Esta questão que está a crescer no Niger, tem um potencial enorme para colocar a Europa numa extrema delicada situação a nível energético.
Os franceses estão de "saída" de vários países africanos. O que significa que a sua eficácia de influenciar o rumo de alguns países neste continente está posta em causa.
E que significa a perda do Níger para a Europa? Um problema nuclear. Um problema energético.
Quem são os maiores fornecedores de Urânio da UE?
- Níger
- Cazaquistão
- Rússia
Todos forneciam mais de 2000 toneladas de urânio.
Já dá para perceber o pânico instalado em Bruxelas.
Para reduzir a dependência de um fornecedor como a Rússia, necessita de um grande esforço extra.
Ora, o Cazaquistão está enfiado na Ásia Central, onde a Rússia tem um factor de influência enorme.
O Níger, que é o maior fornecedor da UE está comprometido. E agora começa o braço de ferro para ver para que lado vai tender.
União Africana dá 15 dias aos militares golpistas do Níger para reporem a ordem constitucional
União Africana dá 15 dias aos militares golpistas do Níger para reporem a ordem constitucional
Principal organização do continente marcou uma cimeira extraordinária de chefes de Estado e de governo para este domingo. União Europeia suspendeu cooperação com o Níger...
Mas alguns dos países vizinhos não são da mesma opinão.
Mali, Burkina Faso, Guinea distance from ECOWAS wielding intervention threat in Niger
Burkina Faso, Mali and Guinea dealt a blow to the Economic Community of West African States (ECOWAS) after they threw their support behind the junta in power in Niger despite the regional community’s threat for military intervention if deposed leader Mohamed Bazoum is not restored.
Presidente do Burkina Faso
Monday, Mali and Burkina Faso, all led by juntas, issued a joint statement indicating that any military intervention against Niger would mean a declaration of war.
“The interim governments of Burkina Faso and Mali… warn that any military intervention against Niger will amount to a declaration of war against Burkina Faso and Mali”, the statement said...
...In addition to Mali and Burkina Faso’s veiled support for the coup, Guinea’s transitional power, CNRD, also led by a Junta, distanced itself from the ECOWAS arguing an intervention will directly lead to the disintegration of the regional bloc. The CNRD also slammed the sanctions and vowed not to implement them...
Putin Ready to Give Out Free Weapons as Niger Tensions Boil Over
Russian President Vladimir Putin is prepared to give weapons away for free to an African nation amid ongoing tensions in Niger, according to Burkina Faso's interim president.
While speaking with Sputnik Africa on Monday, Burkina Faso interim President Ibrahim Traore spoke about support from Russia and said that Putin "refuses nothing" when it comes to weapons the African nation needs to fight terrorism.
"There are no restrictions, they do not refuse licenses, and it is at a good price. Russia is also ready to deliver weapons to us for free," Traore told Sputnik Africa...
E todos estes países estiveram representados na cimeira Rússia-África. E a posição geográfica deles coloca a situação ainda mais complicada para quem quiser intervir. Com estes países envolvidos há acesso ao mar...
E não podemos perder de vista, outros dois países com muito boas relações com a Rússia. A Argélia e a Líbia, ambos também com fronteira com o Níger.
Ou seja, a Rússia está bem posicionada para enviar alguns dos seus elementos que estão de momento de "férias" para terras africanas.
O Grupo Wagner.
Com isto parece-me que a Rússia prepara-se para fazer um bloqueio energético à Europa. Onde o principal objetivo será obrigar o velho continente gastar verbas absurdas para conseguir obter energia, matérias primas, cereais, etc.
Se a Europa já está com problemas no gás e petróleo, agora juntamos o nuclear.
Uma tempestade formidável aproxima-se da Europa. E se este Inverno for um dos rigorosos, vamos ter sérios problemas.
Assunto a acompanhar.
P.S. Actualização
Rumores de que o Burkina Faso se junta ao Níger no bloqueio do fornecimento de urânio à França e EUA.
A situação tem potencial para agravar.
Realmente, só nos falta ter mais outro conflito mesmo à porta. Já não chegava a pressão de MAR sob a ES com a recente crise migratória, mais a questão de Ceuta e Melila e para não falar do problema ainda por resolver do Sahara OC.
ResponderEliminarO conflito na SIR ainda não terminou. A LIB continua uma desgraça. A ARG, aproveitando os ventos de feição e o seu ódio de estimação contra a FR, já começa a pôr as garras de fora.
