A visita de Putin aos EAU e Arábia Saudita teve vários tipos de recados para o mundo. A visita aconteceu quando estava a decorrer uma cimeira no país, a COP 28, onde delegações de quase todos os países estiveram presentes.
Contam-se pelos dedos os países e aviões que possuem capacidade de realizar uma viagem de mais de 2000 kms armados, prontos para combate e sem reabastecimento.
A Rússia é um desses países, o SU-35 um desses aviões.
A viagem é surpreendente tanto nestes aspectos como noutros. Acho que é inédito o sobrevoo de outros países por uma escolta armada. Não me recordo de tal acontecimento. E ao que tudo indica, usaram o espaço aéreo de 3 países, Azerbaijão, Irão e claro, os Emiratos.
E ao chegarem aos Emiratos, fazem um voo de formação. Armados. Por cima de um país, onde estão delegações de mais de uma centena de países.
Que fazem eles? anunciam a chegada de Putin.
Por exemplo, para o caso do presidente da Alemanha, a recepção foi ligeiramente diferente.
Germany's Steinmeier left waiting on tarmac in Qatar
Standing with arms folded at the doors of the airplane was probably not how German President Frank-Walter Steinmeier thought he would spend almost 30 minutes of his official three-hour visit to Doha...
Foi no Qatar, mas não deixa de ser uma humilhação de monta.
Para percebermos como a Europa, o jardim de Borrell, começa a ser visto lá fora.
De seguida segue para a Arábia Saudita. Uma vez mais é escoltado pelos SU-35 e continuam armados. Mais um país que permite a coisa.
De notar que a saída é à noite e três dos SU-35 levantam em simultâneo. Tudo isto é uma mensagem de poder e de capacidade que não está a ser só transmitida à Arábia Saudita e Emiratos, é uma mensagem para o mundo inteiro.
Deixo aqui alguns registos de fotos e videos.
Bem, esta viagem, que tem muitas perspectivas de serem analisadas, acabou por ser também uma demonstração das capacidades do SU-35. Á vista de toda a gente e que pelos vistos será o avião que o Irão irá receber.
Os recados estão a ser dados, espero que exista gente do nosso lado que os perceba.
Porque a seguir à Ucrânia, o tema será a Europa.
Ou seja, nós.
Post anterior:
Sukhoi SU-35 - Muito Mais Que Um Avião
Fortes laços entre China e Rússia são "escolha estratégica", clama Xi Jinping
ResponderEliminar“Manter e desenvolver as relações entre a China e a Rússia é uma escolha estratégica feita por ambas as partes, com base nos interesses fundamentais dos nossos povos”, afirmou Xi Jinping durante uma reunião com o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishoustin, em Pequim.
O presidente chinês defende que os dois países devem “ampliar constantemente os efeitos positivos dos laços políticos de alto nível” e “aprofundar a cooperação nos domínios da economia, comércio, energia, conetividade e outros setores”...
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/fortes-la%C3%A7os-entre-china-e-r%C3%BAssia-s%C3%A3o-escolha-estrat%C3%A9gica-clama-xi-jinping/ar-AA1lMtjZ?ocid=msedgntp&cvid=7dd6c2f766564870a17b5c36aadb46c5&ei=10
Ainda continua muita gente em estado de negação sobre a verdadeira parceria estratégica que estes dois países estão a fazer.
Vai haver um acordar muito duro um dia destes.
ResponderEliminarBoeing plane departs from closed Kyiv airport on technical flight
Ukrainian officials have been discussing the possibility of reopening Boryspil International Airport, closed for war reasons, President Volodymyr Zelenskiy said on Tuesday after A Boeing (BA.N) 777-300 operated by local airline Skyline Express took off from the airport with no passengers or cargo on board.
The so-called "technical flight" was a sign the infrastructure remains in working condition and safety can be granted despite constant Russian air attacks...
https://www.reuters.com/world/europe/boeing-plane-departs-closed-kyiv-airport-technical-flight-2023-12-19/
Absolutamente inacreditável.
Que os ucranianos queiram fazer uma tirada destas, estão à vontade.
Agora, quem é que vai embarcar numa aventura destas de fazer voos civis para um país em guerra com o espaço aéreo fechado...?
Já o fizeram no passado algo semelhante. Que acabou com um MH-17 que todos conhecemos.
Agora será difícil arranjar países que se metam numa nova proeza destas.
Acho...
ResponderEliminarUcranianos no estrangeiro vão ser "convidados" a combater: "Ainda estamos a pensar no que fazer se não vierem voluntariamente"
A Ucrânia planeia "convidar" os ucranianos que residem no estrangeiro a aliarem-se no próximo ano às tropas de Volodymyr Zelensky na guerra contra a Rússia. Só que aqueles que não comparecerem de livre vontade nos gabinetes de recrutamento podem ser sancionados.
Numa entrevista à Welt TV esta quinta-feira, o ministro da Defesa ucraniano Rustem Umerov, explica que vão ser chamados cidadãos entre os 25 e 60 anos que estejam aptos para o serviço militar. "Ainda estamos a pensar no que fazer se não vierem voluntariamente."...
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/ucranianos-no-estrangeiro-v%C3%A3o-ser-convidados-a-combater-ainda-estamos-a-pensar-no-que-fazer-se-n%C3%A3o-vierem-voluntariamente/ar-AA1lQxpW?ocid=msedgntp&cvid=6b58d91b17a64793e813c41586aa54a6&ei=33
A coisa está a correr bem...
E será que a Europa irá a começar a perseguir e caçar ucranianos que fugiram da guerra...?
A ver o que 2024 nos reserva...
Obrigado,
ResponderEliminarUm Bom Natal também para si e sua família.
Quanto a novas contas, confesso que tenho este blogue e chega-me.
Este blogue é quase um registo de pensamentos pessoal que está a ser partilhado para quem quiser ver.
E a brincar a brincar, quase a fazer 15 anos.
Últimos militares franceses deixaram o Níger
ResponderEliminarO anúncio foi feito pelo exército nigerino durante uma cerimónia em Niamey, esta sexta-feira: os últimos soldados franceses destacados no Níger deixaram o país na manhã. É o ponto final da presença da força francesa neste Estado ...
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/mundo/%C3%BAltimos-militares-franceses-deixaram-o-n%C3%ADger/ar-AA1lTNoM?ocid=msedgntp&cvid=c9884e95036846da9181a11828e27c71&ei=45
França acaba de sair do maior fornecedor de urânio da Europa.
https://portugueseman.blogspot.com/2023/08/europa-uma-questao-nuclear.html
Temos agora a questão dos americanos. Que também foram "convidados" a sair.
Grande mudanças em curso.