Eu no post Mais Um Passo Para O Precipício II falei dos mísseis KH-101 e dos bombardeiros TU-95.
Mas há uma outra plataforma, maior e mais rápida, capaz de transportar não 8 mas 12 mísseis deste calibre.
O TU-160, o maior e mais rápido bombardeiro do mundo transporta estes mísseis a velocidades a rondar os 2.200 Km/h .
E o que foi anunciado recentemente? 4 desdes mastodontes foram entregues à Força Aérea Russa.
Onde dois deles são plataformas que foram completamente modernizadas, e as outras duas são completamente novas.
E aqui temos vários pormenores importantes. A Rússia consegue efectuar modernizações importantes na sua aviação estratégica nuclear e, mais importante que isso, a Rússia não perdeu a capacidade de construir novos. Julgava-se perdida essa capacidade. Em 2024 ficou provado que não.
Putin faz uma visita aos novos bombardeiros.
E não se fica por aí. Vai voar num deles também.
Voltemos ao míssil KH-101. Este míssil consegue percorrer uns 3000 Km o que lhe permite chegar a Lisboa, caso o TU-160 o lance a partir de espaço Bielorrusso.
Ou seja, podemos constatar que todo o continente europeu está ao alcance deste míssil. Um míssil com características stealth e velocidades subsonicas. Ou seja, lançado em direcção a Lisboa, talvez demore umas 5/6 horas a chegar a nós.
Mas até isto está em mudanças. A Rússia está a modernizar tudo. E, claro, prepara um míssil ainda mais letal.
Russia Arms ‘World’s Fastest’ Tu-160 Bomber With New 6500-Km Range Missile, Enthralls Kim Jong-un
Russia’s most advanced strategic bomber, the Tupolev Tu-160 White Swan, has received the new 6,500-km range Kh-BD cruise missile that would significantly enhance the Air Force’s offensive strike capability. It also adds to the diversity of options and weapons before its commanders...
O que significa, que os mísseis podem ser lançados a partir de Moscovo em vez da Bielorrússia e atingir não Lisboa, mas a base das Lages. Nas calmas.
Os rumores é que este míssil é ou supersónico ou hipersónico. E apostaria no hipersónico, pois todas os novos mísseis que a Rússia tem apostado têm essas características.
Ou seja, se o míssil atingir velocidades a rondar por exemplo os 6000 km/h, Lisboa está a pouco mais de meia hora de distância. É imaginar as restantes capitais europeias, todas elas mais perto...
Mas um míssil que cobre uma distância destas, pode chegar a outros lados. Um TU-160 no meio da Rússia a voar a mais de 2200 Km/h, pode lançar os seus mísseis, ainda dentro do espaço aéreo russo em direcção aos EUA.
Estamos a falar de muitas novas capacidades e opções que a Rússia tem. É preciso ter a noção da seriedade da coisa.
Mas vamos focar apenas o teatro europeu que é o grande candidato a ser o próximo palco de algo que não se sabe muito bem o que será.
Focar o teatro europeu, estes 4 TU-160 saídos do forno e o novo míssil.
Vamos fazer umas contas.
Com apenas estes 4 bombardeiros supersónicos, onde cada um pode lançar 12 mísseis destes, temos uma salva de 48 mísseis hipersónicos. Ou seja, 48 alvos na Europa, qualquer parte da Europa, com um tempo máximo a rondar a meia hora. Estes aviões estão protegidos porque nem precisam de sair do espaço aéreo russo.
A Rússia tem uns 18 TU-160 no activo. Ou seja, podemos pensar em várias salvas de 4. Vamos pensar que 2 estão em manutenção e dispôem de 16 prontos a voar. Imaginemos 4 salvas de 4 Tu-160 com um intervalo de meia em meia hora.
Em 2 horas, estes aviões lançam 192 mísseis hipersónicos a partir da Rússia para toda a Europa e que demoram no máximo meia hora a chegar ao seu destino.
E enquanto a Rússia aumenta o seu potencial militar a cada mês que passa, a Europa definha economicamente e luta para fornecer munições à Ucrânia e nem isto sequer consegue.
Com estes políticos, só podemos ter uma certeza.
Estamos a caminhar para o precipício.
