segunda-feira, 11 de março de 2024

Mar Vermelho: Efeitos da Impotência Americana

 


Em ano de eleições as coisas não estão a correr nada bem para Biden. E a juntar a todos os problemas existentes vou adicionar mais uma consequência da incapacidade americana de manter uma rota marítima crucial a funcionar.

E que consequência é essa? A inquestionável vantagem da Rússia como elo de ligação entre a Europa e a Ásia. Aquilo que os EUA têm tentado impedir por todos os meios, a famosa ligação Lisboa - Vladivostok, em que o contexto tem sido manipulado por muita gente, incluindo a imprensa, dando a entender que é intenção russa conquistar Europa. A Rússia tem sim como objectivo ser o principal eixo de ligação entre a Ásia e a Europa e, claro, uma coisa destas colocaria os EUA na periferia do mundo, para um plano secundário, algo inadmissível e perigoso para uma superpotência que se quer manter no topo.

E como se está a demonstrar esta vantagem? Pela evidência. Não se consegue esconder a (dura) realidade.

E a realidade é esta:

Russia’s rail boosted by demand to move goods to Europe after Red Sea attacks

 


Demand to move goods from Asia to Europe by rail via Russia has soared since the start of the Red Sea crisis, according to logistics companies and rail operators, boosting the finances of the country’s state-owned rail monopoly.

Germany’s DHL said requests to transport goods on the Russian rail corridor had jumped about 40 per cent since container ships started diverting via a longer route in December. RailGate Europe said demand was up 25 to 35 per cent, while Netherlands-based Rail Bridge Cargo said cargo rail traffic via Russia this year was 31 per cent higher compared with the same time last year... 


...The diversions have pushed up door-to-door journey times between China and Northern Europe by seven to 10 days, to between 50 and 55 days. DHL said door-to-door journey times by rail through Russia between Chengdu in China and Duisburg in Germany were currently between 25 and 30 days.

“The requests have picked up since the beginning of the situation in the Red Sea by around 40 per cent,” DHL said of customer inquiries about rail. “The overwhelming amount is going through Russia.”..

Apesar das sanções, apesar da guerra, o tráfego ferroviário entre a Europa e China via Rússia aumenta consideravelmente.

O tempo é brutalmente inferior à opção de contornar o Continente Africano. Pelos valores indicados, podemos dizer que por cada viagem que contorne África, duas viagens podem ser feitas via Rússia.

Os políticos europeus até devem estar a engolir em seco, ao verem que a Europa dá ainda mais dinheiro à Rússia.

Mas a inflação e as taxas de juro na Europa...

Ou seja, o dinheiro que a Rússia tem estado a investir no sector ferroviário, mesmo após o início das hostilidades e debaixo de sanções faroónicas mostra o empenho e determinação do país em ser uma ligação entre a Europa e Ásia.

 

Russian Railways’ investment programme for 2023 to grow by one third to RUB 1.7 trillion

The investment programme of Russian Railways for 2023 exceeds 1.7 trillion roubles, which is almost a third more than in 2022, RF Transport Minister Vitaly Savelyev said at the Government meeting, the transcript of which is available on the official website of the Russian Government.

Under the plan for 2023, investment will be made in the following main areas: over 40 percent of the investment programme, or 440 billion roubles, will be channeled into projects under the Comprehensive Plan for the Modernisation and Expansion of the Trunk Infrastructure. Of this amount, 250 billion roubles will be allocated for the second stage of eastern lines. The 2023 target of 173 million tonnes in shipping capacity will be met in full. In 2023, 350 billion roubles will be spent on upgrading railway infrastructure.

[Link]



Russian Railways to invest record amount in 2024

Russian Railways (RZD) plans to invest in 2024 a record amount of about 400 billion rubles (4.4 billion U.S. dollars) of its own funds in the construction of the Eastern Polygon, which includes the Baikal-Amur Mainline (BAM) and the Trans-Siberian Railway (Transsib), RIA Novosti reported on Tuesday.

According to RZD Vice President Oleg Makarov, quoted by the news agency, it will be the highest investment for this project in its history. He said that the next year will hit a peak, with about 400 billion rubles allocated only for the Eastern Polygon, adding that the exact figure has yet to be approved.

