quarta-feira, 12 de julho de 2023

Europa Financia A Rússia E Não É Pouco. E Há Mais...

 


Estes gigantes do Ártico estão bastante activos na Europa. E passado meio ano de 2023 já dá para ter uma ideia de evolução do consumo de energia russa no Continente.

A coisa é de tal maneira grande, que não dá para esconder, nem varrer para debaixo do tapete. A realidade é que estamos a receber GNL russo desde que a guerra começou em quantidades muito significativas. Dito de outra forma, é pensar quem está a pagar as despesas russas nesta guerra. Da Ucrânia toda a gente sabe. O que nem toda a gente sabe e porque a nossa imprensa e políticos não querem mostrar é quem está também a financiar o outro lado. E Portugal aparece na foto.

EU Received 300 Shipments of LNG from Russia Since Beginning of Ukraine War

EU countries, led by Belgium, France, and Spain, have imported Russian LNG representing approximately $20 billion in revenue, since the full-scale invasion of Ukraine. Data show the pace of deliveries from the Yamal LNG project in 2023 is on track to match and possibly surpass last year’s totals.

The flow of liquefied natural gas (LNG) produced in the Russian Arctic to Europe continues uninterrupted. Shipping data analyzed by HNN show that at the current rate of delivery, totals in 2023 may surpass the figures of 2022, which themselves were up 30 percent compared to 2021. Last year EU countries received around 90 percent of LNG produced at Novatek’s Yamal plant.

 



Deliveries in 2023 could surpass 2022

Last year’s trend continues in 2023. During the first six months – data current through June 12 –  of this year the pace of deliveries to Spain and especially Belgium has further accelerated, while supplies to France have declined slightly. 




[Link]

As importações da Espanha e Bélgica, caminham claramente para um maior consumo este ano, comparado com o ano passado e já tinha vindo a crescer em anos anteriores. Ou seja, por mais que se diga que a China e a Índia têm estado a suportar a economia russa. A Europa não lhes fica atrás.

Se antes, a maioria do seu gás vinha por gasodutos, agora vem de barco. Como já venho a dizer há algum tempo, a Europa está a financiar os dois lados da guerra. Tal é o tamanho dos nossos bolsos...

E a capacidade russa de entregar GNL vai aumentar em breve. Tal como já tenho alertado, a Rússia está a investir fortemente na sua expansão. E possivelmente já este ano vai receber mais embarcações, que são específicas para navegação em gelo.

Para isso estão dois estaleiros envolvidos. Um russo e um sul coreano, que apesar de todas as pressões, continua a construir para a Rússia, ou seja, não fornece apenas munições aos EUA. Afinal a Coreia do Sul "só" é o 3º maior importador de GNL do mundo...

Imagens de satélite do mês passado de ambos os estaleiros, mostram 7 navios classe Arc 7 de segunda geração em fase adiantada de construção.


Estaleiro sul coreano, 5 navios Arc 7 2ª geração


Estaleiro russo, 2 navios Arc 7 2ª geração


Esta nova geração de navios é mais potente, com optimização de estrutura e melhor adaptados à realidade dos quebra gelos nucleares para as situações mais complicadas. Não esquecer que estes navios já são quebra gelos por si, mas a rota que fazem é muito exigente, requerendo muitas vezes a ajuda de navios especialiazados.





A vantagem dos navios, é que ao contrário dos gasodutos, a energia pode ser desviada a qualquer momento. A energia pode ser enviada para a Europa, mas onde estão os maiores consumidores de GNL? Na Ásia, mas concretamente o Japão, China e Coreia do Sul ocupam os primeiro lugares da tabela. E como a imagem mostra...



A Rússia detém o gás, a capacidade de o transportar e a rota em pleno controlo russo.

E temos mais. A Rússia prepara-se para disponibilizar no mercado europeu ainda mais gás russo. Se o quisermos...

New LNG Storage Hub Set to Accelerate Flow of Russian Gas to Europe



A new transfer point for liquefied natural gas in waters adjacent to the Barents Sea will further expedite the delivery of Russian gas to Europe. The hub arrived this week after a 12,000 nautical mile journey from South Korea and will begin operations this summer.

Novatek’s first floating transfer hub for liquefied natural gas (LNG), Saam FSU, has arrived in the narrow inlet of Ura Guba in the Russian Arctic after a four-months journey under tow from Okpo, South Korea. The barge will optimize the export of Russian LNG to Europe. The company ordered the $748m barge three years ago from South Korean shipyard DSME. 

A second barge, Koryak FSU, will take up position off the coast of Kamchatka in the Far East later this year. The barges are more than twice the size of the large Arc7 LNG tankers, allowing it to temporarily store the LNG before it is reloaded onto non-ice capable gas carriers. 