Os sinais estão todos aí.
Post anterior:
Mais Um Passo Para O Precipício IV
P.S. Todos para a Ucrânia
Americans Can Now Join Ukraine's National Guard, Zelensky Says
United States citizens and other foreign nationals can now join Ukraine's national guard, the country's president, Volodymyr Zelensky, has said, as Kyiv hopes to maintain its forces heading over the threshold of two years of war against Russia.
"Foreigners and stateless persons" can join the Ukrainian national guard as of Wednesday, the Ukrainian leader said in a statement published by the presidential office...
"Macron foi longe demais. No dia em que a NATO entrar numa guerra com a Rússia todos os patamares são possíveis"
Estamos a avançar para um ponto de não retorno. É preciso novas lideranças na Europa. Que coloquem um travão a tudo isto.
ResponderEliminarRussia imposes six-month gasoline export ban
ussia has announced a six-month ban on gasoline exports, starting from 1 March 2024, Reuters has reported.
The move is aimed at stabilising domestic prices amidst increased consumer and agricultural demand.
It is also intended to facilitate scheduled refinery maintenance in the country, which is the world’s second-largest oil exporter.
The prohibition was verified by a representative for Alexander Novak, the Deputy Prime Minister of Russia.
Russian news outlet RBC reported that Prime Minister Mikhail Mishustin approved the ban, following a proposal from Novak in a letter dated 21 February 2024.
https://www.offshore-technology.com/news/russia-gasoline-export-ban/
Agora só temos que aguardar um pouco para ver o impacto da coisa. Principalmente para os europeus.
https://twitter.com/libsoftiktok/status/1763403620152909959
ResponderEliminarCoisas interessantes nas forças armadas dos EUA.
A ver onde isto vai dar.
Este artigo conta como a espionagem russa interceptou uma conversa entre oficiais alemães, acerca do modo como bombardear alvos na Rússia. Esta gente é doida varrida!
ResponderEliminarSim, será muito interessante ver o desenrolar desta coisa.
EliminarContinuamos a deitar achas para a fogueira.
Ver em geoestrategia[dot]es
ResponderEliminar
ResponderEliminarCargueiro atacado pelos Hutis afundou-se e ameaça catástrofe ambiental
O navio Rubymar, carregado com milhares de toneladas de fertilizantes, afundou-se no mar Vermelho depois de ter sido atacado em meados de fevereiro pelos rebeldes huthis do Iémen, anunciou hoje o governo iemenita, reconhecido internacionalmente.
O navio, de propriedade britânica...
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/cargueiro-atacado-pelos-hutis-afundou-se-e-amea%C3%A7a-cat%C3%A1strofe-ambiental/ar-BB1jdvG4?ocid=msedgntp&cvid=92b89cf65c6f44dfee221ebe9727ec8e&ei=71
Dito de outra forma, a coligação ocidental que anda pelo Mar Vermelho é completamente incapaz de assegurar uma rota marítima crucial.
O curioso aqui é quem está a pagar pelo risco de tentar.
Porque de certeza que as seguradoras nestes casos não vão pagar coisa nenhuma.
Volume de comércio no Canal Suez cai 50% nos dois primeiros meses do ano
ResponderEliminarO volume de comércio que passou pelo Canal de Suez caiu 50% nos dois primeiros meses deste ano, enquanto o que transitou no Cabo da Boa Esperança aumentou cerca de 74%, segundo um artigo publicado no blogue do FMI.
Os dados constam de um artigo publicado no blogue do Fundo Monetário Internacional (FMI), assinado por Parisa Kamali, Robin Koepke, Alessandra Sozzi e Jasper Verschuur, que destaca que os ataques no Mar Vermelho perturbam o comércio global...
https://www.msn.com/pt-pt/financas/economia/volume-de-com%C3%A9rcio-no-canal-suez-cai-50-nos-dois-primeiros-meses-do-ano/ar-BB1jvCZC?ocid=msedgntp&cvid=1398883dd00a4b75bd2434fa99c78284&ei=6
Dito de outra forma, está mais que visto que os EUA são incapazes de manter a segurança desta rota marítima, tal como tenho vindo a dizer.
Estamos realmente numa nova era e de grandes mudanças.