segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Rússia Não Confia No Irão, Central Nuclear Novamente Adiada



Rússia adia entrada em funcionamento de central nuclear no Irão

Moscovo, 16 Nov (Lusa) - O ministro da Energia da Rússia, Serguei Chmatko, anunciou hoje que a central nuclear de Busher, no Irão, não irá entrar em funcionamento até ao fim do ano, devido a razões tecnológicas.

"Esperamos resultados sérios até ao fim do ano, mas a central não entrará em funcionamento", disse Serguei Chmatko, frisando que "a Rússia continua a cumprir os seus compromissos perante o Irão".

Segundo Chmatko, os prazos de construção da central nuclear de Busher são determinados pelas condições tecnológicas e a entrada em funcionamento deve ser ligada à garantia de segurança.


link

Os anos passam e a situação não avança. A Rússia arrasta os pés para a venda do temível sistema S-300 e da central nuclear. Parece estarmos num impasse. Enquanto a Rússia pensar que o Irão quer usar a central nuclear para algo mais do que gerar electricidade, a Rússia não irá nem activar a central, nem fornecer o sistema S-300.


Técnicos russos na central

O Irão tem direito a usar energia nuclear para fins pacíficos, mas dado o país, a região e todos os problemas associados, se quer usar apenas nesse sentido, terá que mostrar um pouco mais de boa vontade.

A solução oferecida para que o abastecimento à central seja preparado num outro país, é uma boa solução e permitiria desbloquear o processo. Com o Brasil também se fez desta maneira, permitiu estabelecer confiança e anos depois passou a controlar autonomamente todo o processo.

Toda esta resistência por parte do Irão e com um presidente demasiado agressivo, implica movimentos cautelosos. Se o Irão estava a contar que a Rússia os iria ajudar a entrar no clube nuclear é melhor pensar de novo. Primeiro terão que mostrar boas intenções quanto ao nuclear.

E não o estão a mostrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário