sábado, 16 de setembro de 2023

Guerras Energéticas: A Bomba Relógio Russa XIII

 


Os dados de Julho permitem ver uma acalmia significativa da inflação na Europa. Em Julho, a média da UE está nos 6.1, Portugal pouco acima dos 4% e deixamos de ter países no vermelho (acima dos 20%)



Os ingleses também estão no bom caminho, com a taxa abaixo dos 7%


Quanto à Rússia, ela tem estado a subir, já acima dos 5% em Agosto.




Agora, se a inflação tem acalmado, as taxa de juro têm estado a subir. No caso da Europa parece querer apontar para os 5%. Será que chegamos lá...?


BCE anuncia novo aumento das taxas de juro em 25 pontos base

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira uma nova subida das taxas de juro em 25 pontos base. O BCE informa que a taxa de facilidade de depósito subiu assim para 4%, a taxa de juro das principais operações de refinanciamento em 4,50%, e a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez em 4,75%. Esta é a décima subida consecutiva das taxas de juro, atingindo o valor mais alto da história da zona euro...

 O BCE prevê um aumento da inflação para 2023 e 2024 devido aos impactos dos preços da energia e dos alimentos...

[Link]



A Rússia também tem estado a subir as taxas, saltando agora para os 13%.




Outro dado que gosto de ir acompanhando são as reservas monetárias e o ouro. As reservas continuam perto dos valores máximos. Muito perto dos 600 mil milhões de dólares.



E o ouro, até estou surpreso, mas continuam a  acumular ouro, com uma pequena subida já depois de iniciada a guerra.




Ano e meio de guerra parece-me ser suficiente para pensar que a Rússia está a aguentar bem o embate económico  que lhe foi lançado. 

E com esta constatação, penso que teremos equacionar o passo provável seguinte. A Rússia vai lançar também ela um ataque económico à Europa em algo que somos muito frágeis. Na energia.

Estou convicto que no próximo post deste tema, as coisas vão começar a mudar um pouco. A subida das taxas de juro tem como objectivo combater a inflação, no entanto o preço da energia tem impacto (e muito) na inflação.

E para onde caminhamos? para o Inverno.

E o que tem estado a Rússia a fazer? A aumentar os preços da energia via OPEC+. O barril de petróleo já anda a rondar os 90 dólares e com tendência para subir. Ora, com os preços a subir, a inflação na Europa vai inverter a sua tendência de descida. E a mesma está com estes valores tão baixos devido aos massivos apoios governamentais para não passar para os europeus a verdadeira factura energética.

Mas tudo isto está para acabar, com Lagarde a exigir que se acabe com os apoios. A Europa não pode estar neste ritmo a injectar massivamente e simultaneamente na Ucrânia e nos preços da energia. É que já estamos há mais de ano e meio a esturricar dinheiro para que os europeus não percebam a gravidade da situação. Os euros não são infinitos.


Lagarde pede fim de apoios temporários, Costa quer alargar os que existem

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) insistiu na importância de os governos da Zona Euro reduzirem as medidas de apoio a empresas e famílias, à medida que a crise energética se for dissipando para reduzir as pressões inflacionistas. Mas, afinal, que medidas temporárias de apoio ainda vigoram em Portugal, depois do Covid e da resposta ao choque energético que resultou da invasão da Ucrânia?

Desde logo os apoios aos combustíveis...

[Link]

Lagarde sabe e a Rússia também. 

A Rússia vai começar a pôr o dedo na ferida energética europeia.

OPEC+ cuts to tighten oil market sharply in fourth quarter, IEA says

Oil output cuts which Saudi Arabia and Russia have extended to the end of 2023 will mean a substantial market deficit through the fourth quarter, the International Energy Agency (IEA) said on Wednesday, as it largely stuck by its estimates for demand growth this year and next.

OPEC and its allies, known as OPEC+, began limiting supplies in 2022 to bolster the market. This month, benchmark Brent crude breached $90 a barrel for the first time this year after OPEC+ leaders Saudi Arabia and Russia extended their combined 1.3 million barrel per day (bpd) cuts until the end of 2023.

