quarta-feira, 8 de abril de 2009

Rússia vai entregar ao Brasil helicópteros de ataque este ano




Russia to deliver attack helicopters to Brazil this year
Russia will start deliveries of Mi-35 Hind attack helicopters to Brazil by the end of 2009...
...Fomin also said Russia's Su-35 fighter had a good chance of winning an ongoing tender for the delivery of over 100 fighters to the Brazilian Air Force...


http://en.rian.ru/russia/20090406/120935753.html

Embora a notícia seja acerca do helicóptero MI-35 onde o anúncio da escolha gerou bastante burburinho (toda a gente foi apanhada de surpresa, eu incluido) o que queria focar era a indicação de que o SU-35 tem grandes chances de ganhar o concurso.

O programa de escolha do novo caça para o Brasil dava uma autêntica novela. Lula herdou esta batata quente que se chamava programa FX e na altura a primeira coisa que fez foi adiá-lo. Eu sou da opinião que o caça mais indicado para o Brasil é de facto o Sukhoi. Mas existem vários problemas associados com tal escolha.

O Sukhoi está pensado para grandes distâncias e o avião está implementado nos BRIC, com excepção do Brasil. Todos os países do BRIC são de grandes dimensões. Mas existem vários problemas e são principalmente políticos.O facto de ser um avião russo, o facto de se comprar material militar russo, implica afinidades com a Rússia, etc.

Por outro temos o problema de colisão de interesses, o Brasil compra caças Sukhoi, quando a Sukhoi está a desenvolver um avião civil que vai em princípio criar sérias dificuldades à Embraer, justificando que não se pode ajudar uma empresa rival.

Temos o problema dos franceses que lutam arduamente para ganhar o concurso sendo para mim os favoritos nesta contenda, russos e franceses.

Temos outro problema que é o facto da Sukhoi se ter aliado à Avibras e os franceses à Embraer, havendo muitas discussões no Brasil sobre que tem capacidade de absorver a tecnologia, etc, havendo a meu ver uma preferência pela a Embraer.

Para agravar a situação o Brasil recentemente passou a ter capacidade de produzir armas nucleares, (coisa que gerou algumas chamadas de atenção por parte dos EUA, dado que estes andam a batalhar para que o Irão e Coreia do Norte não dominem o ciclo total de produção) e o seu programa espacial está a ser ajudado pela Rússia, depois do grave desastre que aconteceu.

Portanto o Brasil está a um passo de ter a opção de criar mísseis nucleares com a ajuda da Rússia (pelo menos no que toca a foguetões) e a escolha do caça russo e de todo o potencial que ele possui mais as suas armas, introduz um novo e grande desafio para os EUA nesta zona do globo.

Outra dificuldade foi o facto de Chavez em 3 tempos ter decidido pelos os Sukhoi (problema que os americanos aceleraram com a recusa de fornecimento de peças para os F-16 da Venezuela, tornando básicamente toda a força àerea venezuelana inoperacional) e Chavez em diplomacia é um autêntico desastre, ficando Lula com a posição difícil de que ao escolher este avião estaria aliado de Chavez, com toda a publicidade negativa associada.

Mas existem outros factores que justificam esta escolha. A MERCOSUL é um pouco à imagem da UE e fala-se de uma estrutura militar associada tal como na Europa. A existir convinha ter material parecido e neste campo o que a Rússia oferece é muito interessante.

Mas o FX foi cancelado e quando foi reaberto o FX-2, a primeira surpresa foi o facto do avião russo estar de fora. Uma autêntica supresa para muitos, eu incluido. A outra surpresa é facto de ter entrado um avião americano e ele ser um dos favoritos, quando já há registos suficientes de problemas com quem comprou material americano na América do Sul.




O FX-2 para mim é um mistério e não compreendo a lógica. Mas este FX-2 também está a ter umas surpresas. No início deste ano o Ministro Nelson numa entrevista, falou que o Sukhoi iria ser revisto, mais confusão para o FX-2, dado que o Sukhoi está fora do concurso, como é que ele pode ser revisto. Mas o ministro falou, o que mostra que existe algo a nível político que está a ser ponderado e que não está a ser passado para fora e nem está a passar pelos canais normais.

Agora surge esta notícia de que existe boas chances de ganhar (mistério) e hoje sai nova notícia de que o Brazil pode obter uma licença de produção do novo caça de 5ª geração.

Brazil could make Russian new-generation fighters under license

Russia may allow Brazil to produce its fifth-generation fighters under a license in the future...
We are discussing with the well-known Brazilian company Embraer the transfer of technology and the construction of facilities for the future licensed production of the aircraft, including the fifth-generation fighter...

http://en.rian.ru/russia/20090407/120955182.html

Este artigo ainda adensa mais o mistério, diz que existe a possiblidade do Brasil ter acesso ao último caça russo, que o SU-35 está no concurso FX-2 e estão em contacto com a Embraer, o que demonstra que passaram da Avibras para a Embraer.

A escolha por parte do Brasil deste caça russo irá alterar completamente o panorama da América do Sul, a América do Sul passa a ter acesso a armamento topo de gama, (coisa que nunca teve) capaz de ameaçar os porta-aviões americanos. Mais, o Brasil tem agora uma janela de oportunidade política, dado ter havido mudanças nos EUA (Bush para Obama), onde este último está a lutar com vários problemas em simultâneo.

Podemos muito bem ver o Brasil a adquirir estas armas e isso vai chamar atenção a nível mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário