quarta-feira, 23 de setembro de 2009

França: Um Aliado Peso-Pesado Para Os Pipelines Russos

France eyes role in South Stream pipeline: Russia
France is eyeing participation in Russia's South Stream pipeline, seen as a rival to the EU-led Nabucco project for gas supplies to Europe, Prime Minister Vladimir Putin's spokesman confirmed on Tuesday.

French involvement in South Stream and another Russian-led pipeline project, Nord Stream, was addressed in talks between Putin and his French counterpart, Francois Fillon, in Moscow on Monday, spokesman Dmitry Peskov said...



France's GDF Suez to Acquire Nord Stream Shares by October

France's GDF Suez will by the end of October become a shareholder in the company building the Nord Stream gas pipeline under the Baltic Sea, Gazrpom's deputy CEO said on Monday...

http://www.oilandgaseurasia.com/news/p/0/news/5680

A confirmar-se estas notícias, a Rússia ganha um grande aliado para os seus pipelines, ficando assim envolvido dois dos mais importantes países da União Europeia. A Alemanha é o principal interessado do Nord Stream, pois vai ficar com acesso directo um fornecedor (Rússia) e a França vai diversificar as suas fontes, pois está muito dependente de fornecedores africanos. Apesar da imprensa insistir que a Rússia não é um fornecedor fiável, o facto é que cada vez vemos mais ligações com eles por parte da Europa.
Com estes dois pipelines vai ser diversificado o fornecimento russo à Europa. É bom para a Europa, mas é mau para os países bálticos, Polónia, Rep. Checa e Ucrânia. Todos estão dependentes da energia russa, e no que toca à Polónia e Ucrânia, são países transito que servem de ligação para o resto da Europa e que vão sofrer quando a Rússia possuir alternativas de escoamento do seu gás, sem depender destes países-trânsito que têm sido hostis para com a Rússia.
O mais interessante destas movimentações por parte da França é que elas têm impacto no pipeline Nabucco. Este pipeline não está a entusiasmar as duas grandes potências, e algumas das razões são a instabilidade política dos países envolvidos e as poucas garantias de que existe gás suficiente para alimentar o pipeline.

Gaz de France cancels Nabucco interest

French energy firm Gaz de France canceled its bid to become the seventh member of the construction team for the Nabucco gas pipeline, statements said...

http://www.upi.com/Energy_Resources/2008/07/22/Gaz-de-France-cancels-Nabucco-interest/UPI-66941216749964/

Nabucco removed from EU energy project list
Mention of the Nabucco gas pipeline has been deleted from a list of projects to be financed by a five-billion euro EU stimulus plan...EU officials confirmed yesterday that the pipeline, once considered a flagship EU venture, had disappeared from the list of energy projects to be financed under the plan.

The move was apparently made at the request of German Chancellor Angela Merkel, who insists that no public money should be spent on a project in which Berlin has little interest...
German Chancellor Angela Merkel recently confirmed her country's opposition to funding the flagship Nabucco gas pipeline project with European money, stressing that the problem is not financing but finding gas to feed the pipeline.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Nabucco: Um Pipeline Em Dificuldades


Nabucco


O Pipeline Nabucco pretende ser uma alternativa à Rússia, passando o gás por outros países. Este pipeline nasce com bastantes dificuldades, pois é um investimento avultado, atravessa países problemáticos, tem a concorrência dos pipelines russos e ainda mais grave não está garantido um fornecimento estável de modo a compensar todo o investimento que está a ser feito.

Pelo mapa pode-se ver rápidamente um dos problemas, este pipeline pressupõe ligações tanto à Geórgia como o Irão, ambos países que estão em "alta" devido às situações em que cada um está envolvido.

A juntar isto temos mais uns recentes desenvolvimentos, que em nada ajudam. O Turquemenistão anunciou que vão ser inaugurados em Dezembro dois novos pipelines, um para a China e outro para o Irão. O acordo para a China é o fornecimento de 40 Biliões de metros cúbicos/ano durante 30 anos. Este é mais um mau sinal para o Nabucco, pois o Turquemenistão é um dos países necessários para fornecer o pipeline europeu.

Dado os problemas de fornecimento do Nabucco, os investidores viram-se também para o Iraque. O Iraque dada a sua actual situação é tudo menos seguro. Um país instável, ocupado militarmente e com muitas interrogações sobre o seu futuro. Contar com fornecimentos estáveis ou contar com o que quer que seja daqui é um acto no mínimo irresponsável.

Mas mesmo tentando fazer acordos com o Iraque, não significa que sejam os únicos. De facto até a Rússia está a tentar recuperar parte do que tinha neste país em termos energéticos. E se ainda com os americanos no terreno, a Rússia já marca presença, não se sabe o que irá acontecer depois dos EUA sairem.