O que mais nos falta acontecer?
E aqui no nosso cantinho à beira-mar plantado, vamos levar com mais uns tantos ditos refugiados (vindos quer dos PALOPS quer dos países vizinhos) para manter este cantinho bem animado. Só estas JMJ já serviram para acolhermos mais de 100 jovens ditos peregrinos que tão depressa não irão regressar aos países de origem!
Enfim... Só Deus para nos ajudar!
Morning Bid: Triple-A headache
ResponderEliminarReuters
Dois em três não é assim tão bom. Nesta terça-feira, a Fitch tornou-se a segunda grande agência, depois da Standard & Poor's em 2011, a retirar aos Estados Unidos a sua preciosa notação de crédito triplo A.
A Fitch reduziu a notação para AA+, e citou a deterioração fiscal no próximo ano e as repetidas negociações no Capitólio sobre o tecto da dívida do país.
E para o ano há eleições, a coisa irá apertando aos poucos.
Eliminarhttps://observador.pt/2023/08/02/policia-da-serra-leoa-detem-militares-suspeitos-de-preparar-golpe-de-estado/
ResponderEliminarPolícia da Serra Leoa detém militares suspeitos de preparar golpe de Estado
Existem pessoas dentro e fora do país a tentar minar a paz e a estabilidade na Serra Leoa, apesar dos esforços para consolidar a "democracia duramente conquistada".
A Serra Leoa está num sítio extremamente quente. E foi dos poucos países a não estar presente na cimeira...
Eliminar
ResponderEliminarItália contra "iniciativa militar ocidental" no Níger
A Itália opõe-se a "qualquer iniciativa militar ocidental" no Níger porque "seria entendida como uma nova colonização", assegurou ministro dos Negócios Estrangeiros italiano...
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/it%C3%A1lia-contra-iniciativa-militar-ocidental-no-n%C3%ADger/ar-AA1eGx9T?ocid=emmx&cvid=1b2503682ec847798d8028063fa84478&ei=15
ResponderEliminarFronteiras do Níger reabertas na terça-feira com cinco países vizinhos
"As fronteiras terrestres e aéreas com a Argélia, Burkina Faso, Líbia, Mali e Chade estão reabertas [a partir de] hoje", declarou esta madrugada um dos líderes do golpe de Estado na televisão nacional do Níger, citado pela agência de notícias France-Presse...
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/fronteiras-do-n%C3%ADger-reabertas-na-ter%C3%A7a-feira-com-cinco-pa%C3%ADses-vizinhos/ar-AA1eFmF3?ocid=emmx&cvid=1b2503682ec847798d8028063fa84478&ei=27
Olhando para o mapa lá em cima onde assinalei alguns países a amarelo, dá para perceber a tendência...
E ter em mente que abertura de fronteiras com o Chade, abre caminho para a Wagner posicionada na República Centro Africana como referi aqui:
Eliminarhttps://portugueseman.blogspot.com/2022/07/a-russia-em-africa.html
ResponderEliminarNigeria cuts electricity to Niger after coup
Nigeria has cut its electricity supply to Niger, AFP learned on Wednesday from a source close to the management of the Nigerien Electricity Company (Nigelec), in line with the sanctions decided by the West African neighbors of Niger destabilized by a coup.
"Nigeria disconnected since yesterday (Tuesday) the high voltage line that carries electricity to Niger," the source said. A Nigelec agent for his part indicated that the capital, Niamey, was "supplied thanks to local production"...
https://www.africanews.com/2023/08/02/nigeria-cuts-electricity-to-niger-after-coup/
Cada lado faz as suas jogadas.
Curiosa notícia...
ResponderEliminar[Recrutamento é "missão impossível" das Forças Armadas alemãs
A meta é aumentar o número de membros para 203 mil até 2031. O ministro, porém, disse que esse objetivo ainda está sendo analisado, o que pode ser uma indicação de que não seria algo realista.
Na semana passada, o governo adotou uma série de medidas para atrair mais mulheres para a Bundeswehr. O contingente feminino é de menos de 10% do total.
Pistorius defendeu também o alistamento de pessoas de origem migratória que, segundo afirmou, estão subrepresentadas da Bundeswehr "por diversas razões."]
Diria que não estão a querer aumentar as forças armadas.
EliminarNo contexto em que estamos.
Senegal pronto para intervenção militar pró-democracia no Níger
ResponderEliminarOs países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) mantêm a pressão sobre os líderes do golpe de Estado no Níger para devolverem o poder ao Presidente eleito Mohamed Bazoum.