[Link]


Curiosamente, aos poucos vai-se descobrindo as hipocrisias europeias, que se por um lado apoiam a Ucrânia, por outro, financiam a Rússia.

Se já se tinha descoberto que a Espanha andava a prevaricar, agora a situação ainda ficou  mais embaraçosa.

A Espanha tornou-se o segundo maior cliente de GNL russo logo a seguir à China! O segundo maior cliente da Rússia em GNL é um país europeu que apoia a Ucrânia e as sanções à Rússia!

Spanish imports of Russian gas rise 65% in July

Spain and Belgium are now the second and third-largest importers of Russian gas respectively.

Spain’s imports of Russian natural gas rose by 65% in July compared with the same month last year.  The country is now Russia’s second-largest customer behind China.

between January and July 2023, EU countries bought 22 million cubic metres of LNG, an increase of 40% since 2021. According to government data published on Friday, the share of Russian gas out of total imports in Spain rose to 28% in July. Ribera told Reuters there was no immediate plan to ban Russian gas, saying “there is this feeling of scarcity and fear”, which could prompt a spike in global prices...

[Link]

Mas as surpresas não ficam por aqui. Agora, mais um país foi apanhado com a boca na botija. Um país que tem gasodutos novos e directos que não quer usar, está a comprar petróleo russo através de intermediários, mais concretamente a Índia.

Sim, estou a falar da Alemanha! Nos primeiros 7 meses deste ano, houve um aumento de mais de 1000% (!!) .

Germany snapping up Indian fuels amid Russia sanctions

German imports of refined oil products from India soared in the first seven months of the year, official data showed Tuesday, much of which was likely made using crude oil from sanctions-hit Russia.

Germany bought 451 million euros' ($480 million) worth of Indian petroleum products between January and July.

That was an increase of more than 1,100 percent on the €37 million spent over the same period a year earlier, national statistics agency Destatis said...

[Link]


Estamos metidos numa alhada de todo o tamanho. E estou convencido que a Rússia vai começar atacar a economia europeia via energia muito em breve.

Nós os europeus vamos começar a ficar um pouco cansados com os sucessivos aumentos. É uma maçada, sem dúvida.

Mas ainda assim, duvido que algum europeu queira trocar a sua vidinha pela vidinha de um ucraniano.

E se os europeus escaparem incólume ao que aí vem, bem podem acender velinhas a algum santo.

Agora, os políticos europeus que nos meteram nesta alhada, não sei onde se irão conseguir esconder.



Post anterior:

[Guerras Energéticas: A Bomba Relógio Russa XII]




P.S Os IL-76

Para quem se recordar da situação do ataque com drones a um aeroporto no final do mês passado, que danificaram/destruiram uns 4:

Aeroporto russo atacado por drones. Espaço aéreo encerrado e quatro aviões destruídos

Quatro aviões de transporte militar russos foram destruídos.

"Como resultado do ataque do drone, quatro aviões Il-76 foram danificados. Houve um incêndio e dois aviões arderam em chamas", informou a Tass...

[Link]


Queria mostrar uma questão importante, de que se evita falar nas notícias.  A Rússia é um dos maiores produtores do mundo e estão a acelerar a sua produção.

São aviões de grandes dimensões como se pode ver pela imagem.




Mas neste momento a Rússia está a produzir um a cada dois meses deste modelo. E só estou a referir especificamente da produção deste modelo de avião. A Rússia está praticamente a funcionar numa escala de guerra.


Agora é imaginar esta situação replicada para aviões, navios, submarinos, mísseis...

Nas guerras perde-se material, mas a capacidade de reposição é um factor crítico. E a Rússia possui esse factor.

Tempos complicados nos esperam.

39 comentários:

  1. Shoigu mostra a Kim aviões estratégicos e mísseis hipersónicos Kinzhal

    O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, mostrou hoje ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, três aviões estratégicos russos e mísseis hipersónicos Kinzhal instalados num caça MiG-31I.

    A demonstração teve lugar durante a visita do dirigente norte-coreano ao aeródromo de Knevichi, em Primorye, no extremo oriente russo, segundo um comunicado do Ministério da Defesa da Rússia.

