Nova Plataforma "Berkut", uma das maiores do mundo
Uma vez mais, e enquanto se olha para a Ucrânia, a Rússia avança em gigantescos projectos de fazer dinheiro. Esta plataforma gigantesca, escapa às sanções porque a Exxon Mobil está envolvida no projecto. O que mostra uma das dificuldades em colocar sanções na Rússia. Devido a partilha de projectos como este, com grandes companhias estrangeiras, a influência política desses países, diminui com a perspectiva de perda de lucro, ou mesmo avultados prejuizos.
Vamos dar uma olhadela para este gigantesco projecto. Ele não é só grande. Ele não é apenas partilhado por outras companhias estrangeiras. Esta plataforma está preparada para condições extremas no Àrtico, estando a ser usadas novas técnicas.
E não é só na nesta plataforma que estão a ser usadas novas técnicas. A Rússia está a captar novas técnicas de construção de plataformas deste tipo, está a forçar países a acautelarem os seus investimentos (pouca vontade política em apoiar sanções), portanto novas técnicas políticas.
E o que considero bastante interessante, estão a testar técnicas de captação de mais território. Para onde vai esta plataforma operar? no Mar de Okhotsk. Exactamente na àrea onde a Rússia conseguiu conquistar mais território.
Esta plataforma só foi para o seu destino após a Rússia ter conquistado o seu território. O que me faz pensar que esta foi a técnica que a Rússia usou para obter o que quis. Acenar com muitos lucros a quem iria participar no projecto, de modo a obter na ONU o reconhecimento do território como seu.
"Berkut is specially built to cope with brutal subarctic conditions. Scientists studied the effects of sea ice and it uses a new concrete ice protection belt which is a first, is cheaper and provides better protection. The platform can handle 60-foot waves, the pressure of over six-foot of ice, temperatures as low as minus 47.2 Fahrenheit and a magnitude 9 earthquake."
“The opening of this oil platform marks a significant event, as it is the largest platform in Russia and one of the most technologically advanced drilling platforms in the world,”
A Rússia está a testar novas técnicas, para a grande conquista, o controlo de uma gigantesca zona do Ártico. E está a preparar-se seriamente para isso, desde a abertura de novas bases, patrulha aéreas/marítimas, novos quebra-gelos nucleares, etc.
A situação ucraniana é apenas a ponta do "iceberg" das várias ramificações das actividades da Rússia.
Estamos a assistir a alterações significativas e de longo prazo e que terão impacto a nível planetário.
Sem comentários:
Enviar um comentário