O Senegal fez saber já esta tarde estar disponível para uma eventual intervenção militar no país se a CEDEAO decidir mesmo avançar para travar o golpe de Estado em curso.
A ministra dos Negócios Estrangeiros senegalesa, Aïssata Tall Sall, manifestou essa disponibilidade esta quinta-feira, citando os compromissos internacionais do país com a CEDEAO e o facto de se tratar de "um golpe (de Estado) a mais".
"Por todas estas razões, os militares senegaleses irão [para o Níger]", assegurou Tall Sall, citada pela France Press...
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/mundo/senegal-pronto-para-interven%C3%A7%C3%A3o-militar-pr%C3%B3-democracia-no-n%C3%ADger/ar-AA1eKasP?ocid=emmx&cvid=03aec30d32404dc9c2bf552f28a8a4f8&ei=20#comments
Os países vão-se posicionando no tabuleiro de xadrez...
ResponderEliminarNíger: Senegal, Costa do Marfim e Nigéria dispostos a agir militarmente
Três países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) - Senegal, Costa do Marfim e Nigéria - confirmaram hoje a disponibilidade para medidas militares contra o Níger se os militares golpistas não restabelecerem a legalidade constitucional...
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/n%C3%ADger-senegal-costa-do-marfim-e-nig%C3%A9ria-dispostos-a-agir-militarmente/ar-AA1eKvFS?ocid=emmx&cvid=28f8e084a9e24faad32586c8da96edad&ei=13
Diria que o mais interessante será a posíção da Nigéria.
Presença americana, acesso ao mar e fronteira com o Niger.
ResponderEliminarSenate Rejects Tinubu’s Planned Military Action In Niger
The Senate has rejected an option of military operations in the Nigeria’s neighbouring Niger Republic, however, calling on the ECOWAS Parliament and other leaders to condemn the coup d’etat in the country.
According to the Nigerian Senate, the Niger political impasse should be addressed politically rather than using military action.
https://leadership.ng/just-in-senate-rejects-tinubus-planned-military-action-in-niger/
Como eu já suspeitava, a posição da Nigéria é factor chave para a ameaça militar.
E começam a arrastar os pés de modo a evitar um problema maior.
Vamos a ver as declarações amanhã.
A comunicação social deve-se ter esquecido de informar , dados do Banco mundial e do FMI indicam que a Rússia terá ultrapassado a Alemanha em termos económicos em 2022 e é agora a quinta maior economia mundial . O anão económico que fantoches dos mass media tanto falavam mostra-se cada vez mais resistente, a Europa ainda vai ter de percorrer um longo caminho , o Verão trouxe-nos sinais da crise que se aproxima ( O petróleo continua a subir a estimativa aproxima-se dos 90 a 95 dólares .). A Von Der Leyen está muito caladinha !
ResponderEliminarA Von Der Leyen e não só...
EliminarDeve andar muita gente preocupada, muita gente...
ResponderEliminarNATO's condition for Ukraine: Membership hinges on territory concession to Russia
He proposed that Ukraine could consider relinquishing certain disputed territories as a means to secure NATO membership.
"I think the solution might be for Ukraine to give up territory and get NATO membership in return. At the same time, Ukraine must decide for itself when and under what conditions it wants to negotiate," the Verdens Gang newspaper quoted him as saying....
Jensen acknowledged the complexity of the situation, emphasising that Ukraine's post-war status is already undergoing negotiations.
He clarified that the matter of ceding territories to Russia has been broached, though he refrained from asserting that this course of action should be pursued definitively.
The notion of trading territorial concessions for NATO membership was presented as a potential solution, rather than an imposed requirement.
https://www.wionews.com/world/natos-condition-for-ukraine-membership-hinges-on-territory-concession-to-russia-625815
Parece que andam novidades, grandes novidades...
Mas isto não chega para a Rússia...
Quando começar a cimeira dos BRICS, veremos quantas mais novidades haverá! Estou com grandes expectativas...
EliminarSim, esta cimeira dos BRICS esta a criar muita expectativa e vai ser interessante ver o que sairá dela.
EliminarTambém deve estar a criar muita ansiedade a alguns...
Olhe só quem vai discursar outra vez numa assembleia, desta feita, em AO?!
EliminarLula da Silva vai discursar na Assembleia Nacional de Angola
Lusa
Hummm, interessante...