terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pipelines Russos Ganham Velocidade Em Direcção À Europa

Nord Stream já está a ser colocado

São várias as notícias que indicam que importantes desenvolvimentos estão a ocorrer com os dois novos pipelines russos (Nord e South Stream) em direcção à Europa.

South Stream

Turquia - Dá autorização para que o South Stream passe pelas suas àguas territoriais. Com esta autorização resolve o problema da passagem do pipeline por àguas ucranianas, pois este é o país que se quer evitar.

Bulgária - O novo governo arrastou a situação colocando em dúvida a capacidade de poder investir no South Stream e que iria dar uma resposta mais tarde, (a Bulgária é um dos apoiantes do Nabucco), a Rússia ao obter luz verde da Turquia, elimina a Bulgária da equação.

Sérvia - A Gazprom acordou ter um bloco maioritário e o pipeline irá passar pela Sérvia, também foi acordado criar um sistema de armazenamento de gás no pais.

França - Está para breve uma decisão se vão entrar no South Stream, a participarem significará um grande empurrão político ao pipeline.

Nord Stream

A Dinamarca oficialmente dá luz verde à passagem do Nord Stream pelas suas àguas territoriais. Isso já se estava à espera, pois tinha sido acordado este mês a duplicação do envio gás para a Dinamarca, dado que estes também são clientes do Nord Stream.

Apesar da imprensa insistir na questão da fiabilidade da Rússia como fornecedor de energia, o facto é que os actos valem mais que as palavras. A Europa avança para estes novos pipelines, aumentando a sua segurança energética, pois diminui o nº de países trânsito envolvidos. Por outro lado, os países que se envolveram em atritos com a Rússia, estão cada vez mais preocupados, estes novos pipelines ameaçam a sua segurança energética mas este é o preço a pagar pelas opções tomadas.


Fontes:
Russia, Serbia ink South Stream deal
Denmark OKs Nord Stream Pipeline Build Via Baltic Sea
Bulgaria ousted from Russia's South Stream pipe

4 comentários:

  1. Nunca conseguirei perceber como a hostilidade emocional de alguns líderes europeus pode superar toda a razão comprometendo o futuro dos seus países.

    E os mesmos interesses que fizeram estes países tomarem estas opções já nem sequer ditam as leis em Washington (por agora) ou por outras palavras e como uma vez já o afirmei, o tapete foi tirado debaixo dos pés.

    Surpreendente a reviravolta dinamarquesa pois até à pouco creio que eram antagónicos ao North Stream.

    Cumpts
    Manuel Santos

    ResponderEliminar
  2. Penso que os dinamarqueses andavam a ver a situação política da coisa. Os países Bálticos, Polónia, Rep. Checa, Ucrânia e mais uns tantos, têm feito o possível a nível político para inviabilizar o probjecto, mas dado que a Alemanha está envolvida e a França vai entrar, significa que a UE está empenhada neste pipeline e dado que Bush já cá não está a fazer pressão, não há razões para a Dinamarca dizer que não. E ainda por cima é um dos interessados, pois vão também ter acesso ao gás.

    Cumprimentos
    PortugueseMan

    ResponderEliminar
  3. http://www.spiegel.de/international/europe/0,1518,656229,00.html

    Neste artigo até se refere a iminência da Suécia, que até então era uma forte opositora, de aprovar o North Stream.

    Cumpts
    Manuel Santos

    ResponderEliminar
  4. Sim, o Nord Stream está prestes a arrancar em força. O facto destes países estarem a criar resistência é coisa política, porque o pipeline de facto contribui para o aumento da sua segurança energética. Mas isso é dar pontos aos russos e isso é que custa a engolir a muita gente...

    ResponderEliminar