quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

A Situação Agudiza-se

 




Temos efectivamente um gradual aumento de pressão significativo e que poderá ter um desfecho catastrófico para o continente europeu.

A Rússia deslocou armas hipersónicas para Kalinigrado, transportadas por Migs-31.
Avançou com tropas para a Bielorrússia e colocou sistemas anti-aéreos S-400 no país.

Uma task force entrou no Mediterrâneo, com um porta aviões americano na dianteira.



A Rússia faz deslocar 3 cruzadores para o Mediterrâneo, um da Frota do Norte, outro da Frota do Pacífico e o do Mar Negro.


Em simultâneo, uma multinacional de comunicações é atacada em Portugal. O que é mais um sinal do que poderá ser um confronto entre potências de grande calibre. A Vodafone é uma multinacional  de comunicações Inglesa e o que aconteceu em Portugal, poderia ter acontecido numa escala muito maior. Mesmo sem se disparar um único tiro, o corte de comunicações faz parar um país, mesmo esse estando longe da situação "quente". E podemos pensar que em situações mais extremas, as comunicações a nível planetário poderão ficar comprometidas.


Possivelmente as pessoas vão ficar incomodadas por deixar de aceder ao facebook, netflix, compras online, ligar para alguém, levantar dinheiro e muitas coisas mais mas, poderemos dar graças se "só" nos acontecer isto. É que se estivermos nesta situação, haverá muitos europeus em situações muito, mas muito piores.

Relativamente a energia, o pipeline que atravessa a Polónia continua sem receber gás, há mais de um mês que estamos assim e interrogo-me se vai voltar a passar gás russo por este pipeline.

A situação agudiza-se e como se pode ver no mapa que coloquei lá em cima, as coisas podem correr mal. Muito mal.

A imprensa insiste numa invasão da Ucrânia, mas o que a Rússia quer é as bases de mísseis americanos fora do território polaco e romeno. A situação poderá ter um desenvolvimento inesperado, o corte da ligação entre a Polónia e os países bálticos.

Sim, há a possibilidade de um conflito entre a Rússia e a NATO.

1 comentário:

  1. Portugal está a ser atacado pelo eixo sino-russo, porque Portugal é um País que patrocina e apoia o terrorismo internacional:

    https://toranja-mecanica.blogspot.com/2022/02/portugal-esta-ser-atacado-pelo-eixo.html

    ResponderEliminar