sábado, 23 de julho de 2022

Luís Delgado e o "Kremlin Voador"

 




Andava a vasculhar a net e deparei-me com este artigo do Luís Delgado O “Kremlin Voador” de Putin e que fala dos aviões presidenciais de Putin.

É muito devido a atitudes destas que estamos onde estamos. Tal como José Milhazes e muitos outros, passam a vida a falar de forma negativa sobre qualquer tema que tenha a haver com a Rússia. E não é a subestimar um adversário que vamos lá.

Dado que um dos meus interesses reside na aeronautica, tenho sempre dado um olho para a aviação russa. Há ali potencial para tentarem entrar no segmentos dos grandes (Airbus/Boeing) e já o tenho referido aqui, mas temos o factor político que impede muito dos avanços.

Para Luís Delgado, Putin foi ao Irão para comprar drones iranianos. Curiosamente, não fala que Erdogan também foi ao Irão. Erdogan é um membro da NATO e vende drones à Ucrânia. Se calhar Luís Delgado devia pensar o que foi então Erdogan falar com Putin no Irão...

Luís Delgado diz que o avião russo não tem a imponência do "Air Force One", bem, de facto não é tão grande, mas o IL-96 é um avião grande (largura de asas é maior) e tal como os americanos, é um avião feito em casa, pela sua indústria.





Se calhar Putin, poderia ter feito como os chineses e comprar também um Boeing 747.


Mas os chineses tiveram uma desagradável surpresa quando em 2001, receberam um novo Boeing 767. Deram com quase 30 dispositivos de espionagem instalados.

China Finds Bugs on Jet Equipped in U.S.

Somewhere on a military airfield north of Beijing, China's presidential aircraft, a new Boeing 767-300ER with all the trimmings, sits unused with parts of its innards torn out.

Last October, days before its planned maiden voyage, Chinese military communications experts discovered numerous high-tech listening devices planted inside the plane...

...The Chinese source said that, to date, 27 listening devices had been found, including devices in the presidential bathroom and in the headboard of the presidential bed...

[Link]

Os chineses sujeitam-se a estas coisas, porque não sabem construir aviões deste tipo e têm que comprar a quem os constroi.

Os russos não se sujeitam, porque sabem construi-los.

Luís Delgado, diz que Putin rebentou com 2 mil milhões para a sua frota pessoal e que cada exemplar custa 500 milhões de dólares. Atenção que estes exemplares foram sendo entregues ao longo de quase 20 anos. E outros aviões foram sendo desactivados. É que tal como os americanos, os russos têm uma frota especial para representantes de estado.

Boeing C-32A que também pode ser usado pelo presidente, 
mas mais usado pelo vice-presidente

Mas voltando ao preço dos 500 milhões de dólares e ao novo "kremlin voador".

Parece-me que Luís Delgado está frustrado. Frustrado porque publicou este artigo no dia 20, o que quer dizer que soube de antemão o que se estava a passar com os novos "Air Force One".

No dia anterior, Luís Delgado deve ter lido o artigo da CNN que noticiava novos atrasos na entrega dos aviões. Encomendados em 2018 com pedido de entrega para 2021. Estamos em 2022 e descobrimos que as novas previsões de entrega são 2027 para o primeiro e 2028 para o segundo. Ou seja, quase uma década depois da encomenda feita.

E os custos... bem, além da módica quantia que os contribuintes americanos terem de desembolsar, 3.9 mil milhões pelos 2, a  Boeing diz que o custo já ultrapassou esse valor em mais 600 milhões de dólares. portanto estamos a falar números redondos de 4,5 mil milhões de dólares e que talvez sejam entregues em 2027/8.

Putin tem 4. Por 2 mil milhões. E a voar.

Delivery of new Air Force One planes delayed again

Washington (CNN)Boeing's delivery of two new Air Force One planes has been delayed again, the Air Force announced Tuesday, with the completion of the first of the new presidential planes not expected for at least another four years.

"The new objective delivery date to the Presidential Airlift Group for the first aircraft is September 2026 and the second aircraft is February 2027, a 24-month delay from the original contractual dates; and the new threshold dates are September 2027 for the first aircraft and February 2028 for the second, a 36-month delay," the Air Force said in a statement.

Boeing struck the deal to make the two new planes in 2018 with then-President Donald Trump. At the time, Trump asked for the planes to be ready by 2021, but the project has faced a series of delays...

after running into a host of issues while building the planes, the deal proved to be a regrettable one for the airline builder, with Boeing CEO David Calhoun saying earlier this year that the $3.9 billion contract that Boeing signed to build the planes was a mistake for the company, given the losses it is now incurring. He said the 2018 deal with the Air Force included "a very unique set of risks that Boeing probably shouldn't have taken."...

[Link]

Boeing CEO regrets Air Force One deal amid big quarterly losses

WASHINGTON — Boeing reported $1.3 billion in cost overrun charges among some of its major defense programs in its most recent quarter, lowering its defense unit’s sales in what its chief executive called a “messier quarter.”

Much of those charges — a little more than $1 billion — came from the development of the new Air Force One and the U.S. Air Force’s T-7A Red Hawk trainer, the company said in its quarterly earnings statement Wednesday...

[Link]

Talvez seja esta a explicação para o azedume de Luís Delgado. 

De facto e como Trump desejava, um avião presidencial foi entregue em 2021. Por 500 milhões e já levou um presidente ao Irão.

Mas o avião entregue era o russo. Os americanos, talvez em 2027 sejam entregues e não serão por 500 milhões.

A amargura de Luís Delgado é causado por aquilo que venho escrevendo por aqui. O declínio americano. Até para entregar um avião presidencial necessitam de uma década. E precisam de milhares de milhões para o construir.

Algo não está bem. E Luís Delgado pressente-o.

Sem comentários:

Enviar um comentário