Uma coisa é certa, Nabucco é algo caro, depende de vários países fornecedores e de trânsito completamente instáveis e não oferece uma alternativa fiável ao fornecimento russo. Existem demasiadas incógnitas, tornando este pipeline um investimento de muito alto risco, não dando garantias à Europa de que pode ser uma solução com futuro.

domingo, 20 de setembro de 2009

Rússia e China investem 36 Biliões de dólares em projectos de petróleo na Venezuela

"Acordo para os próximos três anos é para exploração de jazidas na bacia do rio Orinoco por empresas de petróleo chinesas.
Hugo Chávez anunciou o acordo bilionário nesta quarta-feira, 16. A parceria com a estatal venezuelana do setor petrolífero, a PDVSA, deverá produzir 450 mil barris diários de petróleo cru. Recentemente a Venezuela fechou um acordo semelhante com a Rússia, este no valor de cerca de US$ 20 bilhões. As duas parcerias devem resultar em um aumento de 900 mil barris diários na produção venezuelana de petróleo.
Um dos objetivos de Chávez com esses acordos fechados com países mais simpáticos à sua “revolução socialista” é que eles garantam à Venezuela maior independência econômica frente aos EUA."



Esta é mais uma má notícia para os EUA, os avultados investimentos russo/chineses no 5º maior produtor mundial de petróleo e no 2º maior fornecedor de petroleo americano. Dado a importância que a Venezuela representa para o maior importador de energia do mundo, a Venezuela corre um perigo extremo.

A proximidade da Venezuela aos EUA, torna-o num dos melhores, mais seguros e eficientes fornecedores dos EUA mas a política de Chavez é vendê-lo á China. O que nós estamos a assistir é ao desvio da produção venezuelana de modo a aplacar a enorme e crescente sede do Dragão, o que irá afectar a exportação para os EUA.

Com investimentos tão avultados, a sua proximidade aos EUA e a importância da Venezuela para os EUA, torna-se urgente à Venezuela tomar medidas de protecção e torna-se urgente para quem investe tão grandes somas, fornecer o mais rápidamente possível meios de defesa, de modo a tornar o menos apetecível, um possível confronto militar com o objectivo da tomada de controlo do fluxo energético.

Também queria chamar a atenção sobre o que este artigo também mostra, a Rússia nestes tempos conturbados de recessão económica mundial, tem poder de investimento para se envolver em projectos de grande dimensão e deverá causar algumas surpresas quando passarmos este clima económico negativo.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Venezuela adquire potente sistema anti-aéreo


S-300 PMU2


O sistema (S-300) que foi referido a possibilidade de estar a ser enviado para o Irão pelo o navio Arctic Sea, foi adquirido por Chávez. Este é considerado um dos melhores sistemas de defesa anti-aérea do mundo e vai aumentar consideravelmente a capacidade da Venezuela em repelir ameaças externas.

Com as crescentes necessidades energéticas, temos estado a assistir nos últimos anos a um incremento verdadeiramente significativo de aquisições militares por parte de países produtores. Estes sentem a necessidade de aumentar as suas defesas de modo a proteger as suas riquezas naturais.




Os vários módulos do sistema


Chávez, dado a proximidade da Venezuela aos EUA, os problemas entre ambos os países e o facto de estar a mudar lentamente a sua produção para a China, acrescenta vários factores de risco para o país. A Venezuela adquiriu recentemente 24 aviões russos topo de gama em virtude dos EUA terem negado manutenção aos F-16 da Venezuela e agora adquire um temível sistema anti-aéreo de fabrico russo. O que para o qual contribuiu também o facto dos EUA terem reactivado a 4ª frota dedicada à América do Sul e ao anúncio da abertura de 7 bases americanas na Colômbia.


Para complementar este sistema, adquiriu também os sistemas anti-aéreos Pechora 2M e o Buk M2 .




Pechora 2M




Buk M2


Com este pacote a Venezuela vai gastar 2.2 Biliões de dólares, dinheiro que a Rússia vai conceder a crédito. Apesar de ser uma soma considerável, (como é regra geral as aquisições militares), o histerismo e o sensacionalismo por parte de muita imprensa de modo tanto a vender notícias, como para alinhar em idealismos políticos, omite o mais importante que é perceber o que significa estes gastos, comparados com outros países na mesma região, como a imagem abaixo mostra e como se costuma dizer, uma imagem vale por mil palavras.

Além dos sistemas defensivos, foram adquiridos mais 2 sistemas de modo a modernizar algumas àreas.



Smerk





T-72


Estas aquisições por parte da Venezuela e as aquisições por parte do Brasil, desenham um novo panorama na América do Sul. Venezuela e Brasil caminham para um tipo de potência militar que esta zona do globo não conhecia. Se a sofreguidão pela energia fôr demasiado por parte dos grandes consumidores, estes terão problemas acrescidos caso queiram intervir militarmente. Mais, com a Mercosul a crescer, podemos assistir à criação do braço armado desta organização, caso se veja o crescimento da ameaça externa.


Este é mais um passo, mais um sinal dos tempos perigosos que se avizinham, os países grandes consumidores de energia à medida que esgotam as suas reservas internas, viram-se cada vez mais para o exterior. Os países que possuem grandes reservas de energia, são cobiçados por esses devoradores e investem em armamento para tornar caro qualquer investida pensada.


Uma pessoa esfomeada faz coisas impensáveis, até onde irá um país na mesma situação?