segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Espaço: Bush Abriu A Caixa De Pandora



A Administração Bush a meu ver cometeu vários erros e um dos mais graves foi a nova política de militarização do espaço. A nova doutrina que saiu em 2006 implica a militarização no espaço com o objectivo do domínio espacial e negar aos seus adversários o mesmo uso caso ponha em causa a sua supremacia. Isto está explicito no documento que além de toda a polémica gerada, gerou uma reacção por parte de outras nações que se sentem ameaçadas por esta nova doutrina.

Com as recentes declarações de uma alta patente militar chinesa, China terá força aérea com capacidade para operações espaciais, temos a indicação que a bola de neve começou a rolar. Os EUA deram inicio a esta situação e agora penso já não ser possível travá-la. Vão ser colocadas armas no espaço e pelo menos três nações vão investir nisto. Os EUA, a Rússia e a China.

Nos últimos anos tivemos já mostras do que anda a ser feito e merece ser relembrado. A ameaça americana em destruir os satélites europeus Galileo, caso estes sejam usados em conflitos por potências externas, sendo uma das causas do atraso do sistema GPS Europeu, os EUA querem ter controlo do sistema em caso de conflito. É uma situação inaceitável para a Europa, o sistema GPS europeu ao contrário do sistema americana é CIVIL e não MILITAR, o sistema é para ser usado sem interrupções, coisa que não acontece com o único sistema activo hoje. Os EUA reservam-se o direito de bloquear o sistema sempre que entenderem e isso é incompatível com o crescimento do uso do GPS no quotidiano das nossas vidas.

Com a saída do novo tratado em 2006, torna-se claro quem é o principal visado desta política. A China com a aceleração do seu agressivo programa espacial, que se tem notado bastante nos últimos anos.

A China "acusa" a recepção da mensagem americana e em 2007 destroi um satélite, demonstrando a sua capacidade em abater satélites.

Em 2008, os EUA "respondem" abatendo também eles um satélite.

Com isto deitamos por terra os esforços feitos até para não serem colocado armas no espaço e dos acordos para não serem desenvolvidas armas ASAT (armas antí-satélite).

Em 2009 uma outra potência mostra que também ela está preparada para a situação (sempre esteve a par com os EUA, mas havia um acordo entre ambos para não seguir por este caminho, além de um tratado que foi quebrado pelos os EUA, o tratado ABM), com a "colisão" entre um satélite americano e um russo. O satélite russo chocou com o americano e apesar das explicações oficiais e o facto de não ter sido feito muito "barulho" com a situação, o facto é que no programa espacial russo, inclui projectos onde satélites que estão lá em cima têm como função atacar outros.

Portanto podemos dizer que neste momento estas três potências já mostraram às outras que estão preparadas para o caminho que os EUA deram início.

Infelizmente o mundo está a tornar-se cada vez mais perigoso, com o incrementar do uso de armas mais sofisticadas e potentes.

Os EUA abriram as hostilidades no espaço. Quem as irá fechar?


Sem comentários:

Enviar um comentário