terça-feira, 27 de setembro de 2022

Guerra Na Europa: O Ataque À Alemanha

 


As coisas precipitam-se e cada vez está mais difícil acompanhar todas as situações que começam a acontecer em simultâneo.

Por esta altura o meu foco estava no referendo dos novos territórios da Rússia e uma resposta bem mais musculada por parte desta daqui para a frente.

De seguida seria o foco do que considero a data crucial, o ultimato russo que seria em Dezembro. Em pleno Inverno, e onde deverá reinar o caos na Europa.

Erro meu.

Alguém tomou a decisão de acelerar a implosão da Europa. A sabotagem a 3 linhas dos pipelines Nord Stream (cada Nord Stream é composto por 2 pipelines) é um ataque directo á Alemanha e a toda a Europa.

Neste momento, diria que a Alemanha terá que entrar em modo de emergência energética. E suspeito que muito da indústria terá que parar.

Diria que a situação na Alemanha se tornou crítica e de certeza que muitos alemães perceberam a gravidade da situação em que se encontram.

Os alemães vão ter que se mexer e tentar descobrir quem lhes espetou uma faca nas costas. E se calhar não vão gostar do que vão descobrir. Mas suspeito que agora será uma questão de sobrevivência. E da sobrevivência da Europa.

Porquê a importância dos Nord Stream? Vou usar uma imagem que usei num post anterior (Gás Americano: Uma História Da Carochinha) e actualizá-la.


Foi cortado os 2 pipelines directos, o Yamal que atravessa a Polónia, não é abastecido com gás, ainda antes de ter sido lançado o ultimato russo e o que sobra são os pipelines na Ucrânia, que como toda a gente sabe está em guerra.

Ao longo dos anos acompanhei a saga destes pipelines e fui reportando aqui. Tenho perfeita consciência de que a guerra na Ucrânia não seguiu o seu percurso em 2014 porque a Rússia não queria afectar o abastecimento à Alemanha e a mais alguns países europeus. E havia a questão principal que ainda não foi endereçada. As bases de mísseis colocados na Polónia e Roménia, um dos temas principais do ultimato e que estão por resolver.


Até agora a situação da escassez de energia na Europa, seria facilmente resolvida por meio de negociações e eu pensava que isso poderia eventualmente acontecer neste Inverno. Teria que ser resolvido entre a Alemanha e a Rússia. Como estaria a Ucrânia neste jogo... Eu como já disse várias vezes, a Ucrânia tem o seu destino traçado.

Mas o problema seria a questão seguinte que a Rússia quer resolver. Tirar as bases americanas da Polónia e Roménia. E assegurando o fornecimento de energia ao motor da Europa, a Rússia poderia lidar com a Polónia e com as bases americanas.

Agora a Rússia voltou à estaca zero. Os pipelines que construiu apesar da formidável oposição americana e polaca foram sabotados. A Alemanha voltou a estar dependente da energia russa que passa pela Ucrânia e Polónia.

Ora, a Ucrânia está em guerra e a mesma vai alastrar para novas zonas, portanto se a Rússia e a Alemanha quiserem tratar da situação do gás, além de terem que fazer concessões à Ucrânia, a Rússia terá que fornecer gás à Ucrânia.

Se correr mal a hipótese de cima, sobra a Polónia, o pipeline Yamal, que permite algum alívio. Claro que com esta situação a Rússia ficará novamente com um dilema sobre o que vai fazer com a Alemanha a quem quer (na minha opinião) manter ligações e a quem quer assegurar energia. Com o pipeline novamente activo a Rússia não poderá tocar na Polónia.

Esta sabotagem sacrifica a Alemanha de modo a impedir a Rússia de prosseguir com os seus planos e implementar o que exigiu no ultimato. 

Quem estará interessado nisto e quem está mais perto do pipeline? É ver o mapa e ver onde foram as explosões.

Na zona mais próxima da Polónia.


(mapa retirado de artigo do Finantial Times )

E a Polónia não fez isto sozinha. A Polónia não faria algo tão grave. A Polónia só pode ter feito isto por "aconselhamento" da outra superpotência nuclear que tem as suas bases de mísseis instaladas.

Se a Alemanha e a Rússia chegarem à mesma conclusão, temos o caldo entornado na Europa, na NATO e com os americanos.

Possivelmente, dia 26 de Setembro de 2022, marca o início de uma nova grande guerra na Europa.




A rever:


13 comentários:

  1. U.S. Blew Up Russian Gas Pipelines Nord Stream 1 & 2, Says Former Polish Defense Minister (Ver Zero Hedge)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estou a par dessas declarações e elas são extremamente provocativas, vindo de quem vem.

      Eliminar
  2. Pres. Biden: "If Russia invades...then there will be no longer a Nord Stream 2. We will bring an end to it."

    Reporter: "But how will you do that, exactly, since...the project is in Germany's control?"

    Biden: "I promise you, we will be able to do that."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o que vai de encontro à minha suspeita. Os principais envolvidos devem ser os que apontei. Os americanos e polacos.

      O problema é que ataques a pipelines são considerados actos de guerra.

      Não pode ser visto de outra forma.

      A Alemanha tem que descobrir e arranjar evidências de como e por quem foi realizado a sabotagem.

      Após isso a Alemanha terá que tomar decisões extremamente críticas que poderá afectar-nos a todos.

      Aguardo declarações da Alemanha e da Rússia nos próximos dias sobre isto.

      A Alemanha possivelmente terá que falar com a Rússia para abrir a linha que não foi danificada. Mas isso poderá ter um preço.