    Em Knevichi, Kim observou os bombardeiros estratégicos Tu-160, Tu-95MS e Tu-22M3. Os três aviões fazem parte da componente aérea das forças nucleares estratégicas russas, informou o mesmo departamento governamental...



    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/shoigu-mostra-a-kim-avi%C3%B5es-estrat%C3%A9gicos-e-m%C3%ADsseis-hipers%C3%B3nicos-kinzhal/ar-AA1gNAvG?ocid=emmx&cvid=81c2e70f27384cf1a43ded46cf5cad88&ei=51

    Apesar de canais russos estarem barrados para não sermos contaminados, a "propaganda" continua a chegar de outra forma.

    Acabamos por ir vendo aos poucos o arsenal russo e as fábricas a funcionar.

    A imprensa esquece-se que assim fica difícil convencer alguém que eles combatem com pás e tanques dos anos 50...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porque mostraram eles os mísseis hipersónicos?

      Porque podem.

      Outros estão assim:

      US Army Cancels Flight Test of Long-Range Hypersonic Weapon

      The US scrapped a test on Wednesday of what’s meant to be the Army’s first hypersonic missile in its arsenal, a setback as the US looks to catch up with China for a crucial weapon of the future.

      “The department planned to conduct a flight test at the Cape Canaveral Space Force Station, Florida to inform our hypersonic technology development but as a result of pre-flight checks the test did not occur,” the Defense Department said in a statement to Bloomberg News, referring to the Long-Range Hypersonic Weapon...

      ...The US Defense Intelligence Agency said in March that China was in the lead as far as developing hypersonic weapons, which can fly fast and low and may carry nuclear warheads...

      ..“The Army has experienced a number of test delays and ‘no-tests’ since 2021,” according to a Congressional Research Service report...



      https://www.bloomberg.com/news/articles/2023-09-07/us-army-cancels-flight-test-of-long-range-hypersonic-weapon#xj4y7vzkg


      Como toda a gente sabe, quem está à frente nas capacidades hipersónicas, é a China.

      O incómodo é tal, que parecem estar em estado de negação.

      Nunca um país que luta com pás e tanques dos anos 50 sem chips, poderá estar relacionado com esta matéria.

      Eliminar

  2. Hungria e Polónia prolongam restrições a importação de cereais ucranianos


    A Hungria e a Polónia decidiram hoje prolongar de forma unilateral a proibição de importar cereais ucranianos, desafiando a Comissão Europeia, que tinha anunciado pouco antes o fim dessas restrições...


    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/hungria-e-polonia-prolongam-restricoes-a-importacao-de-cereais-ucranianos


    E andamos nós todos escandalizados porque a Rússia suspendeu o acordo de cereais.

    Será que o resto do mundo não tem olhos para ver a nossa hipocrisia...?

    A imagem que damos...

    ResponderEliminar
  3. Ucrânia: dois cargueiros civis atracaram num porto ucraniano para carregar cereais

    O chefe do Governo da Ucrânia, Olexander Kubrakov, informou no sábado que dois navios cargueiros civis atracaram num porto ucraniano no Mar Negro, sendo a primeira vez que isso aconteceu desde que a Rússia fechou o acordo dos cereais.


    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/ucr%C3%A2nia-dois-cargueiros-civis-atracaram-num-porto-ucraniano-para-carregar-cereais/ar-AA1gQ1Qc?ocid=emmx&cvid=17a1314caea54feaa50ce66aedd2b10d&ei=40

    Interessante.

    Porque não foram os navios interceptados?

    O diabo está sempre nos pormenores...

    ResponderEliminar
  4. https://www.youtube.com/watch?v=gSQ243i6uAo

    Mariupol.

    Custa a acreditar que um pouco mais acima está em curso uma guerra brutal.

    Quando vou vendo os vídeos que vão aparecendo no youtube, vou constatando que estas terras definitivamente não vão voltar para a Ucrânia.

    Entraram na Rússia para ficar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sigo este canal do Youtube há vários meses e é impressionante o ritmo de novas construções e recuperações de prédios e infraestruturas afetados pelo conflito. Não é de estranhar a adesão da população da cidade à nova realidade.
      Entraram mesmo para ficar.

