sábado, 10 de setembro de 2022

O Inverno Aproxima-se III

 

Estamos ainda no princípio de Setembro, ainda no Verão, mas as notícias avançam em catadupa deixando adivinhar que vamos ter um Inverno, muito, mas muito complicado.

Uma coisa tão "simples" como o aditivo AdBlue que penso que a maioria das pessoas já pelo menos ouviu falar.

Na Alemanha está a soar o alarme:

Então a Alemanha ficará parada": transitários alertam para a falha de centenas de milhares de caminhões

Quase todos os caminhões, vans ou tratores modernos precisam do aditivo AdBlue legalmente exigido para limpar os gases de escape do diesel. Um dos maiores produtores de AdBlue teve agora de interromper a produção devido à crise do gás. O que isso significa?

Muitos dos 800.000 caminhões que passam pela Alemanha todos os dias ficarão parados em breve? Na pior das hipóteses, isso pode realmente acontecer, alerta Dirk Engelhardt, porta-voz do conselho da Associação Federal de Transporte Rodoviário, Logística e Descarte (BGL). O motivo: quase todos os caminhões na Alemanha funcionam com motores a diesel. O seu funcionamento não só é cada vez mais caro devido aos elevados preços dos combustíveis, como também requer um aditivo denominado AdBlue. Segundo cálculos da BGL, entre 2,5 e cinco milhões de litros por dia e 1,2 bilhão de litros por ano. Apenas alguns fabricantes dominam o mercado - e agora pararam ou estrangularam a produção de AdBlue por causa dos preços extremos do gás.

Grande produtor de AdBlue interrompe a produção

Cerca de 40 por cento da produção alemã de AdBlue vem da fábrica de nitrogênio SKW Piesteritz de Wittenberg na Saxônia-Anhalt. A produção também está paralisada há duas semanas.

“A razão para a interrupção da produção foram os preços do gás, mas também as decisões políticas, como o imposto sobre o gás, que é uma especialidade alemã – em outros países, os preços do gás são limitados. Até agora, os preços do gás oscilaram entre 5 e 10 euros por megawatt-hora no verão e entre 30 e 40 euros no inverno. Agora o preço está entre 200 e 300 euros e está sujeito a flutuações extremas"...

... De acordo com informações da FOCUS Online, outros produtores na Alemanha e na Holanda também pararam ou pelo menos reduziram a produção de AdBlue...

[Link]


A Indústria Metalúrgica Europeia também está a dar o alarme:


European metals industry warns of ‘existential threat’

Emergency EU action urged as executives fear permanent shutdown of many smelters

The European metals industry has warned that the energy crisis poses an “existential threat” to its future as executives fear many smelters face permanent shutdown without emergency action from the EU.

In a letter to EU leaders, Eurometaux, the nonferrous metals trade body, said the industry’s problems, which have led to “unprecedented” cuts to smelter production in the past year, will deepen unless the EU intervenes.

An aluminium smelter in Slovakia and a zinc plant in the Netherlands have halted production indefinitely with the threat of more closures to follow, some likely permanent...

...The cost of energy has become far higher in Europe than in Asia and the US after Russia slashed gas supplies to the continent...

...Europe has already cut about half of its production capacity for aluminium and zinc used in everything from cars, planes and packaging to galvanised steel, according to Eurometaux...


Vários são os sinais de alarme por toda a Europa. A Europa está a parar. A Europa está a parar de produzir, asfixiada por falta de energia, ou energia absurdamente cara.

As más notícias irão surgindo a um ritmo cada vez maior.

Os políticos europeus estão mesmo a pensar no futuro da Europa e dos europeus quando tomam as decisões que estão a tomar?

Vem aí o caos para todos nós.



4 comentários:

  1. Isso agora não interessa nada, temos outros assuntos mais prementes, nomeadamente a aparente reviravolta na guerra e o funeral de estado no RU... ah e lá para outubro temos a discussão, mais que urgente, sobre a lei da eutanásia, agora em França... Como vê isso do frio e assim só lá mais para janeiro. Até lá, a acreditar pela informação que impera por aí, já teremos ganho a guerra e teremos energia suficiente para nos aquecermos - nem que seja vinda dos EUA (mesmo sendo muito mais cara, mas como já cheguei a ler aquando do início da pandemi@, mais vale morto do que apanhar c@vid ou dito de outra forma, mais vale morto de frio do que ser aquecido com gás ru-sso).

    Maria Rebelo

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    1. Junte aos assuntos prementes o encontro de Putin e Xi Jiping que acho que é amanhã. Estou curioso sobre o que vão dizer.

      Também estou a aguardar pela Assembleia Geral da ONU, os EUA não davam vistos à comitiva russa, suspeito com o intuito de não ter o Lavrov a falar. Entretanto parece ter havido mais pressão e hoje deram os vistos.

      Quanto à reviravolta da guerra, estes últimos dias não auguram nada de bom, caso o quer que eles estejam a negociar não chegue a bom porto.

      Um pormenor, com o Nord Stream 1 fechado, o pouco gás que está a passar, está a ser feito pela Ucrânia. Relativamente perto da zona onde anda a reviravolta.

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  2. Mas, segundo percebi, o Nord S 1 seria e é mesmo para fechar, daí esta confusão toda (pelo menos explica uma parte deste conflito). O que deveria estar aberto e a funcionar em pleno seria o 2. Ou estou a ver a coisa mal?

    Mª Rebelo

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    1. O NS1 neste momento está fechado. Devido a sanções que afectam a manuntenção do mesmo e também pressão política do lado russo.
      O NS2 está pronto a ser usado e cheio de gás, mas com a torneira fechada do lado alemão por opção política alemã.
      É um braço de ferro onde vai ser exercida muita força neste Inverno.

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