
The move was widely expected.
"We released them. We released them today. And they'll have them. They paid for them and they've been waiting for them for a long time. They've been in storage," Trump told reporters aboard Air Force One...
https://www.reuters.com/world/us/white-house-makes-2000-pound-bombs-available-israel-undoing-bidens-pause-2025-01-25/
Embora não tenha dedicado atenção a este conflito, o potencial do mesmo de explodir e arrastar muitas nações para o mesmo é enorme.
O mundo caminha para algo muito mau.
ResponderEliminarGoverno moldavo cede gás à região separatista da Transnístria para evitar colapso
A Moldova vai ceder três milhões de metros cúbicos de gás à região separatista da Transnístria para evitar o colapso do seu sistema de abastecimento, revelou hoje o primeiro-ministro moldavo, Dorin Recean.
"Gostaria de me dirigir aos nossos concidadãos da margem esquerda do [rio] Dniester. A margem direita irá fornecer-lhes ajuda – três milhões de metros cúbicos de gás para manter a pressão no sistema", declarou o chefe do executivo...
https://www.msn.com/pt-pt/financas/economia/governo-moldavo-cede-g%C3%A1s-%C3%A0-regi%C3%A3o-separatista-da-transn%C3%ADstria-para-evitar-colapso/ar-AA1xWY4O?ocid=entnewsntp&pc=U531&cvid=3f8e56fcc7f94c57832779f64f03b988&ei=12
A situação da Transnístria é deveras interessante e complexa. E achei interessante esta solução de fornecimento de gás. Moldávia está sob grande pressão. E para ter saído com esta solução, a coisa não deve estar nada fácil.
Quero chamar a atenção para algo, que tenho estado a aguardar que apareçam notícias.
O facto da Ucrânia deixar de ser país de trânsito para o gás russo, é algo deveras complexo.
Uma das questões é a quantidade gás que é necessário existir na rede de milhares de km's para manter a pressão e ser possível de ser utilizado em território ucraniano.
Ou seja, a rede de gasodutos vai entrar em colapso.
E apenas isto já vai ser um tema complicado de se resolver.
Á Europa, suspeito que só haverá uma solução. Pagar o que for necessário para manter o sistema à tona. E vai custar "os olhos da cara".
O jardim de Borrell em todo o seu esplendor.
ResponderEliminarRussia, Syria to hold further talks on Russian military bases in Syria
Russian Deputy FM says that so far there have been no changes to the presence of Russian military bases in Syria and that the issue requires additional negotiations.
Russia and Syria will hold further talks over Russian military bases in Syria, Russia's news agencies reported late on Tuesday, citing Russian Deputy Foreign Minister Mikhail Bogdanov after his talks with Syrian officials.
"This issue requires additional negotiations," TASS news agency cited Bogdanov as telling journalists. Bogdanov is heading Russia's delegation to Damascus for the first time since Moscow's ally President Bashar al-Assad was toppled...
https://www.middle-east-online.com/en/russia-syria-hold-further-talks-russian-military-bases-syria
Muito interessante o facto de a Rússia continuar presente com a nova administração síria.
E apesar da pressão europeia que tenta tirar os russos dali para fora.
Despite Europe’s displease Russia is to keep its military presence in Syria
the new Syrian leader Ahmed al-Sharaa stated that Russia and Syria have a long history of strategic partnership and noted the desire to maintain relations between two countries in the future, hinting at the possibility of Russian military staying in Syria...
...Europe hopes that the new Syrian authorities would expel Russian military forces from the country as stated by a senior EU representative...
https://www.europeaninterest.eu/despite-europes-displease-russia-is-to-keep-its-military-presence-in-syria/
Vamos a ver os próximos desenvolvimentos.
ResponderEliminarDenmark to allow preservation work on damaged Nord Stream 2 pipeline
enmark's energy agency on Tuesday said it had granted Nord Stream 2 AG, a unit of Russia's Gazprom (GAZP.MM), opens new tab, permission to conduct preservation work on the Nord Stream 2 gas pipeline in the Baltic Sea, which was damaged in a series of blasts in 2022.
The maintenance work is necessary to reduce environmental and safety risks stemming from the pipeline being filled with seawater and remaining natural gas, the agency said in a statement.
https://www.reuters.com/world/europe/denmark-allow-preservation-work-damaged-nord-stream-2-pipeline-2025-01-28/
Interessante.
Mais interessante pensar que isto acontece quando parou o gás via Ucrânia.
