domingo, 20 de abril de 2014

Mar (Russo) Negro



O Mar negro tem estado a assistir a mudanças bastante significativas nos últimos anos, com os avanços da NATO, da Rússia, e no panorama de transporte de energia. Fiz uma sequência de imagens para melhor se perceber as alterações que têm estado a ocorrer, e recorro a um exemplo, o investimento militar russo a nível de submarinos para se perceber o que a Rússia está a fazer, para evitar perda de influência nesta zona tão importante para os interesses do país.

fig. 1 - Mar Negro, a Rússia ficou com uma pequena parcela

Esta imagem mostra o Mar Negro nos primeiros anos da década passada. A Rússia tem uma pequena parcela de mar, a sua base principal num outro país, ou seja a Ucrânia, e a NATO apenas num país, o que maior parcela tem de mar, ou seja a Turquia. Por esta altura, a Rússia tinha no Mar Negro, apenas um submarino dos anos 90. Mas algo estava a formar-se...

fig. 2 - Ver o grande avanço em 2004

Em 2004, temos uma grande expansão da NATO que tanto afecta o Mar Báltico e o Mar Negro. Enquanto a Rússia estava ocupada em parar o seu declínio, a NATO/EUA estavam a avançar em grande velocidade, abrindo um corredor em direcção ao Mar Cáspio, muito rico em petróleo. Com a entrada da Roménia e Bulgária, o Mar Negro estava a ficar cada vez mais um mar sob o controlo da NATO, com nítida perda de influência russa. Para agravar a situação, os EUA estavam a dar apoio militar/político à Geórgia/Azerbaijão, muito necessário pois estava a ser construido o 1º pipeline americano (BTC) que iria aceder ao Mar Cáspio. Com estes avanços, e dado que para a NATO entrar na Geórgia, não poderia haver problemas dentro do território, o país começou a acelerar a resolução das regiões separatistas, o que agudizou ainda mais a já tensa relação com a Rússia.

Com a revolução rosa, Saakashvili, entra em cena, acelerando a resolução das coisas. Uma das regiões separatistas é recuperada, a Adjária, tendo os russos que fechar a sua base e retirarem-se da zona. Com o massivo apoio militar dos EUA, o caminho estava aberto para se resolver definitivamente a questão das regiões separatistas, numa altura em que o pipeline americano (BTC) já estava em funcionamento, numa zona hostil, ou seja na área de influência russa.

Em 2008, foi feita a tentativa de à força recuperar os territórios, e a coisa correu mal. Muito mal. Em 2008, já a Rússia estava a percorrer um caminho ascendente e respondeu à letra, à última jogada de Bush, pois este estava de saída, com todo o desgaste que tinha das várias guerras que tinha começado e o futuro era com os democratas, entrando Obama logo de seguida. A Rússia nesta jogada, impediu a entrada da NATO, pois a Geórgia sofreu uma perda efectiva de integridade territorial.


 fig. 3 - A Rússia começa a expandir-se

A Rússia está a aumentar a sua força e precisa de novos armamentos, para controlar de modo mais eficiente o Mar Negro. Um dos seus investimentos é na sua frota de submarinos. Até aqui apenas um submarino estava alocado a este mar e a coisa iria mudar em breve.

A Ucrânia, (outro país à beira de entrar na NATO), anos depois tentam forçar a situação de novo. A revolução laranja não obteve os resultados pretendidos, agora iria-se tentar de outra forma. O surpreendente foi a reacção da Rússia. Com uma velocidade impressionante e eficaz, a Rússia abraça a Crimeia, impedindo deste modo a entrada da NATO e alterando o panorama no Mar Negro. Com este passo, a Rússia é o pais detentor da maior área, apenas ultrapassada pela Turquia. Agora é preciso uma marinha capaz de proteger toda esta nova zona.

fig. 4 - 1º submarino com destino ao Mar Negro

A Rússia já tinha começado a construção de novas embarcações com destino ao Mar Negro, e curiosamente é a partir deste ano, que vamos assistir às entregas. 6 submarinos estão previstos, com entrega entre 2014 e 2016. Ou seja o panorama está a mudar imenso, os submarinos vão ser uma grande dor de cabeça para frotas que resolvam entrar neste mar.

fig. 5 - A nova realidade que se está a formar

Neste mapa podemos ver as profundas alterações que se estão a formar. A NATO não conseguiu avançar para o Mar Cáspio, a Rússia aumentou de forma brutal a sua àrea de mar (devido à Crimeia) e está a infestá-lo com novos armamentos. Falta adicionar neste mapa, algo que penso que também vai acontecer e já o referi num outro post. A alteração do traçado do South Stream, de modo a não entrar na Zona Exclusiva da Turquia.


fig. 6 - As novas fragatas em construção, 6 para o Mar Negro

fig. 7 - Pelo menos um Porta-Helicópteros Francês (dos 4 encomendados),
 está destinado para o Mar Negro, e o 1º estará pronto ainda este ano.


O cenário do Mar Negro, mostra o quanto a Rússia está a mudar. A Rússia está a actuar em várias frentes simultaneamente e vamos assistir a muitas mudanças nos próximos anos. 

Infelizmente as relações EUA/Rússia, só terão um caminho: uma progressiva deterioração até conseguirem achar um ponto de equilíbrio.

Sem comentários:

Enviar um comentário