quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Aumenta Cooperação Militar Entre A China E O Brasil

Ministros da defesa Liang Guanglie e Nelson Jobim em Beijing


Apesar das notícias estarem bastantes focadas com a visita de Obama à China, considero estes desenvolvimentos bastante interessantes.

Foi acordado entre ambos os países pelos respectivos ministros da defesa, o aumento da cooperação militar. Essa cooperação abrange àreas como treino de pessoal, formação e cooperação tecnológica.

Oficiais superiores dos três ramos das Forças Armadas vão passar a reunir-se regularmente a partir de 2010 o que parece indicar uma aproximação significativa entre ambos os países em questão militares.

Dado que estamos a falar de dois países BRIC, de dois países de grande dimensão, ambos estão a aumentar o seu poder a vários níveis (incluindo o militar) e estão a estabelecer laços energéticos muito significativos (Brasil como produtor e China como consumidor), este acordo entre ambos parece-me bastante importante.

O Brasil, a par com outros fornecedores energéticos tem estado a aumentar recentemente os seus investimentos na àrea militar, onde por exemplo se aguarda a decisão da compra de novos caças.

Encaro este entendimento entre o Brasil e a China, como algo de muito interessante e que merece acompanhamento no futuro.

Como verão estes acordos outros países, nomeadamente os EUA?

O que significará exactamente este aumento de cooperação militar? Qual o objectivo de ambos?

Esta notícia deve ser acompanhada de uma leitura de um post anterior:
China: Mais Um Passo Dado Para Receber Petróleo Do Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário