sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Suécia e Finlândia: Caminho Livre Para O Nord Stream



Depois do amargo sabor que a Rússia e a Alemanha tiveram com o caso da GM/Opel, vem uma excelente notícia para ambos e também para a Europa, foram quebradas as últimas barreiras para a passagem do Nord Stream.

Com a luz verde destes dois países, todo o percurso do Nord Stream está autorizado e de certeza que vão tentar acelerar ao máximo este processo de modo a haver uma nova via de comunicação energética entre a Europa e a Rússia.

Boa notícia para a Europa, mau sinal para alguns países...

Fontes:
Sweden, Finland okay Russia's Nord Stream pipeline
Baltic states still worry about Nord Stream pipe

3 comentários:

  1. Obrigado pelo apoio à Rússia (pelo menos a mim isso parece um apoio), especialmente nalguns blogues cheios de russófobos. Por sinal, quando vi o blog "Da Rússia" pela primeira vez, para mim foi uma surpresa. Não a posição de autor, mas as palavras de muitos lusófonos, especialmente brasileiros.

    ResponderEliminar
  2. Eu de facto sou da opinião que devem haver boas ligações entre a Europa e a Rússia (e elas existem).

    Mas existem muitas inclinações políticas na Europa e muitos na Europa não vêem com bons olhos o afastar do nosso aliado americano. Este também não quer uma aproximação entre a Europa e a Rússia.

    Existe um combate tanto interno como externo, para que a Europa siga na direcção por alguns pretendida. Esta decisão tem que ser tomada unicamente pelos os Europeus, mas a Europa como um todo ainda está longe da maturidade. Demasiados países que integram a Europa, não pensam em termos europeus, mas sim nos seus interesses ou de países externos.

    Infelizmente a imprensa ocidental está ainda nos tempos da Guerra fria. Tudo o que venha da Rússia tem que ser visto como negativo, como algo a desconfiar.

    É um erro e eu acabo muitas vezes por batalhar por estes conceitos errados e desactualizados.

    A imprensa deve informar e não o contrário.

    ResponderEliminar
  3. Relativamente ao site "Da Rússia", eu não sei se haverá assim tantos leitores que se comportam daquela maneira.

    Tenha em mente, que como se pode colocar posts anónimamente, e existem muitas pessoas que gostam de fazer isto na net, podemos estar a assistir apenas duas ou três pessoas e entre elas parecerem muitas.

    ResponderEliminar