      Eliminar
    2. E os ucranianos também estarão a ver. Uns com sentimento positivo e outros negativo.

      Mas ambos vão pensar no mesmo. Aquela terra não tem volta para a Ucrânia.

      Eliminar
  5. Como neste post falei nos aviões IL-76, um pormenor interessante:

    Rússia envia médicos e ajuda humanitária para a Líbia

    A Rússia anunciou, este domingo, ter enviado 35 especialistas em emergência médica e ajuda humanitária para o leste da Líbia, região atingida por inundações sem precedentes há quase uma semana.

    "O terceiro avião do ministério com médicos especialistas (...) aterrou na Líbia. Cerca de 35 funcionários do Ministério russo das Situações de Emergência prestarão assistência médica à população afetada pelas inundações", declarou o Ministério em comunicado.

    A Rússia enviou também um hospital móvel com blocos operatórios e uma unidade de cuidados intensivos...



    https://www.jn.pt/5063243364/russia-envia-medicos-e-ajuda-humanitaria-para-a-libia/


    A Rússia demonstra capacidade de mostrar a sua bandeira, enviando aviões do mesmo modelo para a Líbia para ajuda humanitária.

    A Rússia com isto demonstra que o pode fazer e faz.

    E o gesto é anotado pelos países africanos.

    A Europa...

    Fiquei algo curioso sobre que rota de voo, fez a Rússia para enviar estes aviões. Pela Turquia, membro da NATO...?

    Seria interessante saber.

    ResponderEliminar
  6. Evidence suggests errant Ukrainian missile hit busy market

    Evidence suggests a deadly explosion at a busy market in the eastern Ukrainian city of Kostiantynivka this month was caused by an errant missile fired by Ukraine, the New York Times reported on Tuesday.

    Ukraine has said the Sept. 6 blast, which killed at least 16 people, was caused by a Russian missile.

    "Evidence collected and analyzed by The New York Times, including missile fragments, satellite imagery, witness accounts and social media posts, strongly suggests the catastrophic strike was the result of an errant Ukrainian air defense missile fired by a Buk launch system," the newspaper reported...



    https://www.reuters.com/world/europe/evidence-suggests-errant-ukrainian-missile-caused-market-deaths-new-york-times-2023-09-19/


    Estou deveras surpreendido ver notícias sobre isto na comunicação social.

    O que se estará a passar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! O timing da notícia (Zelensky a discursar na ONU) acrescenta ainda mais mistério ao que se vai passando nos bastidores... Estará a narrativa ocidental a caminhar na direcção da verdade para forçar Kiev a moderar os seus (irrealistas) objectivos militares a fim de enveredarem pela via diplomática?
      Mesmo que sim, creio ser já tarde de mais.

      Eliminar
    2. Realmente não sei o que se estará a passar nos bastidores.

      Mas uma coisa diria.

      A via diplomática não será possível, enquanto os EUA e Rússia não negociarem o que poderá ou não ser colocado em território europeu.

      As bases estratégicas na Polónia e Roménia estão no mesmo sítio.

      Ou seja, todos sabem que mesmo que amanhã a coisa parasse na Ucrânia, a Rússia iria retomar os tópicos que lançou no seu ultimato de 2021.

      E os EUA querem evitar esse tema. Principalmente porque para 2024 temos eleições...

      Eliminar
    3. Concordo.
      Eu neste momento, não creio que a Russia aceitará um "congelar" do conflito, a meu ver, se o fizer será o maior erro que irá cometer...depois do que se viu com os acordos de Minsk...onde foram enganados á força toda e ainda por cima os politicios que vieram a publico bajularem-se que tinham enganado os Russos...se aceitarem qualquer coisa que não resolva o problema de fundo...estão lixados a perpetuar esta guerra.

      Eliminar

  7. Burkina Faso’s parliament greenlights deployment of troops to Niger


    The parliament in Burkina Faso authorized Tuesday September 19 plans by the transitional leader Captain Ibrahim Traore to send troops to neighboring Niger facing a looming foreign military intervention to restore deposed leader Mohamed Bazoum.

