domingo, 6 de abril de 2014

Crimeia e o South Stream


Vamos começar por analisar esta imagem, relativamente ao pipeline. O South Stream sai da Rússia e vai a direito à Bulgária. Realmente, é rota mais eficiente a direito, e... passando ao lado da Crimeia ou seja por território ucraniano.

Mas estes pipelines, o Nord e South Stream foram desenhados exactamente para fazer o bypass  a países trânsito problemáticos, sendo o principal problema, exactamente a Ucrânia...

Então o que foi feito? um "ligeiro" desvio como se pode ver na imagem abaixo, não entrando na zona económica exclusiva da Ucrânia, dando a volta necessário (com os custos associados) até chegar à Bulgária.


 
A rota do South Stream não entra na Zona Exclusiva da Ucrânia


 Embora se tenha evitado a passagem pela a Ucrânia, não se conseguiu contornar outro problema, ou seja, a Turquia. A Turquia, é uma das peças chave para contornar a Rússia no que torna a fornecimentos energéticos, o Nabucco passa pela Turquia e este país sempre esteve bastante activo no que toca à Geórgia, tentanto afastar a influência russa desta.

Portanto, ao "atacar-se" o Nabucco, a Turquia acaba por ceder às pressões russas e dá luz verde para passar pela sua zona económica em 2011, como podemos ver neste artigo:

South Stream pipeline gets Turkey green light

Turkey has given permission for the South Stream gas pipeline to be built across its territories, giving the project a clear run into the lucrative energy markets of Europe.

It will now be able to bypass Ukraine, which had failed to reach an agreement with the pipeline's owners.

Gazprom has a 50% stake in the project, Italy's Eni 20% and France's EDF and Germany's Wintershall 15% each...


Portanto neste momento, a Turquia é peça chave para a viabilidade do South Stream, um país que a Rússia não quer estar dependente, devido às suas próprias ambições, que colidem com os interesses russos.

Só que agora temos a situação da Crimeia...

E com a anexação por parte da Rússia, uma passagem a direito deixa de atravessar a Zona Económica Ucraniana, a Zona Económica Turca e vai directamente para a Bulgária. Os russos com esta acção, permitiu-lhes um novo leque de possibilidades e um maior controlo do Mar Negro.


As 3 rotas estudadas pela Gazprom

Muito possivelmente a Europa, ao abrigo das sanções devido à situação da Crimeia, vão suspender o South Stream. O tempo suficiente, para a Rússia mudar a rota do pipeline...

Sem comentários:

Enviar um comentário