quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Opel: Estão Abertas As Hostilidades Entre Os EUA E A Alemanha



Opel: Berlim considera inaceitável atitude da GM

BERLIM, Alemanha — O ministro alemão da Economia, Rainer Brüderle, afirmou nesta quarta-feira que o "o comportamento da General Motors é absolutamente inaceitável", após a decisão da montadora americana de manter sua filial européia da Opel.

O ministro exigiu que a "General Motors revele mais rapidamente possível os seus planos de reestruturação" da Opel, que tem quatro fábricas na Alemanha. As declarações foram feitas antes de um conselho de ministros que será dedicado em grande parte para este assunto.

Brüderle afirmou que o anúncio da GM era "inaceitável para os seus empregados, faltando apenas oito semanas para o Natal, especialmente após eles concordarem em realizar reduções salariais".

Dado o ambiente econômico "melhorado", uma melhor "saúde financeira" e "a importância da Opel/ Vauxhall" para a sua estratégia internacional, a General Motors anunciou na quarta-feira que decidiu manter a Opel, após meses de negociação com a empresa canadense Magna, associada da russa Sberbank.

Nos últimos meses, a Alemanha exerceu forte pressão para que essa operação fosse realizada, o que permitiria, segundo Berlim, preservar mais empregos.

O governo alemão "vai recuperar o dinheiro do contribuinte", disse o ministro, fazendo referência ao empréstimo de 1,5 bilhões de euros concedido à GM Opel.


link

Como é possível depois das negociações terem chegado onde chegaram e agora a GM decidir que afinal mudou de ideias?

É simples. é o velho problema da guerra fria. O grande interessado, ou o grande vencedor desta venda é a Rússia. A Rússia ao investir na Opel vai importar know-how que considera critico para o desenvolvimento do seu sector automóvel.

E a Rússia obteve um apoio extremamente importante. A Alemanha deu o seu aval para passar a Opel das mãos americanas para as mãos russas e isto foi feito com Merkel que inclusive se "chegou à frente" dizendo explicitamente que queria o consórcio onde os russos participavam.

E não foi só isto que foi acordado. chegou-se a acordo com os empregados, salários seriam congelados e milhares de empregos seriam perdidos, mas a Opel não iria afundar com a GM. A Alemanha meteu dinheiro (1.5 biliões) para manter a Opel a funcionar até entrarem os novos donos. Foi considerada a melhor opção e de repente na fase final da negociação, a GM muda de ideias.

O que a GM quer, ou o que os EUA pretendem é negar passagem de tecnologia de ponta para a Rússia. Mas ao fazerem isto, pisaram o gigante europeu. A Alemanha já tinha decidido o que fazer para salvar a Opel e tratou das coisas.

Isto é uma afronta. Estarão os EUA em condições de entrarem num conflito económico sério com a Alemanha? E se estamos a falar da Alemanha estamos a falar da UE. Esta coisa da Opel pode tornar-se bem mais sério do que aparenta à primeira vista. A Alemanha tem muito músculo para mostrar quando fazem pouco dela.



http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2009/06/01/AR2009060100697.html

Sem comentários:

Enviar um comentário