sábado, 7 de fevereiro de 2015

Fim Da Estrada Para A Ucrânia




Diz-se que uma imagem vale mil palavras, e penso que esta é imagem ilustra bem o estado do país. A moeda crashou. Se isto tivesse acontecido ao rublo, seria notícia por tudo o que era imprensa. Como é a Ucrânia, não se fala muito disto, Mas a realidade é incontornável. O dinheiro está a chegar ao fim.

Em Novembro tinha chamado a atenção para as reservas que desapareciam a olhos vistos.

...The central bank's firepower is now all-but depleted, with reserves down to just $9.9bn in November, from almost $40bn in 2011...

 Neste momento têm pouco mais de 6 mil milhões, e parte do dinheiro que se evaporou, foi para tentar que a moeda se mantivesse à tona. Neste momento, desistiram dessa tentativa. O dinheiro está  a chegar ao fim e nada foi resolvido neste tempo. 




A Ucrânia, não tem reservas, a moeda colapsa, perdeu integridade territorial, parte do seu território está em guerra, o seu maior parceiro económico é a Rússia e é com esta que existe conflito. 

A UE vai lançando umas migalhas todos os meses, para haver dinheiro para algo, enquanto tentam encontrar uma solução para este imbróglio.

Os EUA ainda menos migalhas atira, enquanto vê assistir ao erguer de barreiras entre a Europa e a Rússia. Pelo meio oferece umas armas para ajudar à festa. Afinal o que vale a vida de um ucraniano? mais um país, mais uma cidade destruída. Do lado de lá do Atlântico, Uma Ucrânia, Uma Síria, Um Iraque, Um Afeganistão, Uma Líbia, todos são meros pontos num mapa, todos partilham o mesmo destino, a destruição.

E neste caso tem um bónus tremendo, as barreiras que se erguem entre a UE e a Rússia.

Seja como for, a Ucrânia está encostada à parede.ao ritmo que o dinheiro evapora, teremos que aguardar 2-3 meses, e penso que não terá capacidade para reagir. Cada vez é mais difícil, conter os rebeldes e estes têm conquistado terreno.

As jogadas estão do lado da UE. A Rússia vai assistindo ao colapsar e aguarda que ouçam os seus termos.

Não estou a ver isto de outra forma. Não estou a ver que trunfos tenham a Ucrânia, a UE, os EUA. A situação ucraniana é insustentável. A indústria estava virada para a Rússia e agora tudo vai desaparecer.

Era uma vez um país. 

Um país chamado Ucrânia...

6 comentários:

  1. É, meu caro... Novo acordo em Minsk, em tese, temos uma solução diplomática... Mas conseguir que todos os itens sejam implementados vai ser complicado.. Só torcendo mesmo para que tudo ocorra bem...

    ResponderEliminar
  2. o problema é que os EUA não estão minimamente interessados em haver ali umas tréguas...

    ResponderEliminar
  3. Dada a situação económica catastrófica e sabendo quem vai ter que passar os cheques, sou da opinião que será feito um grande esforço, para que se chegue a um acordo...

    ResponderEliminar
  4. De facto os EUA não estão interessados em tréguas, mas é interessante ver quem participou no encontro.

    Russia, Ucrânia, e os fortes da Europa. Nada de EUA. As negociações estão a ser feitas com a Europa. Menos mal.

    ResponderEliminar
  5. Sim menos mal que os fortes da Europa estão procurando uma solução para o problema que apoiaram na sua genese.
    Apenas partilho a minha revolta por um idiota como nuno rogeiro que quem o escuta, já vê a bandeira do right sektor hasteada no Krelim e é grave ter esse idiota ser designado como "expert" , é por isso que depois temos BCP. BES BNP e toda a mixódia que por aí anda debido a esses iluminados que apenas são uns parasitas e sanguessugas

    ResponderEliminar
  6. De facto confesso que também não aprecio muito o Nuno Rogeiro.

    Prefiro ouvir Loureiro dos Santos.

    ResponderEliminar