quarta-feira, 19 de abril de 2023

Vozes Silenciosas: O Efeito Lula

 


Eu já suspeitava que Lula iria trazer um vendaval geopolítico. E não desiludiu. Lula sempre foi um grande adepto dos BRICS, nunca gostou muito das interferências dos EUA e o caminho que quer para o Brasil, foi de certa forma interrompido. Penso que agora vai tentar com um pouco mais de força.

Os últimos dias têm sido muito animados, atirando Lula e o Brasil para a luzes da ribalta. E não só, pois está a atrair muitas atenções. Os EUA não estão a gostar e a UE também não.

Portugal, contudo, fica numa posição curiosa.

O que vou dizer são apenas conjecturas da minha parte, mas a coisa passa-me pela cabeça. Os países europeus estão reféns de certas linhas de conduta mesmo que muita gente não concorde com o que está a ser feito.

Somos também membros da NATO, ou seja, temos que dizer "sim" a muita coisa e temos que seguir as "recomendações" de outros.

Interrogo-me se esta visita de Lula, não está a ser aproveitada, para que dê voz a muitos descontentes, incluindo dar voz a opiniões que não podem ser expressas pelo governo português no que toca tanto à linha de narrativa como o que se deveria estar a fazer em relação à Ucrânia.

Seja como fôr, Lula está como um elefante numa loja de porcelanas. Está a partir tudo. As suas declarações têm impacto, o Brasil é uma potência de envergadura considerável com imenso potencial de crescimento, muito perto de entrar no "top ten" das maiores economias do mundo. É uma democracia com língua portuguesa. E além de estar a dizer coisas incómodas para muita gente, as suas acções ainda incomodam muito mais.

Deixo aqui algumas acções recentes para ficar como referência para o futuro. Afinal as acções mostram para onde Lula está virado. Para a nova estrutura de poder que parece estar definitivamente a "sair do armário". Lula quer levar o Brasil para a linha da frente desta nova estrutura do mundo multipolar.


  • Dilma Rousseff para presidente do banco dos BRICS


    Lula participa na tomada de posse de Dilma Rousseff à frente do banco dos BRICS

    Lula da Silva iniciou a visita oficial à China. O presidente do Brasil aterrou, esta quarta-feira, em Xangai, a primeira paragem de um périplo de vários dias à procura da reaproximação económica e diplomática, com o maior parceiro comercial do Brasil.

    Já esta quinta-feira esteve presente na tomada de posse da ex-presidente Dilma Rousseffà frente do chamado banco dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o grupo de países de economias emergentes, na cidade que é sede do Novo Banco de Desenvolvimento...

  • Lula visita Xi


    'Ninguém vai proibir que Brasil aprimore relação com a China', diz Lula em reunião com Xi Jinping

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (14/04) que "ninguém vai proibir o aprimoramento" das relações entre o Brasil e a China.

    "Ontem (quinta-feira, 13/4), fizemos uma visita à Huawei numa demonstração de que nós queremos dizer ao mundo que não temos preconceito na nossa relação como os chineses e que ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China", disse Lula a Xi Jinping...

  • Lula ataca o dólar



    "Quem decidiu que dólar era a moeda de reserva?" Lula defende alternativas no comércio com China

    A participação do yuan, a moeda chinesa, mais do que duplicou desde a invasão da Ucrânia, de menos de 2% para 4,5%, refletindo o seu maior uso no comércio com a Rússia.

    Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, atacou esta quinta-feira, em Xangai, o domínio do dólar norte-americano como moeda de reserva mundial e apelou ao uso de outras divisas na relação comercial entre Brasil e China.

    "Eu todos os dias me pergunto por que motivo os países estão obrigados a fazer o seu comércio em dólar", afirmou o chefe de Estado brasileiro, na sede do Novo Banco de Desenvolvimento, criado pelo BRICS, o bloco de economias emergentes que junta Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

    "Quem é que decidiu que era o dólar a moeda de reserva depois de ter desaparecido o ouro como paridade?", questionou. "Nós precisamos de ter uma moeda que dê aos países um pouco mais de tranquilidade", acrescentou.

    ... um banco como o do BRICS pode criar uma moeda capaz de financiar a relação comercial entre Brasil e China e entre o Brasil e outros países BRICS", acrescentou...

    [Link]

  • Lula visita os Emiratos


    Como já tenho chamado a atenção por aqui, os Emiratos têm demonstrado uma grande ligação com a Rússia e China. Lula curiosamente também passou por aqui. Há 20 anos atrás tinha feito o mesmo.

  • Lavrov visita o Brasil


    Entre Lula visitar a China e visitar Portugal, a Rússia anda ali pelo meio. Lavrov entrega convite de Putin para que Lula faça uma visita à Rússia.