The current program for the development of the Eastern Polygon, or the second stage, runs until 2024 and envisages increasing the capacity of BAM and Transsib to 180 million tons in 2024. The measures aim to ensure further growth of cargo flow to seaports.

In 2023, the RZD expects to increase the carrying capacity of the Eastern Polygon to 173 million tons. By the end of 2022, the carrying capacity increased to 158 million tons.

The third stage is being prepared for after 2025. Deputy Minister of Transport of Russia Valentin Ivanov said last year that capacity will increase to 197 million tons by 2027-2028 and 210 million tons by 2029-2030. He added that the Ministry of Transport is considering possibly increasing the Eastern Polygon's capacity to 255 million tons by 2031-2032.

[Link]

Ou seja, a Rússia está com dinheiro para projectos de grande envergadura. Anteriormente tinha falado no investimento da nova rota marítima Northern Sea Route e agora vemos que estão a investir em grande e em paralelo.

E andam a dizer aos europeus que o país está isolado, falido, que combate com pás e tanques dos anos 50.

Os europeus estao a ser enganados. Pelos nossos políticos!

Este investimento em ferrovia também se pode constatar pelo metro de Moscovo. Eles completaram uma linha circular que passou a ser a maior do mundo em 2023. É importante pensar na quantidade de dinheiro que estão a ser colocados em variadíssimos projectos apesar da situação em que se encontram.


Este vídeo mostra esta nova linha, que tem mais de 60 km's. Novas estações e ao que entendo também novas carruagens.

Recomendo dar uma pequena olhadela pelas estações. Há muito dinheiro investido. E tecnologia também.

E já que estou no tópico da ferrovia, aproveito para chamar a atenção à estação de Mariupol.

Em 2022:


Este mês:



Ou seja, a Rússia também está a construir fortemente na ferrovia desta zona. Nitidamente procuram uma alternativa à ponte, para ligar à Crimeia. E Mariupol é zona estratégica de ligação. Interessante.

Resumindo, enquanto uns estão atolados no Mar Vermelho sem soluções, outros é o que se vê.

O mundo já não é o que era.





Post anterior sobre o tema:

Mar Vermelho: A Estratégia Desastrosa Americana


9 comentários:


  1. Ucrânia deve ter "coragem da bandeira branca" e negociar, diz Papa


    Francisco usou pela primeira vez os termos "bandeira branca" e "derrotado" ao falar sobre o conflito na Ucrânia.

    O Papa Francisco afirmou que a Ucrânia deve ter a "coragem da bandeira branca" e negociar com a Rússia, usando, pela primeira vez, o termo "derrotado" ao falar sobre a invasão, avança a Reuters...



    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/ucr%C3%A2nia-deve-ter-coragem-da-bandeira-branca-e-negociar-diz-papa/ar-BB1jC2N9?ocid=msedgntp&cvid=e46a560a85da4796afef18320fe94836&ei=7


    As vozes vão surgindo.

    E esta não é nada pequena.

    Haverá muita gente a quem isto cairá mal. Mas à medida que o tempo passa, fica mais difícil de manter uma narrativa artificial.

    ResponderEliminar
  2. Moscovo está muito desenvolvida! Para mim como Português é, infelizmente, muito estranho ver um país investir dinheiro Público onde ele deve realmente ser investido: infraestruturas e serviços para a população. E isto de um país em economia de guerra. Fenomenal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Surpreendente estarem a fazer o que estão a fazer em contexto de guerra.

      Eliminar

  3. Macron delays Kyiv visit amid tensions over Ukraine comments


    The Elysée Palace denied security concerns over the visit after a Russian missile landed near the Greek prime minister’s motorcade in Ukraine last week.

    French President Emmanuel Macron has pushed back a long-planned visit to Ukraine amid tensions with allies over his increasingly hawkish comments on Russia.

    The visit has been delayed several times...


    https://www.politico.eu/article/france-emmanuel-macron-ukraine-war-visit/


    Há um ditado que encaixa que nem uma luva.

    "Quem tem ..., tem medo".


    Com o tipo de armas à disposição da Rússia, Macron está à distância de minutos.

    Embora, não acredite num ataque a Macron, a possibilidade de acontecer algo semelhante ao PM grego diria que é elevada. Muito elevada.

