domingo, 4 de setembro de 2022

Mariupol


Eu tenho acompanhado esta cidade, hoje em dia quem não ouviu falar dela, com tudo o que aconteceu por ali.

Tenho andado com muita curiosidade sobre o nível de esforço que está ali a ser feito para que seja novamente habitável. Tenho visto uma série de imagens/videos sobre um novo complexo de apartamentos e um centro médico. Mas não encontrava imagens/videos sobre reparações de edificios existentes. Dei entretanto com alguns que vou colocar aqui.

Pretendo com este post, dar uma ideia sobre o que se passa ali. Coloco acima o mapa, onde destaco a cidade para melhor se ter uma perspectiva de onde está situada e dimensão de tudo. Do país e da parte que já está nas mãos dos russos.

Olho para os vídeos e constato que a Rússia vai concerteza gastar mais dinheiro a reparar/reconstruir do que na guerra em si. Definitivamente são territórios completamente perdidos para a Ucrânia.

E se olharmos para o mapa, para a dimensão da coisa, cada vez mais penso que a Rússia não vai avançar muito mais para já. Este esforço na reparação demonstra um cuidado sobre a população que não me parece que seja possível de garantir a meio do Inverno.

Pela indicação, as primeiras casas foram entregues ontem. Estando 10% dos apartamentos reservados para profissionais de saúde, outros 10% para professores e o restante para quem perdeu as suas casas.


Alguns vídeos de mais reparações e um pouco do ambiente na zona.




Este é também é muito interessante, mostra, parece-me, a inauguração de uma escola e supermercado novos.


Olho para o mapa, para a quantidade de cidades, para a extensão de território conquistado e dá para ter uma ideia da dimensão da operação.

Nitidamente a Rússia considera esta população como gente deles. O que torna ainda mais grave todo este braço de ferro com o Ocidente e nós europeus.

Vamos ficar zangados e de costas voltadas por muito tempo e isto será o melhor dos desfechos.

Um dia vamos lamentar a decisão de empurrar os russos para os braços da China.

Tanta coisa errada neste mundo...



P.S. Cada vez mais penso na razão da Ucrânia nunca ter perdido comunicações nem internet. E esta será uma das razões. Os próprios ucranianos têm acesso ao youtube e como eu, vêem  estes vídeos. O impacto da coisa ...

Sem comentários:

Enviar um comentário