terça-feira, 12 de agosto de 2025

Um Breve Olhar Para A Economia Russa, Uma Década Depois


Comecei com este tema, sensivelmente há 10 anos atrás. E como tem dados de 2015, penso que seja interessante olhar agora para eles e ver como estamos. Afinal a deterioração da economia russa é algo que nos é vendido anos a fio.

Vamos às reservas financeiras, com uma imagem que coloquei há 10 anos atrás.


 

Se olharmos para Julho de 2015, está nos 357 mil milhões de dólares. Vamos espreitar o valor mais actual que temos.



Foreign Exchange Reserves in Russia increased to 680379 USD Million in May from 680271 USD Million in April of 2025. Foreign Exchange Reserves in Russia averaged 319720.22 USD Million from 1992 until 2025, reaching an all time high of 688731.00 USD Million in June of 2025 and a record low of 4532.00 USD Million in December of 1992.


Bem, como se pode ver, as reservas financeiras russas estão a atingir recordes. Em pleno conflito. Na altura também me referi ao ouro. Como estava na altura?



1352 toneladas de ouro. E agora?




Perto de 2330 toneladas sensivelmente desde 2020. Não o estão a gastar. E o ouro foi uma boa aposta? Vamos olhar para o valor do ouro:




A partir de 2020 a quantidade de ouro é a mesma, mas o valor do ouro não tem parado de subir. Parece que foi uma boa aposta. E a Rússia, foi uma dos maiores compradores de ouro durante anos seguidos.

E quanto à inflação? "Toda" a gente sabe como está a inflação, repetido vezes sem fim por "especialistas" na televisão. Mas é uma situaçao completamente fora do normal para a Rússia?

Não. Olhemos para o gráfico.




No espaço duma década, a população russa tem enfrentado valores de inflação altos e bruscos. Mas não estão na pior situação da última década. Já estiveram mais que uma vez numa situação bem pior, como se pode constatar. Não é bom, mas diria que não é catastrófico.


Quanto às taxas de juro, a coisa é mais dura.






Mas vê-se bem o impacto da breve guerra da Geórgia em 2008, o explodir da situação da Ucrânia em 2014 e agora com a guerra da Ucrânia, que é muito mais que a Ucrânia. A Rússia está a lutar contra a NATO e alguns países aliados da NATO. Diria que se vê muito bem reflectido nas taxas de juro. E será interessante acompanhar por mais uns anos e ver se a Rússia consegue absorver este enorme impacto. Da maneira como as coisas estão a evoluir diria que sim.


Vamos olhar também para o rublo. Afinal "toda" a gente sabe que o ruble está a despenhar-se. Vamos espreitar:





Este gráfico tem informação dos últimos 5 anos. O "pico" dá para ver que tem a ver com a guerra da Ucrânia. Mas isso foi em 2022. Já estamos a mais de meio de 2025. Os valores estão nitidamente mais contidos e não se pode falar que o rublo está a ir por aí abaixo. Para a situação em que a Rússia está, os valores, diria, estão razoavelmente controlados.

E depois temos a previsão de crescimento para este ano.

 

IMF sees Russia's wartime economy slowing after two strong years

"We are expecting Russia's economic growth to slow down in 2025, and that is very much due to the policy tightening and lower oil prices," said Petya Koeva Brooks, a deputy director of the research department at the IMF, on Tuesday...

...The IMF now expects Russia's economy to grow 0.9% in 2025, down from the 1.5% it had projected in April. It's also expecting the country's economy to grow 1% in 2026...

[Link]

Agora reveram em baixa, para 0.9%. Mas como já tenho mostrado anteriormente, as previsões para a Rússia têm tido sempre com um tom negativo, mas vão corrigindo mais à frente. Tal como este titulo que diz que está a abrandar, após dois anos de forte crescimento. Mas apesar de reverem em baixa, os dados continuam a indicar crescimento. O que dadas as circunstâncias e pelo tempo decorrido, é impossível alguém dizer que a Rússia mostra uma resiliência que não está de acordo com as narrativas em vigor.

Se a Rússia está a aguentar a pressão que recai em cima dela? Sem dúvida. E estou a registar este momento, para daqui a uns anos fazer nova reavaliação. Com as enormes transformações que estão a ocorrer, diria que um enorme grau de confiança que a Rússia vai crescer. Em todos os sentidos.




O primeiro post, com dados de há 10 anos atrás:


Último post sobre o tema:







P.S. O Encontro Entre Trump e Putin

Vai ser algo muito interessante. A Rússia não demonstra apenas resiliência na sua economia. Putin vai para o encontro numa posição de força e não me parece que Trump leve consigo trunfos de monta. Além disso,  a Rússia pretender negociar muito mais que a questão ucraniana.

Definitivamente um dos Verões mais quentes. Como não viamos há muito.

2 comentários:

  1. Obrigado pelo post!

    Recomendo vivamente ver o último vídeo do Andrei Martyanov chamado "Mosaic" que fala sobre a questão do encontro entre Trump e Putin. (https://www.youtube.com/watch?v=70B66OXthio&pp=ygUGbW9zYWlj)

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver se dou uma espreitadela. Este encontro, vai ser o encontro do ano.

      Eliminar