Este blogue dedica-se principalmente ao conflito energético entre potências, com incidência especial num possível confronto entre os dois maiores consumidores, EUA e China. Destaca também o declínio económico dos EUA, respectiva perda de influência a nível mundial e também a ascensão dos BRIC, especialmente a Rússia.
sexta-feira, 11 de novembro de 2022
Mariupol e Ponte Da Crimeia
Este post é mais um update sobre o que anda a fazer a Rússia nos novos territórios e a sua capacidade de resposta, numa altura em que está em guerra com a Ucrânia e Ocidente.
Considero este tipo de informação bastante importante, mas que não é fácil de encontrá-la e pensar então em vê-la referida em algum canal ocidental...
Enfim, é a democracia que temos.
Nestes novos vídeos, dá para perceber que a construção/reparação é maior do que me pareceu em videos anteriores.
Aqui temos também a inauguração de serviços de emergência.
Parece-me que a Rússia está a levar bastante a sério sobre o que fazer nos novos territórios. Isto exige, recursos, dinheiro, tempo e não está a fazê-lo depois da guerra acabar. A reconstrução/reparação está em simultâneo com a guerra em curso.
E na ponte da Crimeia? o que andam a fazer depois que foi alvo de sabotagem? Esta ponte, é a maior ponte da Europa, tendo destronado a nossa Vasco da Gama desse posto.
A nível de curiosidade a Ponte da Vasco da Gama demorou sensivelmente 3 anos a ser construida.
A Ponte da Crimeia demorou mais ou menos 2 anos. É maior, e tem ferrovia. Ainda me lembro bem de quando começou de que muita gente duvidava da capacidade de construção da Rússia para fazer uma obra destas.
E agora muita gente duvida da capacidade de reparação, pois o país está debaixo de sanções, numa guerra, reservas monetárias congeladas, etc, etc.
A ponte a 8 de Outubro sofreu a explosão que todos sabemos. Um mês depois, vemos uma coisa destas:
Tenho pena de não ter encontrado nenhum artigo, analisado por quem sabe destas coisas e avaliasse o que a Rússia está a conseguir fazer um mês depois de uma explosão daquelas.
Porque parece-me que a Rússia está a demonstrar uma supreendente capacidade de resposta e de engenharia para reparar a ponte.
Pretendo ir acompanhando estas situações, pois para mim é informação muito pertinente e equaciono em ir colocando aqui no blogue.
P.S. Como já tenho indicado, cada vez "ouço" mais indícios de que as fábricas estão a funcionar 24/7 com 3 turnos e muitas estão a acelerar a produção.
Informação interessante, obrigado.
ResponderEliminar