quinta-feira, 11 de abril de 2024

Energia Russa Na Europa: O Algodão Não Engana

 


Toda a gente sabe que a Alemanha estava dependente de gás russo e muitas críticas foram-lhe endereçadas tendo em conta a sua estratégia energética.

Também tem sido amplamente divulgado que o gás que vem por gasodutos reduziu fortemente, sendo uma das indicações que a Europa estaria a reduzir drasticamente a sua dependência da Rússia.

Eu já tenho chamado a atenção em posts anteriores que a coisa não é bem assim. E ao fim de mais de dois anos de conflito o que podemos constatar? Que se confirma o que tenho vindo a dizer. A Europa não larga a energia russa.

Hungary’s new gas deal fuels Russia fears

Increasing exports to the EU are a lifeline for Turkey, but analysts fear it could be the Kremlin cashing in.

Hungary has been searching for new gas sources as it nears the end of a deal that brings the country around 4.5 billion cubic meters of Russian gas each year via Ukrainian pipelines. 

And on Monday, it took a step toward doing just that, receiving the first gas deliveries via a new agreement with Turkey, according to Hungary's foreign minister, Péter Szijjártó. 

there are concerns that the gas Turkey is shipping to Europe could actually be from Russia, just as EU nations work to end their dependency on Moscow. Turkey is largely dependent on imports itself and, although a member of the NATO military alliance, Ankara has refused to impose Western-led sanctions on Moscow and has vowed to increase its energy trade with Russia.

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E é só a Hungria que se anda a mexer para arranjar meios alternativos para obter gás russo e ao mesmo tempo fazendo o bypass da Ucrânia? 

Não, claro que não.

New west-east route keeps Europe hooked on Russian gas

Western European governments have sought to reduce their energy dependence on Russia since the outbreak of the Ukraine war, but when it comes to gas, they have increasingly substituted the country's pipeline supplies with its liquefied natural gas (LNG).

A Reuters analysis of data found more than a tenth of the Russian gas formerly shipped by pipeline to the European Union has been replaced by LNG delivered into EU ports.

Home to the EU's largest fleet of import terminals, Spain, which did not previously import piped Russian gas, has become the top re-exporter of seaborne Russian supply.

EU statistics and Reuters calculations show the rise in LNG has pushed the share of Russian gas in EU supply back up to around 15%...

 

Russia sent more than 15.6 million metric tons (mt) of Russian LNG to EU ports last year, according to data analytics firm Kpler, a slight increase from 2022 and a 37.7% jump compared to 2021.

 

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Um aumento de quase 40% (!!) relativamente a 2021. E o GNL é mais caro que o gás que é enviado por gasodutos.

E não deixa de ser interessante, que por GNL acabam por ser novos clientes europeus, onde os gasodutos russos não chegavam. 


Ou seja, a Rússia acabou por arranjar novos clientes e não é só na Europa, com o GNL a ser enviado por navios, o mundo está ao alcance do gás russo.

E como já chamei a atenção em vários posts, a Rússia tem investido seriamente nos navios que possam transportar gás pelos mares gelados. E tem conseguido levar a coisa avante após o ínício das hostilidades e debaixo de sanções?

Parece que sim.


Russia’s Zvezda Shipyard Launches Two Additional Arc7 LNG Carriers for Novatek’s Arctic LNG 2

All five Arc7 LNG carriers currently under construction at the Zvezda shipyard in Russia’s Far East have now been launched. Satellite images indicate vessels Viktor Chernomyrdin and Konstantin Posyet leaving the drydock last week joining the first three carriers, Alexey Kosygin, Pyotr Stolypin and Sergei Witte...

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Além destes 5, há mais 6 navios que estão presos nos estaleiros da Coreia do Sul devido a sanções americanas.

Ora isto é um problema para a Rússia e não só. Cada navio destes tem um preço elevado e a Coreia do Sul nada pode fazer com eles. Nem vender, pois estes navios foram construidos para os mares da Rússia. E o Japão também fica com problemas, pois parte destes navios seriam para transportar GNL russo para o Japão.

Menos navios, menos disponibilidade para quem vende. O que significa que os preços para quem compra...

Energia mais cara e temos a inflação à espreita.

Tal como se pode ver pela actuação do Banco Central Europeu, Lagarde está com muito medo do que vem aí...

European Central Bank holds interest rates at 4% in contested decision


The ECB said after its governing council met in Frankfurt that its benchmark deposit rate would stay at 4 per cent until rate-setters were sure price pressures had stabilised.

But its president Christine Lagarde told reporters that a small minority of policymakers had argued for an immediate cut.

Lagarde said “bumps in the road” could cause inflation to “fluctuate” over the coming months before falling to its target by mid-2025. She said “recent indicators point to further moderation in wage growth” while the overall risks to growth “remain tilted to the downside.”

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E tem razão.