    All the 71 lawmakers voted in favor of the proposal. The contingent will have a three-month renewable mandate starting from date of deployment or the beginning of regional bloc Economic Community of West African States (ECOWAS)’s intervention...



    https://northafricapost.com/71415-burkina-fasos-parliament-greenlights-deployment-of-troops-to-niger.html


    Esta matéria não está esquecida e ao que sei o embaixador francês continua enfiado na embaixada.

    Portanto isto caminha para uma situação complicada e a piorar a cada dia que passa.

    ResponderEliminar

  8. Veículo com forças de paz russas atacado em Nagorno-Karabakh. Kremlin diz que há militares mortos


    Um veículo que transportava militares das forças de manutenção de paz russas no Nagorno-Karabakh, no Azerbaijão, terá sido atacado, esta quarta-feira. Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, pode haver militares mortos...



    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/veiculo-com-forcas-de-paz-russas-atacado-em-nagorno-karabakh-kremlin-diz-que-ha-militares-mortos

    Alguém está a querer arranjar confusão com a Rússia. E não acredito que o Azerbaijão ou separatistas estejam interessados nisto.

    Vamos ver o que irá aparecer nos próximos dias.

    ResponderEliminar

  9. Polónia não vai fornecer mais armas à Ucrânia


    A Polónia vai deixar de fornecer armas à Ucrânia para se concentrar na sua própria defesa, disse, esta quarta-feira, o primeiro-ministro polaco, poucas horas depois de Varsóvia ter convocado o embaixador de Kiev. Isto numa altura em que sobe a tensão entre os dois países após a proibição da Polónia às importações de cereais ucranianos.


    https://www.dn.pt/internacional/polonia-nao-vai-fornecer-mais-armas-a-ucrania-17058594.html


    Tão amigos que nós eramos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho sérias dúvidas que os EUA permitam isto. Penso que seja fogo de vista. Eles podem realmente não gostar uns dos outros, mas a Polónia quer o apoio da Nato para poder ter algum tipo de vantagem perante a Rússia. Mas, só o tempo o dirá.

      Eliminar
    2. O maior problema aqui é dar o pontapé de saída para a criação de fissuras entre aliados.

      A imagem de coesão está a tremelicar.

      Eliminar
  10. Rússia avança com proibição temporária da exportação de diesel: preços na Europa disparam face ao receio de escassez mundial

    A Rússia avançou, esta quinta-feira, com a proibição temporária da exportação de diesel, o que fez disparar os preços europeus. A Rússia é a maior exportadora mundial de combustível do tipo diesel, ligeiramente à frente dos Estados Unidos, segundo dados da Vortexa, revelou o site ‘Bloomberg’ – Moscovo exportou mais de um milhão de barris por dia até meados de setembro deste ano, com a Turquia, Brasil e Arábia Saudita como os principais destinos. 7

    A proibição, que é extensível também para a gasolina, entrou hoje em vigor e não tem data final, conforme se lia no decreto governamental.


    https://executivedigest.sapo.pt/noticias/russia-avanca-com-proibicao-temporaria-da-exportacao-de-diesel-precos-na-europa-disparam-face-ao-receio-de-escassez-mundial/


    Isto pode ser algo grande.

    Algo a acompanhar de perto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproxima-se o inverno a guerra está ganha os indícios estão por todo o lado( Odessa e Kharkov são os próximos alvos .) . Ainda falta saber o que é a Rússia quer verdadeiramente .

      Eliminar
    2. A Rússia quer a capitulação o quanto antes. E depois ditar as condições que vão ser duras.

      Quanto à Europa...

      Vamos ter um problema potencialmente mais perigoso. Não sei como é que a Rússia vai querer fazer a coisa.

      Eliminar
  11. Bom...neste momento, a Russia pode continuar o aperto económico à Europa...ainda tem muito por onde apertar. Se continuar a faze-lo lentamente, e sem pressas de obter resultados rápidos, a Europa estará mais que enterrada...
    faz-me lembrar a história do sapo numa panela em lume brando...não salta de lá para fora...deixa-se ficar...e depois já é tarde...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho um post com o título "Em Lume Brando".

      E sim o aperto vai continuar. Lentamente.

