domingo, 5 de outubro de 2014

Ucrânia: O Peso Da Rússia II


 
 


Vou focar-me na pressão russa, não sobre pressão militar que é a mais focada/falada na imprensa, mas sim económica. Enquanto muita atenção é dada à tensa trégua existente, o que vai ser decisivo nas tomadas de decisão é a pressão económica que pesa sobre a Ucrânia. E aqui temos alguns factores que não nos podemos esquecer.
 
Pelo o gráfico que coloquei, dá para visualizar a situação global ucraniana, ela é um gráfico descendente tal como as reservas de dinheiro que possui. E este é o grande problema, o dinheiro que a Ucrânia possui, o dinheiro que o país ainda consegue gerar, o dinheiro que consegue manter no seu território, nos seus bancos.
 
A moeda ucraniana tem perdido valor em relação ao dólar, ela está em queda livre, ou seja tudo o que seja importado é mais caro. Ora o país cada vez necessita de mais coisas importadas, porque está mergulhado numa guerra civil e muito do que produzia, está neste momento parado. Menos produção, menos dinheiro, mais desemprego, tudo a contribuir para uma maior fragilidade do país.
 
De todas as fragilidades, vou focar na que considero mais premente, a questão da energia, ou seja o gás.
 
Se até hoje a Ucrânia, se baseou em gás subsidiado russo, a mudança agora para preços de mercado é de todo impossível. Eles podem importar gás de outros produtores? podem, mas precisam de pagar preços de mercado e dinheiro é coisa que não têm e do pouco que têm e como a moeda ucraniana vale cada vez menos, seria necessário massivas quantidade de dinheiro para pagar o gás importado.
 
Podiamos pensar, que podem recorrer às suas reservas de moeda estrangeira, mas aqui entra o gráfico que coloquei, as reservas estão perigosamente baixas ou seja não vão conseguir virar para este lado. Comprando a quem quer que seja, tem ainda uma outra agravante, reflectir os preços de mercado ao mercado doméstico/industrial seria acabar com toda a indústria que ainda subsiste e atirar as pessoas para a miséria, porque não terão dinheiro para nada.
 
Só vejo duas alternativas para a questão do gás, ou negoceiam com os russos ou negoceiam com os europeus, um deles terá que subsidiar o gás, ou seja um deles irá pagar o gás ucraniano. Pelo o comportamento da Europa, estes foram muito activos em apoios democráticos, mas quando chegou a altura de avançar com dinheiro, olham para o lado, prova disso está na proposta da União Europeia para esta questão, os ucranianos que paguem. Algo que nunca conseguiram até hoje...
 
Resta negociar com a Rússia. E aqui começam os problemas, a Rússia encostou a Ucrânia completamente à parede. Retirou a Crimeia, quebrando a territoriedade territorial, parou com o fornecimento de gás, dá apoio aos territórios rebeldes e o Inverno está ai. Os trunfos estão do lado dos russos.
 
Como se isto não bastasse, temos as dívidas do gás, a Rússia reclama em números redondos 5 mil milhões em dívida e para retomar o fornecimento, a dívida tem que ser paga e têm que fazer o pré pagamento do gás que querem comprar.
 
Mas a coisa ainda não fica por aqui, a Rússia no ano passado, fez um empréstimo à Ucrânia de 3 mil milhões e esta dívida tem andado a pairar o país como uma sombra sinistra.
 
Só para a Rússia temos dívidas na ordem dos 8 mil milhões, exigem pré-pagamento do gás pretendido e a preços de mercado.
 
Vamos olhar para a ajuda que já veio do FMI, 1ª tranche 3,2 mil milhões, 2ª tranche de 1,4 mil milhões, isto dá para pagar uns 50% da dívida ucraniana aos russos e o dinheiro do FMI não é para ser usado nesse contexto. Podiamos pensar nos euros e dólares que tanto ao Europa como os EUA têm dado à Ucrânia, mas as quantidades têm sido na ordem de alguns meros milhões, o que não dá nem para a cova de um dente.
 
Portanto, a Ucrânia vai ter que engolir a questão da Crimeia e começar a pensar em dizer sim a qualquer coisa que os russos queiram, ou não haverá gás de todo neste inverno, esta é a realidade, a Ucrânia está completamente nas mãos da Rússia e a Europa é responsável por esta gigantesca confusão.
 
E como a Europa é responsável, se calhar arrisca-se a pagar de uma maneira ou de outra.
Porquê? A Ucrânia pode simplesmente retirar para si o gás que necessita e que está a ser enviado para a Europa. A acontecer isso, a Europa estaria a colher as tempestades que andou a semear. Porque não estou a ver como é que a Europa irá conseguir desbloquear o seu gás, sem que alguém pague a dívida ucraniana.
 
Até o tempo está do lado da Rússia, não será esta que terá pressa em resolver esta questão, a pressa estará na Ucrânia e na Europa.
 
Que venha o Inverno.

Sem comentários:

Enviar um comentário