Espera-nos tempos terrivelmente complicados. Afinal, a Europa continua dependente de energia russa. E não será preciso muito esforço por parte desta, para puxar os preços mais um pouco para cima.




Posts anteriores sobre o tema:

Espanha Continua A Importar (Cada Vez Mais) Gás Russo

Europa Financia A Rússia E Não É Pouco. E Há Mais...




P.S.Rússia no Espaço


Russia launches first Angara-A5 space rocket from Far East cosmodrome


 Russia on Thursday test-launched its Angara-A5 space rocket for the first time from the Vostochny Cosmodrome in the Far East, successfully putting a test load in low orbit as part of an effort to develop a new post-Soviet launch vehicle.

The test launch of the Angara-A5, Russia's first post-Soviet space rocket, was aimed at underscoring Moscow's ambition to be a major space power and the growing importance of Vostochny, situated in the forests of the Amur region of Russia's Far East.

[Link]

O Angara-5 é o novo foguetão pesado da Rússia. Que foi lançado do novo cosmódromo. Essencial para a nova estação orbital e pensar na lua.

Como é possível pensar que uma nação destas, está sem mísseis, chips e que luta com pás? Como é possível dizer-se tal coisa?

Vem aí um abrir de olhos muito difícil para muita gente.

7 comentários:


  1. Oil exports from Russia's Baltic ports set to rise 5% in April


    Russian oil loadings including Kazakhstan's transit via Primorsk and Ust-Luga ports are set to rise to 7.1 million metric tons (1.73 million barrels per day) in April from 7.0 metric tons in March, according to two sources, citing preliminary export data.

    On a daily basis Russian Urals and Kazakhstan's KEBCO oil loadings from the two Baltic ports will rise by almost 5% in April from March, Reuters calculations showed...


    https://www.reuters.com/business/energy/oil-exports-russias-baltic-ports-set-rise-5-april-2024-04-11/




    Exportações de petróleo russo a aumentar... e via Báltico.

    Até custa a crer...

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  2. Preço do ouro atinge novo máximo histórico de quase 2.400 dólares

    O preço do ouro alcançou hoje quase os 2.400 dólares por onça e estabeleceu um novo máximo histórico, um dia depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter mantido as taxas de juro em 4,5%.

    O preço do ouro atingiu hoje os 2.395,48 dólares, superando o anterior máximo histórico da passada terça-feira, quando se ficou nos 2.365 dólares por onça...


    https://www.msn.com/pt-pt/financas/economia/pre%C3%A7o-do-ouro-atinge-novo-m%C3%A1ximo-hist%C3%B3rico-de-quase-2-400-d%C3%B3lares/ar-BB1luNAn?ocid=msedgntp&cvid=24b73193903d46a1802d68318a54df92&ei=75


    Subida que terá que se acompanhar. Algo vem aí.

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  3. Parlamento da Moldova suspende tratado de Forças Convencionais na Europa


    O Parlamento da Moldova aprovou hoje uma lei que suspende o tratado das Forças Armadas Convencionais na Europa (CFE), protocolo que no passado foi encarado como uma doutrina decisiva para a segurança do continente...

    O tratado, assinado em 1990, impõe um limite no número de tanques, veículos de

    O tratado, assinado em 1990, impõe um limite no número de tanques, veículos de combate, aviões e artilharia pesada que possam permanecer estacionados na Europa...




    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/mundo/parlamento-da-moldova-suspende-tratado-de-for%C3%A7as-convencionais-na-europa/ar-BB1lxkJd?ocid=msedgntp&cvid=24b73193903d46a1802d68318a54df92&ei=106

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    1. Que é que implicaria esta decisão? A Moldávia iria aumentar o seu esforço militar? Aumentar produção/aquisição de material e equipamento militar?

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    2. Penso que este parágrafo é chave:

      O tratado, assinado em 1990, impõe um limite no número de tanques, veículos de combate, aviões e artilharia pesada que possam permanecer estacionados na Europa

      Parece que a Moldávia, quer abrir a porta e receber o que bem entender, dos seus aliados.

      Vamos ter que aguardar algum tempo até perceber quais as ideias que andam por ali.

      Diria que nada terá a haver com aumento de esforço militar ou aumento de produção.

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  4. A união europeia (ue) fabrica uma crise e depois aparece a fazer-se de vítima:

    - Ação da UE para fazer face à crise energética

    https://commission.europa.eu/strategy-and-policy/priorities-2019-2024/european-green-deal/eu-action-address-energy-crisis_pt

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    1. A Europa (os políticos europeus) tomaram uma série de opções energéticas perigosas.

      Agora e durante muito tempo, vamos ter que pagar por esses erros.

      E, claro, vamos fazer de vítimas, a alternativa era os europeus começarem a perguntar como é que chegámos aqui.

      E isso, é algo que os políticos europeus não querem.

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