sábado, 3 de dezembro de 2022

Guerras Energéticas: O Preço Do Petróleo Russo

 



E cá estamos. É oficial, foi definido o limite para a compra de petróleo russo, quase no limite da data que tinha sido definido a partir da qual entraria em vigor. A próxima 2ª feira. O que indica que há muito, muito receio que esta situação vá de novo fazer ricochete e bater na cara de nós, europeus.

European Union officials set Russian oil price cap at $60 a barrel

The European Union on Friday agreed to cap Russian seaborne oil prices at $60 a barrel, after several days of intense negotiations over an appropriate level.

The announcement comes after the G-7 group of advanced economies agreed in September to impose a limit on Russian seaborne crude and therefore constrain revenues the Kremlin makes from the commodity. However, details on how the cap would work in practice have been debated and hashed out since that point.

[Link]

É bom recordar que recentemente a Rússia foi colocada à prova numa guerra (de preços) semelhante com a Arábia Saudita. E a coisa correu mal, muito mal para a Arábia Saudita.

Eu acompanhei esse processo e sempre disse que a coisa iria correr mal para eles ao contrário (uma vez mais) do que se dizia na imprensa.

Vou novamente referir esta situação e será útil rever.

2016

Guerras Energéticas: Rússia Vs Arábia Saudita

Guerras Energéticas: A Ordem Das Coisas

2021

Guerras Energéticas: Arábia Saudita Perde Braço De Ferro Com Rússia

Ora, essa foi uma guerra que a Arábia Saudita forçou o preço para baixo de modo a fazer dobrar a Rússia.

Isto foi o que lhes aconteceu:



A Arábia Saudita quase que implodiu com os preços baixos. Mas a Rússia... apesar dos preços baixos, nem chegou a suar.

E não podemos esquecer que por esta altura a Rússia já estava debaixo de fortes sanções devido à Crimeia e além disso entrou também no conflito da Síria.

Agora chegou a vez da Europa (nós) querer experimentar até onde conseguirá fazer dobrar a Rússia.

Se a Rússia fez uma coisa destas a um produtor de petróleo, o que fará a uma Europa àvida de energia...?

E que aconteceu a este produtor de petróleo, a Arábia Saudita? Aliou-se à Rússia e surgiu a denominação OPEC+ (OPEC + Rússia)

E que a OPEC+ vai fazer agora? Vão fazer uma reunião amanhã...

OPEC+ to consider deeper oil output cuts ahead of Russia sanctions and proposed price cap

OPEC and non-OPEC oil producers could impose deeper oil output cuts on Sunday, energy analysts said, as the influential energy alliance weighs the impact of a pending ban on Russia’s crude exports and a possible price cap on Russian oil.

OPEC+, a group of 23 oil-producing nations led by Saudi Arabia and Russia, will convene on Sunday to decide on the next phase of production policy.

The highly anticipated meeting comes ahead of potentially disruptive sanctions on Russian oil...

[Link]

Parece-me que a destruição da economia europeia está ainda apenas no aquecimento.

A Rússia, essa, já está a aquecer:

Russia assembles ‘shadow fleet’ of tankers to help blunt oil sanctions

Russia has quietly amassed a fleet of more than 100 ageing tankers to help circumvent western restrictions on Russian oil sales following its invasion of Ukraine, according to shipping brokers and analysts.

Shipping broker Braemar estimates Moscow, which relies heavily on foreign tankers to transport its crude, has added more than 100 ships this year, through direct or indirect purchases. Energy consultancy Rystad says Russia has added 103 tankers in 2022 through purchases and the reallocation of ships servicing Iran and Venezuela, two countries under western oil embargoes...

[Link]

Estou muito curioso qual será a reacção oficial russa, suspeito que vão fazer o que têm dito, os países que alinharem nesta imposição vão deixar de receber energia russa, quem será o primeiro felizardo?



Vamos descobrir. E a guerra irá entrar numa nova fase. O Inverno chegou.




P.S. Tratado START 

A Rússia mandou os americanos à fava, à ultima da hora. Este é o último tratado que ainda existe. Todos os outros foram terminados pelos EUA. Desta vez é a Rússia que não está minimante interessada em negociar. E muito menos colocar a escrutínio as suas últimas armas...

P.S.2 Oferta Biden

Biden "estendeu" a mão, para que a Rússia pudesse sair do buraco em que está metido na Ucrânia (de acordo com muita gente).

A Rússia mandou os EUA à fava. Não há negociações. Há termos. E são russos.

P.S.3 O telefonema de Scholz 

Scholz telefona a Putin para dizer que tem que sair da Ucrânia...

E dizem que o telefonema durou uma hora.

Claro que não houve de certeza, conversas sobre os Nord Stream...

 P.S.4 A visita de Macron 

Macron quer uma atençãozinha no preço do gás americano. Não é possível. Vamos ter que nos aguentar. Podia ser pior, podiamos estar como os ucranianos...

8 comentários:

  1. Descobri este blog recentemente e é um prazer ler a opinião educada de um compatriota na língua de Camões. Fez-me também perceber o quanto já esqueci da língua portuguesa. Continue o bom trabalho e um abraço do norte da Europa, em breve sem combustível e aquecimento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.

      E se me é permitido perguntar, de onde do Norte da Europa está a falar?

      Eliminar
    2. Da terra da primeira-ministra dançarina - Finlândia.

      Eliminar
    3. Por acaso estava a pensar nesse país.

      Finlândia... Uma boa altura para dizer que quer entrar na NATO.

      E cancela a construção de uma nova central nuclear porque iria ser feita pelos russos.