      É essa a minha percepção e daí estas sequências de posts.

      Eliminar
    2. E será bem merecido! Infelizmente!
      A Europa suicidou-se… sem saber (?).
      Os USA renovam o seu stock de armamento enquanto destroem a economia europeia, eliminando assim um concorrente…
      Mas nada é assim tão simples e, como são traidores e ignorantes, saiu-lhes o tiro pela culatra…

      Eliminar
    3. Os EUA renovam o seu stock, mas há um problema.

      A Ucrânia não vai pagar pelo armamento. E os europeus também não.

      Mais tarde ou mais cedo, vão começar a discutir sobre quem paga o quê.

      E os EUA são aversos a pagar a certa altura.

      Eliminar
  12. Banco central turco sobe taxa de juro para 30%

    O banco central turco subiu hoje a sua principal taxa de juro em cinco pontos percentuais, para 30%, o quarto aumento consecutivo desde a nomeação da atual governadora, Hafize Gaye Erkan, em junho.

    A subida de 25% para 30%, o nível mais elevado desde 2003, era um movimento esperado pelos mercados, com a inflação homóloga a atingir 59%.


    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/banco-central-turco-sobe-taxa-de-juro-para-30/ar-AA1h330j?ocid=emmx&cvid=ef0edc49005546f2a11ab82f2497b41e&ei=21

    Erdogan vai ficar muito limitado nas suas opções.

    ResponderEliminar
  13. Macron anuncia retirada de tropas e de embaixador francês do Níger

    O Presidente francês anunciou que o embaixador Sylvain Itté e os restantes diplomatas voltarão nas próximas horas ao país, após ter acusado a junta militar de os manter reféns desde o golpe de Estado.

    No mesmo dia em que a junta militar do Níger interditou o espaço aéreo à aviação francesa, Emmanuel Macron anunciou a retirada das suas tropas e do embaixador francês do país que sofreu um golpe de Estado a 26 de julho.

    Macron acrescentou ainda que não será apenas Sylvain Itté a abandonar o país, agora comandado pelo general Abdourahamane Tiani. Com o anúncio do “fim da cooperação militar” entre França e Níger, o Presidente comunicou também que os 1.500 soldados franceses “partirão nas próximas semanas e meses” e que a retirada total acontecerá “no final do ano”...


    https://observador.pt/2023/09/24/macron-anuncia-retirada-de-tropas-e-de-embaixador-frances-do-niger/


    Pois, afinal a conversa de que o embaixador não sairia, não passou disso mesmo.

    Como é que na situação em que estavam as coisas, poderia o embaixador ficar muito tempo por ali.

    Bom e temos também a questão da base americana que está no país.

    Possivelmente em 2024, não haverá nem franceses nem americanos.

    E se calhar após saída deles, suspeito que será retomado o fornecimento de combustível nuclear, mas com novas regras.

    Aguardemos.

    ResponderEliminar
  14. Novo relatório da JP Morgan coloca a Rússia no topo relativamente ao índice de compra (não sei bem traduzir xd)
    https://www.pmi.spglobal.com/Public/Home/PressRelease/b7141fc969fc4475bd6e1e2d4e16609e

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tinha visto. Informação pertinente.

      Obrigado pelo link.

      Eliminar
    2. Ora essa!

      Andrei Martyanov, do blog "Reminiscence of the Future" fez um vídeos intitulado "Economics 101" onde mostra os maiores produtores de matérias primas e as maiores indústrias mundiais... Os EUA não estão assim tão bem classificados em muitos índices. Já a China, Índia e Rússia... BRICS domina por completo a transformação industrial.

      Eliminar
    3. O vídeo
      https://www.youtube.com/watch?v=eEvG4zQ12QI

      Eliminar
    4. Ah, sim. Também conheço. Tem informação interessante.

      Eliminar
  15. US shoots down Turkish drone over Syria

    The Pentagon says United States warplanes have shot down a Turkish drone, which was deemed a threat to its forces in Syria, in an incident that might raise tensions between the NATO allies...


    https://www.aljazeera.com/news/2023/10/6/us-shoots-down-turkeys-drone-over-syria-after-strikes-near-hasakeh


    Incrível.