      Isto poderá resvalar muito rapidamente. Se a Alemanha disser que a Polónia está envolvida, nem sei o que irá acontecer.

      Se os americanos estiverem envolvidos... Como é que a Alemanha poderá estar na NATO e como pode permitir a permanência de bases e tropas americanas em solo alemão?

      Esta sabotagem tem ramificações impensáveis.

      Eliminar
  3. Bom, sobre esta questão os E_UA já vieram a terreiro clarificar que:
    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/cia-alertou-governo-alem%C3%A3o-para-ataque-contra-gasoduto-h%C3%A1-mais-de-uma-semana/ar-AA12jAmU?ocid=msedgntp&cvid=1486dc48910149a1ab9dbed6577da66d
    "CIA alertou governo alemão para ataque contra gasoduto há mais de uma semana"

    mª r.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fonte dessa notícia que saiba é do Der Spiegel, que cita fontes anónimas. Interessante era se a notícia indicasse quem é que a CIA pensava que iria atacar o pipeline.

      Muita gente deve estar a pensar quantas nações têm a capacidade de ir ali e fazer um acto de sabotagem desta envergadura.

      Não são muitas.

      Isto é um acto de guerra.

      Nem estou a ver como isto vai ser resolvido. A Alemanha tem muito em que pensar e tem que tomar decisões.

      Eliminar
  4. (…) quantas nações têm a capacidade de ir ali e fazer um acto de sabotagem desta envergadura.”

    O gasoduto estava a 60-70 metros de profundidade na zona onde ocorreu a sabotagem pelo que, quanto a mim, não restam dúvidas de que este acto serviu o objectivo de manter a Alemanha com a rédea curta, não fosse há dois dias a manifestação de milhares de alemães a favor da abertura do NS2 e os rigores do Inverno que se aproxima fazer o governo alemão mudar de ideias.
    Curiosamente, ou não, ainda à pouco me lembrei das declarações da Polónia feitas há algumas semanas, aparentemente a despropósito, de que a Alemanha os teria de compensar pelos danos causados na 2.ª guerra mundial.
    Ou muito me engano ou a Alemanha, condicionada que ficou, vai se ver forçada a fazer novos “amigos” capazes de resolver a questão dos recursos energéticos vitais para a viabilidade da sua indústria, mas também das 20 instalações norte-americanas em solo alemão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento diria que a Alemanha terá que optar por uma decisão dura e que será alvo de críticas. Mas os alemães têm que perceber que estão numa situação de risco extremo.

      Devem anunciar emergência energética e pedir à Rússia para enviar toda a energia fisicamente possível de enviar pelo o único ramal do NS2 que não foi sabotado até agora.

      E vigiar muito bem este ramal que sobrou. Muito bem. Este único ramal tem grande capacidade e permitiria à Alemanha ganhar tempo para tomar decisões difíceis. Muito difíceis.

      Eliminar
  5. O regime da Inglaterra, a OTAN, e a união europeia (ue) estão desesperados para despoletar a terceira guerra mundial.

    Com esta sabotagem, que é como escreveu e bem, um acto de guerra, provavelmente a Polónia será o próximo país a ser desnazificado e desliberalizado, o que seria - se assim for - um excelente acontecimento.

    No entanto este ataque/sabotagem aos gasodutos Corrente do Norte 1 e Corrente do Norte 2, podem levar a um verdadeiro confronto bélico na Europa.

    Post-Scriptum: Estou curioso para ver a reacção da República Federal da Alemanha (RFA), que continua a ser humilhada pelos Ingleses e a OTAN ao mesmo tempo que estes dois últimos destroem a economia, industria, postos de trabalho, e bem-estar dos Alemães.

    ResponderEliminar
  6. Pelas reacções que vi até ao momento, apostaria que a Alemanha (e o Ocidente Colectivo) vão culpar a Rússia pelo atentado. Parece absurdo? Sem dúvida. Mas é conveniente recordar que também culparam a Rússia por se bombardear a si própria na central de Zaporíjia, e ninguém achou a alegação estranha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://rumble.com/v1lqpet-guess-who-threatened-to-take-nord-stream-pipelines-offline-if-russia-invade.html

      É preciso investigação independente e rigorosa, além de avaliar até que ponto os danos são irreversíveis ou não.
      Fazer de Putin “bode expiatório” só convence a cidadania ignorante, preguiçosa e cobarde que se deixa manipular contra o seu próprio interesse.
      Não me parece realista pensar que a Alemanha se deixe enganar, humilhar e destruir tão estupidamente… pelo menos isso espero e temo.
      M.Conceição Gaivão

      Eliminar
  7. As peças movem-se e rapidamente:
    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/erdogan-abandona-neutralidade-turquia-prepara-se-para-deixar-sistema-de-pagamentos-russo/ar-AA12lq7l?ocid=msedgntp&cvid=6dd221a8f4d643e785486cf4c9c9461a
    "Erdogan abandona neutralidade: Turquia prepara-se para deixar sistema de pagamentos russo"
    Será mesmo? Tempos muito complicados...
    mª r.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pressão americana.

      "...The explosion of Turkish trade with Russia during the seven-month war in Ukraine has been a source of growing concern in Washington.

      The value of trade between the two rose by more than 50 percent. Turkey has also agreed to pay for a quarter of its Russian natural gas imports in rubles...

      ...The Treasury sent a follow up letter to Turkish banks and businesses in August warning that they cannot expect to have "access to the US dollar and other major currencies" if they trade with sanctioned Russians..."

      https://www.rfi.fr/en/business-and-tech/20220928-turkey-bows-to-us-pressure-cuts-russian-bank-ties

      Eliminar