segunda-feira, 9 de novembro de 2009

China: Mais Um Passo Dado Para Receber Petróleo Do Brasil


Petrobras financia US$ 10 bilhões com banco da China

São Paulo, 4 nov (Lusa) - A Petrobras assinou um contrato de empréstimo no valor de US$ 10 bilhões com o China Development Bank Corporation (CDB), informou nesta quarta-feira a petrolífera brasileira.

No fim do ano passado, a China ofereceu o empréstimo para a Petrobras investir na exploração de grandes reservas, recentemente descobertas no litoral da região Sudeste.

"Este financiamento tornou-se simbólico pelo valor financeiro envolvido e por representar uma nova fase de evolução das relações entre mercados de países em franco desenvolvimento", disse o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, citado num comunicado.

Em troca do empréstimo, a estatal garantirá a exportação de petróleo à China, principalmente o do tipo mais pesado, cujas refinarias locais têm dificuldades no processamento porque são tecnicamente preparadas para o óleo leve.

Após o início da liberação do empréstimo, entrará em vigor também o acordo de longo prazo de exportação de petróleo entre a Petrobras e a Unipec Ásia, subsidiária da chinesa Sinopec, um dos maiores produtores onshore da China.

O acordo incluiu a exportação de 150.000 barris de petróleo por dia para o primeiro ano e de 200.000 barris de petróleo por dia nos nove anos seguintes.

A negociação desse empréstimo foi um dos temas da visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva à China em maio deste ano.


link


Depois de terem assinado um acordo no ano passado, eis agora um avanço concreto com a assinatura para um contrato de 10 Biliões de dólares, de modo a energia fluir para a China.

A China o 2º maior consumidor do planeta, avança velozmente na aquisição de novos fornecedores, porque tem uma "arma" irresistivel. Dinheiro, muito dinheiro. Assiste-se pelos 4 cantos do mundo a empréstimos a quem queira fornecer energia à China. E numa altura de recessão económica mundial, o dinheiro chinês está a fazer maravilhas. Em poucos anos, a China obteve vários fornecedores, muitos deles eram fornecedores americanos e começaram a desviar a sua produção para o Oriente.

Tudo isto é mau, muito mau para o ainda maior consumidor do planeta. 60% da sua energia é importada e vê o seu concorrente directo a obter cada vez mais contratos.

A China deu mais um passo que nega energia aos EUA, onde irão estes obter energia, nos volumes necessários, se mesmo os seus maiores fornecedores estão a virar-se para o Oriente?

Fontes:
Petrobras (PBR) Signs Agreement with Sinopec (SNP)

Sem comentários:

Enviar um comentário