quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Ucrânia No Espaço: O Fim?


Explosão de um foguete Antares com destino à Estação Espacial
Internacional
 
 
Foguete da Orbital Science explode durante lançamento
 
Um foguete não tripulado da companhia Orbital Science explodiu, nesta terça-feira, seis segundos após o lançamento da missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Nasa.
 
"O foguete Antares sofreu um acidente logo após a decolagem", reportou o centro de controle da missão da Nasa, em Houston, Texas.
 
Chamas foram vistas na plataforma de lançamento costeira, depois que o foguete decolou na Ilha Wallops, Virgínia, no pôr-do-sol, às 18h22 locais (20h22 de Brasília)...
 
 
Bom, mais uma péssima notícia para a Ucrânia. Apesar das notícias falarem da NASA, este foguete é de uma companhia privada, que a NASA subcontratou para enviar carga para a Estação Espacial Internacional. E pelo video que vi, a coisa deu uma explosão brutal, poucos (muito poucos) segundos depois de começar a subir.
 
Bom, e o que isto tem a ver com a Ucrânia? Tem muito. Os foguetes regra geral são construidos por estágios e o primeiro estágio é UCRANIANO. E muito possivelmente (conclusão muito prematura da minha parte), mas existe grandes hipóteses da falha ser ucraniana.
 
Notícia de 2013:
 
US-Ukrainian Antares rocket launched successfully on Sunday
 
April 21 the Orbital Sciences’ Antares rocket has been successfully launched from the spaceport at Wallops Island, Virginia. The Antares rocket was developed by U.S. Orbital Sciences Corporation in cooperation with Ukraine’s Yuzhnoye SDO and Yuzhmash.
 
Under the contract, the Ukrainian side ensured the design and construction of the first stage of the rocket, whereas the U.S. side was responsible for the second stage, ground infrastructure and marketing. Funding for the program is carried out with NASA’s participation...
 
Mesmo que a falha não seja ucraniana, de certeza que a imprensa em breve vai explorar a situação e meter os americanos com os cabelos em pé. O programa espacial americano está num caos. Actualmente, para colocar americanos na Estação, dependem dos russos e agora descobrem que os foguetes americanos, levam motores ucranianos. Isto vai ser extremamente embaraçoso,  a potência mais forte do mundo, está dependente de russos e ucranianos, estamos afinal a falar do país que meteu homens na lua.
 
Qual me parece ser o resultado desta situação? O desaparecimento da industrial espacial ucraniana. Dada a situação com a Rússia, esta está a acabar com as ligações à Ucrânia, e agora penso que irá ser alvo de pressão americana. Os americanos não querem ver o seu programa espacial neste estado, não vão admitir que estão dependentes de ucranianos para colocar o quer que seja no espaço. A situação é deveras embaraçosa para a Administração Obama. Penso que vai ser exigido que foguetes americanos sejam construidos por americanos.
 
A acontecer isto, o volume de encomendas à Ucrânia, irá aproximar-se do zero e muito possivelmente estamos a assistir ao fim da capacidade ucraniana neste segmento restrito. Muita perda de conhecimento e negócio. Duvido que o governo, a braços com um colapso económico tenha qualquer hipótese de manter à tona esta parte da economia.


Sem comentários:

Enviar um comentário