    Quem haveria de dizer que os EUA iriam abater um drone de um aliado e membro da NATO.

    E que tem bombas nucleares americanas armazenadas.

    Tempos estes.

    ResponderEliminar
  16. Há por aí gente de uma certa pseudo-esquerda que está absolutamente furiosa com a vitória de Robert Fico na Eslováquia. António Costa, o nosso "iluminado" PM ao serviço de interesses estrangeiros, até já se deu ao trabalho de escrever uma carta ao Presidente dos socialistas europeus, a pedir a expulsão do partido político de Robert Fico - a Direcção Social-Democracia (SMER-SSD) - caso este mantenha a sua "retórica anti-Ucrânia" e a alegada "linha pró-russa". A provável coligação do SMER-SSD com um partido da também alegada "extrema-direita", é outro pecado capital para estes socialistas bem-pensantes.

    Estamos bem entregues nesta Europa. Que não restem dúvidas. Quem defende o seu interesse nacional e se recusa a ser um mero sabujo de Washington, é hoje imediatamente rotulado de "pró-russo". Por sua vez, seguir políticas pragmáticas e aliadas da paz, dão direito ao rótulo de ser de "extrema-direita" e "anti-Ucrânia".

    Desejo toda a sorte do Mundo a Robert Fico e ao povo da Eslováquia. Eles bem que precisam, no meio do ninho de víboras e traidores em que se transformou a Europa...

    ResponderEliminar
  17. Belgium to send “several” F-16s to Ukraine starting in 2025

    The exact number of F-16 fighter jets remains unspecified, however it will “depend on the ramp-up of our [Belgian] new F-35 capability”



    https://euromaidanpress.com/2023/10/11/belgium-to-send-several-f-16s-to-ukraine-starting-in-2025/


    Isto é o mesmo que dizer que não estão minimamente interessados em enviar os F-16.

    Parece que o tema Ucrânia, vai começar a ser um tema desconfortável daqui para a frente.

    O problema é que estamos muito longe do fim e ainda mais longe do resultado desejado pela Ucrânia e aliados.

    ResponderEliminar
  18. Marraquexe, Marrocos, 11 out 2023 (Lusa) - O economista-chefe do Banco Mundial disse hoje que a permanência das taxas de juro "mais altas durante mais tempo" pode empurrar os países mais pobres para a bancarrota, à semelhança do que aconteceu nos anos 70.

    Estamos entregues à bicharada. Mais um prego para o caixão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Já está tudo a ver que estamos enfiados num belo molho de bróculos.

      E vamos a ver como vai ser este Inverno em termos energéticos, que vai ser um empurrão à inflação que por sua vez vai afectar as taxas de juro.

      Eliminar

  19. Eslováquia vai ter Governo de coligação com extrema-direita e quer afastar-se da Ucrânia


    O líder dos populistas eslovacos, Robert Fico, vencedor das eleições legislativas de 30 de setembro, anunciou hoje um acordo com a extrema-direita e com um partido de esquerda para a criação de uma coligação governamental.

    Segundo analistas, o Governo que resultará desta coligação deverá mudar radicalmente a política externa da Eslováquia, uma vez que Robert Fico, que irá ocupar o cargo de primeiro-ministro pela quarta vez, já admitiu querer acabar com o apoio militar à Ucrânia...



    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/mundo/eslov%C3%A1quia-vai-ter-governo-de-coliga%C3%A7%C3%A3o-com-extrema-direita-e-quer-afastar-se-da-ucr%C3%A2nia/ar-AA1i2FkZ?ocid=emmx&cvid=8fdd548965f84983b8cbe533a07ab840&ei=29#comments


    Mais uma bomba pronta a rebentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez não! Populistas + Extrema direita + Esquerda.
      Talvez esta salgalhada abra o caminho para a inversão da tendência e seja a pedra no charco que provoque o desmoronar do castelo de cartas da UE.

      Para quando o seu próximo post? Nota-se a faltar.
      m.c.g.

      Eliminar
    2. É verdade. Estou em falta estou. Tenho que tratar disso, até porque tenho uns tantos alinhavados com temas que acho pertinentes.

      Eliminar