      Vamos a ver então que país estará disponível para construir uma nova central nuclear. E ainda vão ter que pagar uma indemnização...

      Más escolhas a meu ver. E daqui a uns anos se calhar vão lamentar as mesmas.

      Eliminar
    4. A Finlândia é a minha segunda "casa". Já vivo aqui há vários anos e não penso sair tão cedo. Ou pelo menos pensava.
      Gosto do país, do povo, e acredite ou não, do Inverno ( o Outono é outra história). Infelizmente uma dos negativos deste país, em geral dos países nórdicos é que são muito dependentes do governo. É o estilo de povo que governos autoritários adoram , embora tenha de admitir que durante esta fantochada do Corona, o governo e sociedade finlandesa até que foram bastante permissivos. Claro, adotaram grande parte das restrições como o passaporte e vacinação e uso da máscara mas comparando com a Austrália, Nova-Zelândia, e até mesmo com a minha terra natal, a Madeira, estava à espera de mais pressão para comformar com essas medidas. Mas aínda aqui vamos. O corona ou semellhante ainda vai voltar e vamos ver como se comportam desta volta.
      Outro negativo deste país é o ódio pelos Russos. Tenho amigos finlandeses que consideram bastante inteligentes e vividos mas mesmo assim, tocando no assunto, é como se tornassem noutras pessoas. Já desisti de tentar discutir e tentar que vissem a situação do outro lado, especialmente no meu local de trabalho. A propaganda (rio-me internamente sempre que vejo os títulos nos jornais nas caixas do supermercado - Já perdi a conta de quantas doenças e cancros o Putin já sofreu. Esse número só é ultrapassado pelos crimes de guerra que cometeu) de tal forma tão profunda que não vejo hipotese de estes dois países voltarem a ter relações diplomáticas normais num futuro próximo, pelo menos durante a minha vida.
      É francamente frustrante e difícil viver neste momento no tempo. Ver tanta incompetencia e ódio por parte de governos e povos e não poder fazer nada. O pior é que infelizmente os poucos que ainda têm alguma inteligencia e capacidade de raciocinar e ver que isto não traz nada de bom para ninguém vão ser arrastados para o abismo com o resto. Já recebi a notificação de que no prédio onde vivo, se houver necessidade ( e vai haver de certeza) vão haver cortes de energia, possívelmente 2 vezes por dia. As pessoas que têm sauna nos apartamentos já foram informadas de que só podem usar a sauna ao fim de semana, e que vão baixar a temperatura nos aparmentos em 1 grau mais baixo que o permitido na lei (claro que irão modificar a lei para acomodar isto). Entretanto, não tiveram problemas em aumentar a renda mesmo após estas medidas. Enfim, vamos ver o que o futuro reserva. Por mim, não guardo muita esperança.

      Eliminar
    5. ...Já desisti de tentar discutir e tentar que vissem a situação do outro lado, especialmente no meu local de trabalho...

      Nem tente que de facto não vale mesmo a pena.

      Eu que estou em Portugal mal falo disto, tais são as ideias pré-concebidas e exarcebadas por uma imprensa letal e uma classe política que não sabe proteger os interesses da nação.

      Tento contribuir um pouco para a desinformação que está completamente disseminada na imprensa ocidental e vou explicando o meu ponto de vista, sempre baseando em dados concretos para se ver que não faço afirmações tiradas do ar que é o que vejo fazer a maioria dos comentadores e opinadores da nossa imprensa.

      Infelizmente a situação terá que piorar ainda muito mais até chegarmos algures a um ponto de equilíbrio entre americanos e russos.

      Nós europeus, por este andar, estamos completamente lixados.

      Eliminar
  2. Rússia diz que vai deixar de fornecer petróleo à Europa este ano

    A Rússia vai deixar de fornecer petróleo à Europa este ano, depois de a União Europeia (UE) ter limitado o preço do crude de Moscovo, anunciou hoje o embaixador do país junto das instituições internacionais...


    https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2125905/russia-diz-que-vai-deixar-de-fornecer-petroleo-a-europa-este-ano

    Ainda não é uma posição oficial, mas é um aviso...

    ResponderEliminar
  3. Macron pede que franceses "não entrem em pânico" com falta de luz e diz que 2023 "será ano difícil"

    O presidente francês também pediu aos franceses "que não entrem em pânico" diante do risco de falta de energia neste inverno. Segundo ele, os cortes de eletricidade "podem ser evitados" se o consumo diminuir em 10%, de acordo com um plano apresentado pelo governo. "Nesse caso é possível que, mesmo com temperaturas baixas em dezembro e janeiro, não haja problema", insistiu.

    O governo francês apresentou uma série de medidas para enfrentar eventuais cortes de eletricidade neste inverno, motivados por uma produção historicamente baixa de energia nuclear.


    https://www.rfi.fr/br/fran%C3%A7a/20221203-macron-pede-que-franceses-n%C3%A3o-entrem-em-p%C3%A2nico-com-falta-de-luz-e-diz-que-2023-ser%C3%A1-ano-dif%C3%ADcil


    É a França, a potência nuclear da Europa.

    É a França uma das potências que tem capacidade de construir centrais nucleares.

    Concerteza que toda a gente se recorda da chuva de críticas sobre a Alemanha se deixar ficar dependente da energia russa. Que deveria ter investido no nuclear.

    Como a França o fez.

    Volto a afirmar, a Rússia é a potência com maior capacidade de construção de centrais nucleares e domina este mercado a todos os níveis. E falei recentemente sobre isto recentemente.

    https://portugueseman.blogspot.com/2022/10/russia-uma-questao-nuclear.html

    ResponderEliminar