sábado, 7 de março de 2015

Ucrânia: Aumento De 500% No Preço Do Gás




Com as atenções focadas na guerra, na questão da NATO, do envio de armas, etc, é sempre negligenciado a questão económica.

E esta vai ser sem dúvida o grande problema da Ucrânia. A vida dos ucranianos vai mudar e muito. A partir de 1 de Abril, vamos ter aumentos brutais do preço do gás e a coisa não vai ficar por aqui.

Ukraine raises natural gas price for public

...according to the decision of the National Commission for State Energy and Public Utilities Regulation, the gas tariff for households for cooking is set from April 1 at the level of UAH 7,188 per 1,000 cubic meters, which is six times higher than the current rate...


Além deste brutal aumento,  a Ucrânia está sem dinheiro para comprar mais gás. E dado que a moeda ucraniana cada vez vale menos em relação ao dólar, o preço do gás será exponencial, está cada vez mais caro.

Muita coisa vai ficar mais cara, o poder de compra vai diminuir drasticamente, e como a UE não quer financiar a energia a um país (como o pode fazer, com tantos problemas europeus internos), uma vez mais, a negociação terá que passar pela a Rússia.

A Rússia pode fazer novamente um desconto de gás, a questão será, qual o preço que a UE/Ucrânia que terão que pagar por esse desconto.

Avizinham-se negociações difíceis e interessantes. Interrogo-me se o actual governo ucraniano consiga estar em funções por muito tempo, à medida que o nível de vida se deteriora a ponto de se tornar insustentável.

Se temos uma avalanche de imigrantes vindos de África, em breve teremos uma de ucranianos. E estes não precisam de atravessar o Mediterrâneo.

7 comentários:

  1. pois...
    é a entrada das reformas do FMI + a perda de desconto do gás russo.
    tudo junto dá um belo de um aumento...mas tenho ideia que mesmo que a russia faça novamente desconto, o aumento continua a ser brutal...
    Penso que isto não seja mais do que o FMI a receber o dinheiro que emprestou com juros...com a promessa de emprestar ainda mais dinheiro...

    ResponderEliminar
  2. Sobre o FMI, vi alguns economistas dizendo que a Ucrânia não tem condições econômicas para receber este empréstimo; ele somente ocorrerá por pressão política do Ocidente. Será que, se fosse um país rival dos EUA, com as mesmas condições econômicas que a Ucrânia, o empréstimo seria feito? Conclusão: fica evidente que o FMI é uma ferramenta política dos americanos e não uma organização "mundial" visando à estabilidade do sistema financeiro.
    Quanto à Ucrânia, desde o começo da crise econômica, fico a pensar no Donbass. Quando retornarem à Ucrânia, não haverá $ para reconstruir toda a destruição da guerra, muito menos para pagar os necessários acompanhamentos médicos e psicológicos pós-trauma. Isso sem falar no ódio sectário e no ódio Ocidente-Leste. Normalmente, um país COMPRA a lealdade de uma região separatista, ao enchê-los de $ e assim fazer esquecê-los dos desejos separatistas. A estabilidade vale a pena. Mas como isto não acontecerá no Donbass, então teremos instabilidade por décadas. Essa crise econômica vai ser horrível para a Ucrânia; mas para o Donbass vai ser pior ainda.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Como vc gosta do assunto energia, quero compartilhar um link sobre um gasoduto Turcomenistão-Índia. Me parece um bom artigo.
    http://thediplomat.com/2015/03/a-breakthrough-on-the-tapi-pipeline/

    ResponderEliminar
  4. Ah, lembrando q este gasoduto é polêmico, pois passaria por Afeganistão-Paquistão... Muito perigoso p/ a Índia. Mas de qqr forma, é bom ficar de olho.

    ResponderEliminar
  5. É um pipeline bastante complicado. E não serve os interesses Europeus/Americanos, que pretendem que o gás desta zona vá em direcção do Azerbeijão/Géorgia/Turquia, ou seja na direcção contrária ao do TAPI.

    Dado a presença americana no Afeganistão, de certeza que haverá pressões para este pipeline.

    ResponderEliminar
  6. http://www.marketwatch.com/story/sanctions-drop-in-oil-price-best-things-that-ever-happened-to-russia-2015-04-07?page=2
    E Tavares

    ResponderEliminar
  7. Grato pelo link, Anónimo.
    Aproveito para compartilhar outro link:
    http://oilprice.com/Energy/Energy-General/What-The-Iran-Nuclear-Deal-Could-Mean-For-Asia.html

    ResponderEliminar