domingo, 24 de janeiro de 2010

China Imparável Acelera O Seu Crescimento


A previsão do crescimento da China para 2009 era de uns 7% e apesar de continuar a ser um grande crescimento era um grande abrandamento face a anos anteriores. Mas os últimos dados mostram que a China afinal cresceu mais do que o previsto e que toda esta tempestade económica mal abalou os alicerces da China.

ADB projects China growth at 7% in 2009

"China's economic growth will slow to 7 percent in 2009 and will recover to 8 percent next year, the Asian Development Bank (ADB) said in its annual Asian Development Outlook released on Tuesday..."

Crescimento da China acelera para o ritmo mais rápido desde 2007

"A China cresceu 10,7% no quarto trimestre de 2009, superando as estimativas dos economistas. Este ritmo de crescimento é o mais rápido desde 2007, o que aumenta a expectativa em relação à retirada dos estímulos económicos..."

A China atinge assim um crescimento de 8,7% para 2009, superando todas as previsões incluindo as da própria China que tinha como meta 8%.
Daqui podemos concluir que a China está em aceleração e que isso significa MAIS consumo de energia. Enquanto o resto do mundo abranda o seu consumo energético a China ganha cada vez mais contratos de petróleo o que significa menos energia disponível no mercado para os outros grandes consumidores, como os EUA, Japão e a UE.

"A China importou mais de metade do petróleo que consumiu em 2009, atingindo pela primeira vez um nível de dependência externa considerado "preocupante", anunciou hoje a imprensa oficial.
Em 2009, a China importou 204 milhões de toneladas de petróleo, o que corresponde a 52 por cento do seu consumo e a uma subida de 3 pontos percentuais em relação a 2008, indicou o jornal China Daily. ..."
Como se pode constatar, apesar do abrandamento económico mundial, a China continuou a aumentar o seu consumo energético e isto só pode significar problemas de fornecimento assim que as restantes economias começarem a recuperar. Ainda não temos alternativas sérias para substituir o petróleo e gas e com o consumo a subir e com muitos projectos de abertura de novos poços adiados devido á queda dos preços, vamos ter problemas muito rápidamente.
Entretanto a China está a ter ganhos consideráveis na corrida ao acesso da energia. A Angola tornou-se em 2009 o 2º maior fornecedor de petróleo, o que mostra o grande investimento chinês no Continente Africano e foi aberto uma nova rota que liga o Turquemenistão à China.

O Turquemenistão extrai anualmente cerca de 80 000 milhões de metros cúbicos de gás. A fim de reduzir a dependência em relação aos gasodutos russos, os turcomenos construíram gasodutos para a China e o Irão.
No mês de Dezembro foi inaugurado um pipeline que liga o Turquemenistão à China, através dos territórios do Uzbequistão e Cazaquistão, através do qual serão transportados, anualmente, 40 mil milhões de metros cúbicos de gás.
No início de Janeiro, começou a funcionar um gasoduto que liga o Turquemenistão ao Irão
...

Podemos tirar daqui algumas importantes conclusões:

O energia desta parte do globo está a virar para o Oriente, apesar de países Ocidentais estarem na àrea. A Energia começa a fluir cada vez em maiores quantidades para a China, o que não deixa disponível para o mercado Americano/Europeu. O Nabucco um dos mais importantes pipelines planeados que faz o bypass à Rússia, fica deste modo com a sua vida ainda mais dificultada, pois entre a China, Irão e Rússia, o Turquemenistão que é um dos principais fornecedores do Nabucco não tem produção para alimentar este pipeline.

Ganha a China porque recebe fornecimento, ganha a Rússia e Irão que aumentam o seu poder de influência.

Perde o Ocidente que cada vez vê mais energia a fluir para a China, ao mesmo tempo que as reservas de países ocidentais diminuem a uma velocidade estonteante, mesmo superior ao previsto.

1 comentário:

  1. ««mini--spam»»

    Desaparecer por desaparecer... mais vale vender... do que ser comido por parvo-à-Servia e desaparecer à borla!


    ---> Bye, bye Portugal, Espanha, França, etc...
    ---> É uma 'situação natural' - a História sempre foi assim: em virtude de migrações... a nova população não se revê na Identidade Nativa... e então... depois surgem novas identidades...
    ---> No Kosovo aconteceu uma 'situação natural': aqueles que estão numa corrida demográfica (pelo controlo de novos territórios) comeram os sérvios por parvos... e a antiga identidade 'DESAPARECEU' À BORLA! Analogamente, afectadas por uma nova população - que não se revê na Identidade Nativa - será uma 'situação natural' o desmantelamento de muitas Identidades que, por enquanto, ainda andam por aí...


    ---> A população nativa portuguesa está a definhar... e (só os parvos-à-Sérvia é que não vêem isso)... o país está condenado a desaparecer.
    ---> MAIS VALE VENDER O PAÍS, por exemplo, à China... do que, comidos como parvos-à- Sérvia, entregar o país à borla àqueles que estão numa corrida... pelo controlo demográfico desta região do planeta.
    [nota: os Russos venderam o Alasca aos Norte-Americanos, e agora fala-se da Grécia...]



    ANEXO:
    Todos Diferentes! Todos Iguais!
    TODOS os povos - quer os de maior, quer os de menor, rendimento demográfico - devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta!
    Concluindo: antes que seja tarde demais, há que mobilizar, para um separatismo, aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência...

    ResponderEliminar