Restam poucas dúvidas para que lado estão os olhos de Lula virados. Lula quer estar nos BRICS, quer um mundo multipolar, quer um mundo onde existe menos pressão, controlo e domínio por parte dos EUA.

E com as declarações que anda a fazer, Lula vai dizer aquilo que muita gente pensa sobre esta guerra catastrófica que pode destruir a Europa.

As vozes silenciosas da Europa vão ter um representante.

Vamos a ver se terá o potencial de dar início a algo.






P.S.

Toda a gente sabe que os russos andam a lixar o mundo inteiro por não permitirem o escoamento dos cereais ucranianos. Não é bem assim, mas é o que vende a narrativa oficial.

Depois acontecem coisas destas.

Polónia, Hungria e Eslováquia rompem acordo da UE que liberalizou comércio de cereais da Ucrânia

Bulgária e Roménia já avisaram Bruxelas que também podem repor quotas e tarifas para proteger os seus mercados. Posição de força mostra a dificuldade da UE em manter frente unida no apoio a Kiev.

A decisão da Comissão Europeia de liberalizar o comércio de cereais e outros bens alimentares da Ucrânia está a ser contestada por cinco Estados-membros, que já notificaram Bruxelas da sua intenção de repor quotas e tarifas para a importação de produtos agrícolas ucranianos...

[Link] 

O verniz vai estalando aos poucos...


6 comentários:


  1. Alemanha entrega sistema de defesa Patriot à Ucrânia



    DW
    DW
    Alemanha entrega sistema de defesa Patriot à Ucrânia
    História de DW (Deutsche Welle), Lusa • Há 4 horas

    Já foi entregue à Ucrânia um sistema de defesa aérea Patriot, de acordo com a página oficial do Governo alemão.

    A agência Associated Press (AP) também noticiou a chegada à Ucrânia de algumas das armas mais importantes pedidas por Kiev...


    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/alemanha-entrega-sistema-de-defesa-patriot-%C3%A0-ucr%C3%A2nia/ar-AA1a2Qd3?ocid=emmx&cvid=96a01e6fbc4a40398ee3278beceaadde&ei=9

    ResponderEliminar
  2. US warns Russia not to touch American nuclear technology at Ukrainian nuclear plant

    The US has sensitive nuclear technology at a nuclear power plant inside Ukraine and is warning Russia not to touch it, according to a letter the US Department of Energy sent to Russia’s state-owned nuclear energy firm Rosatom last month.

    In the letter, which was reviewed by CNN and is dated March 17, 2023, the director of the Energy Department’s Office of Nonproliferation Policy, Andrea Ferkile, tells Rosatom’s director general that the Zaporizhzhia Nuclear Power Plant in Enerhodar “contains US-origin nuclear technical data that is export-controlled by the United States Government.”...



    https://edition.cnn.com/2023/04/18/politics/us-warns-russia-zaporizhzhia-nuclear-plant/index.html

    Interessante.

    Bem, a central é russa, duvido que volte para as mãos ucranianas.

    E este "aviso" não parece ter pernas para andar.

    O que será que está lá...?

    ResponderEliminar
  3. Porquê agora e não no passado ( carta datada de 17 março de 2023), é só para criar atrito . Os russos disseram que não precisam do combustível americano , nem da sua tecnologia , pois consideram-se os melhores do mundo . Sobre a propriedade intelectual a central não possui nenhum software ou documentação relevante .

    ResponderEliminar
  4. A propósito a "União Europeia atingiu o limite de sanções que não afetariam os principais interesses dos países membros " as exceções serão o trunfo de alguns países !
    Relativamente ao teu artigo o objectivo dos Estados Unidos é criar problemas à exportação de combustível nuclear russo que segundo a Bloomberg cresceu 20% em 2022 .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o objectivo dos Estados Unidos é criar problemas à exportação de combustível nuclear russo

      Hum, não estou a ver como.

      Até porque os próprios EUA precisam de combustível nuclear russo.

      Eliminar

  5. Portugal vai passar a produzir os aviões de combate Super Tucano


    A Embraer vai produzir o avião de combate Super Tucano em Portugal. O anúncio será feito pelo presidente brasileiro. A Embraer está também a estudar a possibilidade de produzir em Portugal o avião de transporte KC-390, que já foi adquirido pela Força Aérea portuguesa.


    https://cnnportugal.iol.pt/videos/portugal-vai-passar-a-produzir-os-avioes-de-combate-super-tucano/64418fff0cf2c84d7fd269fe

    Deveras interessante.

    ResponderEliminar