    ResponderEliminar

  4. Boeing whistleblower found dead in US


    A former Boeing employee known for raising concerns about the firm's production standards has been found dead in the US.

    John Barnett had worked for Boeing for 32 years, until his retirement in 2017.

    In the days before his death, he had been giving evidence in a whistleblower lawsuit against the company.

    Boeing said it was saddened to hear of Mr Barnett's passing. The Charleston County coroner confirmed his death to the BBC on Monday.

    It said the 62-year-old had died from a "self-inflicted" wound on 9 March and police were investigating.



    https://www.bbc.com/news/business-68534703



    O preço a pagar por dizer coisas incómodas. E avisos para os que pensem fazer algo semelhante.

    Tenho que retomar o tema da Boeing um dia destes.

    ResponderEliminar

  5. Dinamarca introduz recrutamento obrigatório de mulheres para o serviço militar


    A Dinamarca vai introduzir o recrutamento obrigatório de mulheres para o serviço militar, anunciou hoje o Governo dinamarquês, alegando a necessidade de reforçar as Forças Armadas e resolver problemas de defesa nacional...

    ...O Governo anunciou igualmente que vai alargar o período de serviço militar obrigatório de quatro para 11 meses, tanto para mulheres como para homens...



    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/mundo/dinamarca-introduz-recrutamento-obrigat%C3%B3rio-de-mulheres-para-o-servi%C3%A7o-militar/ar-BB1jQddX?ocid=msedgntp&cvid=1149b090aadf4419ad34cff75d7b0cb5&ei=26



    Deve estar para breve algo semelhante para os nossos lados.

    ResponderEliminar
  6. "Prioridades". Putin quer instalar unidade de energia nuclear no espaço

    O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou, esta quinta-feira, que os projetos espaciais, incluindo a instalação de uma unidade de energia nuclear no espaço, devem ser prioridade com financiamento adequado...



    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/prioridades-putin-quer-instalar-unidade-de-energia-nuclear-no-espa%C3%A7o/ar-BB1jUeJ5?ocid=msedgntp&cvid=8872fd035d6248dbdb1dfcbe2f830e1d&ei=165


    Tal como suspeitava e disse-o no post "EUA: A Supremacia No Espaço Falhou",

    ResponderEliminar

  7. Níger denuncia acordo de cooperação militar com os Estados Unidos


    O regime militar no poder no Níger denunciou hoje o acordo de cooperação militar com os Estados Unidos "com efeito imediato", um dia depois de uma visita de três dias a Niamey de altos funcionários norte-americanos...

    ...Os Estados Unidos têm estacionados no Níger cerca de 1.100 militares, ao abrigo de um acordo de cooperação militar assinado em 2012, bem como uma importante base de 'drones' em Agadez (centro do país).

    Para além da denúncia do acordo militar com os Estados Unidos, a junta militar que tomou o poder no Níger em 26 de julho de 2023 expulsou cerca de 1.400 franceses estacionados no país, cerca de 1.000 dos quais na capital, Niamey, e 400 em duas bases avançadas no oeste, em Ouallam e Tabarey-Barey, no coração da chamada zona das "três fronteiras" com o Mali e o Burkina Faso...



    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/n%C3%ADger-denuncia-acordo-de-coopera%C3%A7%C3%A3o-militar-com-os-estados-unidos/ar-BB1k1cJP?ocid=msedgntp&cvid=9f2e1259a5d04700ec2729533ba89c13&ei=21

    ResponderEliminar

  8. French Finance Minister Says He’d Hesitate to Board a Boeing Jet


    French Finance Minister Bruno Le Maire waded into treacherous diplomatic territory by declaring he’d hesitate to fly on a Boeing Co. aircraft because he values his life.

    “I now prefer flying in Airbus over Boeing — my family too, they care about me,” Le Maire said at the Europe 2024 conference in Berlin on Tuesday, addressing Airbus SE Chief Executive Officer Guillaume Faury, who was in the audience...



    https://www.bloomberg.com/news/articles/2024-03-19/french-finance-minister-says-he-d-hesitate-to-board-a-boeing-jet




    Em 2019, falei sobre o 737 MAX.

    https://portugueseman.blogspot.com/2019/11/houston-we-have-big-boeing-problem.html

    ResponderEliminar