quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Guerras Energéticas: A Bomba Relógio Russa IV

 


A situação piora a cada dia que passa. Mais alguns updates sobre este tema:


UK inflation hits new 40-year high of 10.1% as food and energy price surge continues

LONDON — U.K. inflation rose to another 40-year high in July as spiraling food and energy prices continued to intensify the country’s historic squeeze on households.

The consumer price index rose 10.1% annually, according to estimates published by the Office for National Statistics on Wednesday, above a Reuters consensus forecast of 9.8% and up from 9.4% in June...

[Link]


Penalizada pelo gás russo, Uniper perde 12,4 mil milhões de euros no primeiro semestre

A energética alemã Uniper contabilizou um prejuízo superior a 12 mil milhões de euros no primeiro semestre, em grande medida devido aos cortes no acesso ao gás russo

A Uniper, empresa energética alemã que em julho assegurou ajudas públicas de 15 mil milhões de euros, publicou esta quarta-feira as contas do primeiro semestre, revelando um prejuízo, no período de janeiro a junho, de 12,4 mil milhões de euros, que compara com perdas de 20 milhões no período homólogo.

[Link]

 


Querida energia, a conta na fundição aumenta 520% ​​em um ano

De 17 mil a 108 mil euros. Um aumento de mais de 520% . Pode parecer improvável, mas é o que dizem os dois projetos de lei, o primeiro em julho de 2021 e o segundo em julho de 2022, da fundição de latão Unifond em Concesio .

Como se pode ver na fotografia da fatura, face a um consumo ligeiramente superior, 175 mil kWh em 2021 e 185 mil kWh em 2022, o aumento, provocado pela energia cara que está a afetar tanto as empresas como as famílias, tem sido vertiginoso. Passou de 17.399 para 108.466 euros.

«Esta é a fatura mais alta de sempre - diz Aldo Arici, único administrador da empresa -. E entre outras coisas, o novo decreto nem sequer prevê o pagamento em prestações, tendo em conta que no mês de agosto faturamos 0 euros. Outro facto: em agosto, mantendo os fornos no mínimo , simulámos que aos custos atuais ainda teremos uma fatura de 35.000 euros ».

[link]

Este último é muito interessante. É aquilo que já venho a chamar atenção desde o ano passado. Os aumentos brutais não foram sendo passado para os consumidores por opções políticas, mas não é possível esconder por muito mais tempo, sem haver um rombo nas finanças dos países.

As fábricas na Europa vão parar ou por falta de gás, ou pelo mesmo ser caro demais. E depois temos a questão do gás para consumo doméstico.

E esta questão vai ser já neste Inverno. A bomba vai rebentar. Vem aí tempos complicados para nós europeus.

E enquanto isto na Rússia...

Russia ministry says economic slump less severe than feared

Russia’s economy will contract less than expected and inflation will not be as high as projected three months ago, economy ministry forecasts showed, suggesting the economy is dealing with sanctions better than initially feared...

... The Russian gross domestic product (GDP) will shrink 4.2 percent this year, and real disposable incomes will fall 2.8 percent compared with 7.8 percent and 6.8 percent declines, respectively, seen three months ago...


[Link]

Esta imagem que aparece no artigo é também útil para nos fazer recordar que há muita gente no mundo e que não está a aplicar sanções à Rússia.

Aquela mensagem que passam tantas vezes de uma Rússia isolada...

Não é bem assim.

Isto não nos vai correr bem.


Artigos anteriores:

Guerras Energéticas: A Bomba Relógio Russa
Guerras Energéticas: A Bomba Relógio Russa II
Guerras Energéticas: A Bomba Relógio Russa III

2 comentários:

  1. O Presidente da Endesa, diz que o preço da eletricidade vai aumentar 40% .....Depois foi um silêncio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se aumentar apenas 40%, diria que será um milagre. Alguém terá que pagar a diferença. De uma forma ou de outra vamos ter que pagar.

      Eliminar