The goal of this logistics network is to shorten the distance that specialized ice-capable LNG carriers need to travel. Instead of delivering their cargo all the way to Europe or Asia, the vessels will now be able to turn around just outside ice-covered waters near Murmansk and Kamchatka...

[Link]

Este navio é de grandes dimensões, 400 metros de cumprimento por 60 de largura. A sua capacidade é sensivelmente o dobro de um navio Arc 7. Com esta estratégia, a Rússia passa a entregar de forma mais acelerada a entrega de gás. Os seus barcos não vão perder tempo a navegar onde todos os outros podem, vão apenas fazer o trajecto para que foram desenhados, navegação no gelo. O restante trajecto será feito por navios GNL normais.

E curiosamente o primeiro é colocado para abastecer a Europa. Já este Verão. O que andará a passar nos bastidores e quem são os clientes...?


Pela imagem percebemos rapidamente que o mercado europeu é abastecido muito mais rapidamente que o asiático. Mas este mercado está em toda a sua rota, rodeada por países membros da NATO...

Ou seja, mais uma vez estará nas mãos da Europa, decidir se quer receber gás russo. Dado que são navios, ambos podem ser colocados na rota asiática, acelerando a entrega para estes lados.

A escolha é nossa.


A Rússia deixou de depender do mercado europeu.


Posts Relacionados:

Espanha Continua A Importar (Cada Vez Mais) Gás Russo

A Nova Frota Russa

A Nova Frota Russa II

Sines: Gás Americano Vs Gás Russo

GNL: Um Sucesso Para A Rússia. Uma Triste Figura Para A Europa

O Novo Caminho Marítimo Para A Índia



P.S. A Marinha Russa Aumenta

A frota do Mar Negro acabou de aumentar hoje. Mais um navio no activo. Mais um navio com capacidade de lançar mísseis de cruzeiro, os tais que acabaram no ano passado.

Com este navio, a Rússia aumenta a sua capacidade de ataque em 8 mísseis de cruzeiro. As salvas de mísseis crescem a olhos vistos e com mais a caminho.

E foi construido na Crimeia...

New Project 22800 fast attack craft commissioned into service with Russian Navy

The commissioning and flag-hoisting official ceremony was held July 12 at the B.E. Butoma Shipyard, in the city of Kerch for the Cyclone fast attack guided missile craft, the Ministry of Defense press office said.

The ceremony was held under the auspices of the Russian Navy’s Commander-in-Chief Admiral Nikolai Evmenov.

[Link]


P.S 2 A Força Aérea Russa Aumenta

Foi anunciado que este ano iria ser entregue 2 novos bombardeiros estratégicos, (Tu-160, os maiores do mundo) este ano. Pensava-se que a Rússia teria perdido a capacidade de construir novos aviões deste tipo. Parece que não.


No final deste ano, a Rússia terá uma capacidade muito maior de enviar salvas de mísseis de cruzeiro.

Toda esta capacidade não é para algo como a Ucrânia.

É para algo muito maior.


P.S 3 Mariupol

A Al Jazeera fez uma reportagem sobre Mariupol onde se vê a construção em curso..


O canal arrisca-se a ser banido do Continente Europeu, por espalhar desinformação. Os europeus não podem ver coisas destas na tv...


12 comentários:


  1. Banco do Canadá sobe a sua taxa de juro para 5%

    O Banco do Canadá subiu hoje a sua principal taxa de juro em 25 pontos base, para 5%, o nível mais alto desde março de 2001, face a uma inflação persistente.

    Esta foi a décima vez desde janeiro de 2022 que o banco central canadiano subiu as taxas de juro para controlar a inflação, que chegou a 8,1% em junho de 2022 e que em maio ficou em 3,4%...



    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/banco-do-canad%C3%A1-sobe-a-sua-taxa-de-juro-para-5/ar-AA1dM1ju?ocid=emmx&cvid=08710874c7c041b898bb98d55ec2a649&ei=81


    Semeámos ventos...

    ResponderEliminar
  2. FMI prevê recessão com inflação alta na Alemanha

    A economia alemã deverá registar em 2023 uma contração de 0,3% em simultâneo com uma inflação subjacente acima de 6%, segundo as previsões do Fundo Monetário Internacional publicadas esta segunda-feira...



    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/fmi-prev%C3%AA-recess%C3%A3o-com-infla%C3%A7%C3%A3o-alta-na-alemanha/ar-AA1dZihB?ocid=emmx&cvid=8cf79e0e975f4ace9dfe1d7bbc18b2dc&ei=8


    A coisa vai apertando aos poucos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comunicação social tem feito um bom trabalho para pintar a coisa o mais cor-de-rosa possível, mas duvido que os europeus estejam dispostos a passar fome em nome de "causas".

