terça-feira, 19 de abril de 2022

A Nova Frota Russa II

Um dos novos navios escoltado  por um quebra-gelos 
nuclear, dos maiores do mundo.
 

Este é uma actualização de um artigo que fiz em 2019 ( A Nova Frota Russa ), onde na altura tinha mostrado que a Rússia começava a fazer uma aposta séria no GNL. Estamos em 2022 e podemos constatar que a encomenda de 15 novos navios de uma nova classe especial (arc 7) para navegar nas regiões geladas da Rússia estão entregues e operacionais.

É com esta nova frota operacional que a Rússia já luta no mercado global e competiu com os americanos na entrega de gás GNL na Europa, Portugal incluído, tendo entregue sensivelmente a mesma quantidade tal como indiquei no artigo ( Gás Americano: Uma História Da Carochinha )

E para termos ideia da dimensão da aposta que a Rússia está a fazer neste segmento, vamos actualizar com a nova encomenda feita. Estão a caminho mais 42 navios semelhantes e ainda com capacidade navegar em gelo até 2,1 metros de forma autónoma.

Parte desta encomenda já está em curso no novo estaleiro Zvezda situado no Oriente. Enquanto que os primeiros 15 navios foram construidos na Coreia do Sul, agora a Rússia já detem a capacidade de os construir.

Estão já 7 em várias fase de construção, o 7º arrancou em Fevereiro deste ano e a partir de 2023 vão começar a integrar a frota.


Zvezda starts 7th Arctic LNG 2 carrier construction

Russian shipyard Zvezda Shipbuilding Complex has started cutting steel for the seventh ARC 7 ice-class LNG carrier for the Arctic LNG 2 project.

SSK Zvezda is the first Russian shipyard to implement a project for the construction of such vessels... 

Link

E os investimentos não se ficam por aqui. Em Janeiro deste ano, chegou o mais recente quebra-gelos nuclear. O segundo desta nova classe de quebra-gelos.


Esta nova geração de quebra gelos são os mais potentes do mundo, ultrapassando a geração anterior. Estão mais 3 em várias fases de construção e o previsto são 7 ao todo.

E os russos não se ficam por aqui. A Rússia avançou com um novo monstro, com capacidade que ofusca tudo o que o que foi construido até hoje e previsto para entrar em acção dentro de 5 anos.


Quebra-gelos da classe "Leader"

Dá para nos apercebermos a seriedade deste assunto. A aposta no North Sea Route diz tudo.


Tal como já tinha chamado a atenção no artigo (O Novo Caminho Marítimo Para A Índia), a Rússia prepara-se para desviar a sua energia (com preço muito competitivo) para outros mercados.

Suspeito que a Europa terá este ano para reflectir o que quererá para o seu futuro. E em função disso, a Rússia irá escolher o seu.

E eu não vejo políticos europeus à altura do desafio que está à nossa frente.





Alguns vídeos sobre esta temática. Para reflectir na capacidade e planeamento que a Rússia tem andado a demonstrar ao longo dos anos, mas que teimamos em não querer perceber.








3 comentários:

  1. Mais uma pista para acrescentar às que indicou para perceber a importância crescente desta rota do norte (que vai beneficiar e muito os países bálticos - porventura a urgência em entrar na NATO possa servir de contraponto ao poder russo):
    https://www.baltic-pipe.eu/
    Este projecto pretende enviar gás da Noruega à Polónia.

    Maria Rebelo

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    1. Para a Polónia era imperativo arranjar alternativas ao gás russo. Deixaram de ser necessários para a entrega de gás à Alemanha.

      Fizeram o que tinham a fazer, mas com as opções que tomaram ficaram numa posição extremamente perigosa.

      Não sei os custos que vão ter com as opções tomadas, mas vão ter custos energéticos acrescidos.

      Tenho alguma curiosidade sobre o futuro da Polónia, pois ficaram em rota de colisão com a Rússia.

      Tempos potencialmente complicados se avizinham.

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    2. A Rússia é o Último Bastião Que Resta à Humanidade Para Travar a Nova Ordem Mundial Satânica:

      https://toranja-mecanica.blogspot.com/2022/04/a-russia-e-o-ultimo-bastiao-que-resta.html

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