ResponderEliminarNoruega: ministro das Finanças culpa política energética da UE pelo colapso do governo
...Embora seja um grande exportador de petróleo e gás, a Noruega depende da sua abundante energia hidroelétrica para a maior parte da produção elétrica. Mas com o aprofundamento das ligações ao mercado de eletricidade da UE, o país escandinavo tem assistido a uma subida dos preços, com os recentes aumentos a suscitarem apelos ao corte das ligações elétricas com o bloco....
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/noruega-ministro-das-finan%C3%A7as-culpa-pol%C3%ADtica-energ%C3%A9tica-da-ue-pelo-colapso-do-governo/ar-AA1y8OgW?ocid=entnewsntp&pc=U531&cvid=b1b9e5d1641e4419a7a8702315270b30&ei=46
A Europa está tão esfomeada de energia que até uma Noruega se vê em palpos de aranha.
Ainda por cima a Ucrânia já não possui gás, não passa gás e precisa de importar electricidade.
Importar sem pagar claro.
A Europa fez a cama.
E vamos todos deitar nela.
O preço do gás na Europa ultrapassou US$ 570 por 1 mil metros cúbicos pela primeira vez desde 30 de outubro de 2023, segundo dados da bolsa ICE de Londres. Afinal os americanos não conseguem aquecer a Europa . Como Emmanuel Todd diz a queda do império está para breve .
EliminarSim, interrogo-me se a Europa vai entrar em modo pânico.
EliminarEstão a esgotar as reservas rapidamente.
Penso que a União Europeia alcançou a tão almejada independência energética, meta estabelecida e cantada pela imprensa desde o início da guerra. E a nós, a arraia miúdia, só nos resta a ironia.
EliminarReze para que o "Ocidente" e a união europeia não tentem novamente destruir «Turk Stream»:
Eliminar- Rússia acusa Ucrânia de atacar com drones o gasoduto TurkStream
https://www.folhape.com.br/noticias/russia-acusa-ucrania-de-atacar-com-drones-o-gasoduto-turkstream/384022/
Se tal acontecer a Federação da Rússia responderá com todo o direito, e não será nada bom, não há somente a hipótese de infligir danos através da energia, se houver mais um ataque por parte do "Ocidente" e ue a Federação da Rússia pode em resposta dar cabo das comunicações.
Ironia e pagar.
EliminarCom o avançar do Inverno, onde me cheira que a Europa deve estar quase em modo pânico pela quantidade de gás que está a gastar, se calhar mais depressa veremos alguns países a exigir a activação do que resta dos Nord Stream...
EliminarOs parolos que se puseram a instalar o gás nas suas residências agora devem estar com um melão:
Eliminar- Preços do gás natural toca máximos de abril de 2023. E pode vir aí mais subidas
https://eco.sapo.pt/2025/02/10/precos-do-gas-natural-toca-maximos-de-abril-de-2023-e-podem-vir-ai-mais-subidas/
No meu comentário acima referi que se o «Turk Stream» for atacado e destruído pelo "Ocidente" e união europeia, a Federação da Rússia em legítima defesa pode destruir por exemplo as comunicações, no entanto também não se pode descartar que seja o próprio "Ocidente"/ue a fazer isso mesmo visto que se encontra em modo pânico.
ResponderEliminarPresidente da Roménia demite-se sob pressão após cancelamento de eleições
O presidente romeno, Klaus Iohannis, anunciou esta segunda-feira a sua demissão, reconhecendo as críticas por se manter no cargo após o cancelamento da eleição presidencial de dezembro passado...
https://cnnportugal.iol.pt/klaus-iohannis/iohannis/presidente-da-romenia-demite-se-sob-pressao-apos-cancelamento-de-eleicoes/20250210/67aa087bd34e3f0bae9a415f
Muito interessante.
Afinal, estamos na Europa, um continente onde proliferam as Democracias, mas na UE é afinal possível cancelar umas eleições baseadas em suspeitas.
E, claro, que isto teria que dar asneira e ainda só estamos no início.
E as eleições alemãs prometem...
Se continuar a haver boicotes, fraudes, e sabotagem das eleições seja por via ilegal ou através da importação de eleitores/votantes, o mais certo é o sistema democrático não sobreviver nos diversos Países da união europeia.
Eliminar"UE é afinal possível cancelar umas eleições baseadas em suspeitas" será que aquela parte da elite união-europeia ancorada no império alheio não quer largar o grande mano e das benesses provenientes dessa serventia?
EliminarMuitas mudanças em curso.
EliminarEstava a pensar em fazer um novo post. Mas está difícil apenas tentar acompanhar a avalanche de acontecimentos. Vamos a ver o desenrolar da coisa.