      Eliminar
    2. E as relações entre o líderes ocidentais e Zelensky nunca estiveram melhores:
      https://www.youtube.com/watch?v=_NYpGSZzonA

      Eliminar
    3. Para se conseguir fazer baixar a inflação na Alemanha para níveis normais os povos do sul da europa vão acabar esmagados pelos mais do que certos aumentos das taxas de juro. Daí achar que a fome entre nós vai ser uma questão de tempo. Os governos bem têm tentado disfarçar isto com medidas avulsas mas, em Sintra, a senhora Lagarde deixou o seu aviso bem claro quanto a futuros apoios sociais. Barril de pólvora já temos, rastilho também, só falta quem o acenda...

      Eliminar
    4. Sim, as coisas vão começar a apertar para os europeus.

      Que ainda não perceberam no molho de bróculos onde estamos enfiados.

      Eliminar

  3. África do Sul diz que prender Putin na cimeira dos BRICS seria uma "declaração de guerra"


    O Ministério dos Negócios Estrangeiros da África do Sul emitiu uma ordem que garante imunidade diplomática a todos os russos que participem na cimeira, abrindo assim caminho à ida de Putin...


    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/%C3%A1frica-do-sul-diz-que-prender-putin-na-cimeira-dos-brics-seria-uma-declara%C3%A7%C3%A3o-de-guerra/ar-AA1e27xv?ocid=emmx&cvid=76b88fdddca74796e7e936ad9dfccbb4&ei=5

    Não há dúvida que vai ser um dos acontecimentos do ano. Quer vá, quer não vá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida.
      Eu também acho que seria uma declaração de guerra...aliás...o proprio mandato de captura do ICC sobre um presidente qualquer no ativo, é igualmente uma declaração de guerra...
      Qualquer mandato deveria ser emitido para um ex-presidente, e nunca a um presidente em funções.
      Isto só demonstra a nulidade em que o próprio ICC se tornou, pelo que daqui para a frente, haverá concerteza paises a sairem da alçada do ICC ou simplesmente ignorar o que de lá vem.

      Eliminar
    2. Verdade.

      Entretanto agora saiu notícia que afinal não vai. Vamos a ver se será assim até chegar a altura.

      Seja como for, a publicidade que esta reunião está a ter a nível mundial é qualquer coisa...

      Eliminar
  4. Vinte países solicitaram a adesão ao grupo BRICS e há mais interessados

    “Vinte e dois países abordaram formalmente os países do BRICS para se tornarem membros de pleno direito do grupo, e há o mesmo número de países que informalmente pediram para se tornarem membros do BRICS”, disse o embaixador geral da África do Sul para a Ásia e o bloco, Anil Sooklal.



    https://www.msn.com/pt-pt/financas/noticias/vinte-pa%C3%ADses-solicitaram-a-ades%C3%A3o-ao-grupo-brics-e-h%C3%A1-mais-interessados/ar-AA1e88EX?ocid=emmx&cvid=3af7415a597b4d4d947d2be1b244fddc&ei=15#comments

    A cimeira deste ano...

    Vai ser qualquer coisa.

    ResponderEliminar

  5. Putin inaugura megaprojeto de gás natural liquefeito Arctic LNG 2

    O Presidente russo Vladimir Putin inaugurou hoje, em Murmansk, a primeira linha do Arctic LNG 2, um gigantesco projeto de gás natural liquefeito (GNL) no Ártico...

    O Arctic LNG 2 é um dos principais projetos na exploração planeada pela Rússia da "rota marítima do norte" que liga a Ásia à Europa.

    Moscovo espera que esta rota do Ártico, viabilizada graças ao aquecimento global e ao degelo, possa no futuro competir com o Canal de Suez no comércio de hidrocarbonetos.


    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/putin-inaugura-megaprojeto-de-g%C3%A1s-natural-liquefeito-arctic-lng-2/ar-AA1e8FgV?ocid=emmx&cvid=a609ae5794204ba98294f84e341986c4&ei=4#comments

    Os projectos continuam a aparecer e a serem concluídos...

    ResponderEliminar
  6. A EU está de rastos e como tu dizes vamos pagar caro !
    Não é só a guerra que está perdida mas , também a guerra económica !
    "Ukraine is importing diesel from Hungary and Turkey and growing more dependent on the supplies from these two countries, though they mainly process oil from Russia at their refineries, German newspaper Handelsblatt reported Monday, citing Ukrainian customs.
    The revelation highlights that as Ukraine is calling on countries to boycott Russia and after Europe severed its energy ties with it, the main party in the conflict, Kiev, is still using energy from Moscow.
    Companies that do not receive oil from Russia, meanwhile, are losing market share in Ukraine, the report revealed."

    ResponderEliminar